Notícias de Educação - 08/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Educação infantil, palco de mudanças transformadoras nas ações de sustentabilidade

Atualmente, a sustentabilidade nas escolas passa longe dos concursos de reciclagem de latinhas ou brinquedos construídos com sucata. A Educação Infantil pode ser palco de mudanças transformadoras e inspiradoras na formação da nova geração quando se volta a uma forma de desenvolvimento que não compromete os recursos do planeta e junta a prática ao discurso.

Terra

Dicas

6 cursos de educação para inovar na sala de aula

Adquirir um novo conhecimento nunca é demais, principalmente para quem atua na área de educação. Após uma primeira lista lançada no começo do ano, o Porvir volta a fazer uma seleção de cursos presenciais e online que estão com inscrições abertas neste mês. De novas metodologias a práticas voltadas para a inclusão, as formações são direcionadas a professores que desejam inovar na sala de aula.

Porvir

Gestão

A universidade que quer oferecer uma educação do nível de Harvard pela metade do preço

Todos os anos, dezenas de milhares de estudantes de todo o mundo tentam a sorte em um caminho que, para muitos, parece impossível de ser percorrido: conseguir uma vaga em uma das universidades de maior prestígio dos Estados Unidos e, por extensão, do mundo. São elas: Stanford, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e o seleto grupo Ivy League (que inclui Harvard e Yale). Em média, cada uma recebe quase 38.000 pedidos por curso, e os percentuais de admissão variam entre 4% e 7%. Mas se esses dados servem como prova da qualidade dos cursos oferecidos, há outra universidade que assumiu a liderança. Chama-se Minerva, e esse curso só aceitou 1,2% dos 23.000 alunos que se candidataram a uma vaga, 1.300 a mais do que no MIT. A Minerva, onde estudar custa metade do preço do que nas instituições de ponta mencionadas acima, está revolucionando a oferta universitária dos EUA e pretende demonstrar que uma educação de elite não é sinônimo de educação para os mais ricos.

El País

Inclusão

Lugar de menina é nas ciências exatas e na tecnologia

A desigualdade de gênero afasta as meninas das ciências e para mudar essa realidade, universidades de todo o país investem em programas para atrair as garotas para as áreas de exatas e tecnologia.

R7

Leis e políticas

Governo exigirá cadastro de famílias que optem por ensino domiciliar

A medida provisória a ser enviada ao Congresso Nacional para regulamentar a educação domiciliar no país vai definir ações de acompanhamento e fiscalização dessa modalidade de ensino. Em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que as famílias que optarem pelo ensino domiciliar serão cadastradas, e as crianças vão passar por avaliações periódicas.

Correio Braziliense

EUA: "Escolas não violam a liberdade religiosa ao ofertar aulas sobre o Islã, decide Justiça

No começo do Ensino Médio, Caleigh Wood se recusou a frequentar aulas com a temática “O Mundo Muçulmano”.
Um tribunal federal decidiu recentemente, entretanto, que a oferta das aulas pela escola, que fica no Sul de Maryland, e a necessidade de a aluna frequentá-las, não violou a liberdade de expressão prevista Primeira Emenda à Constituição dos EUA, pois o currículo escolar não priorizava nenhuma religião em particular, tampouco “forçou Caleigh a professar qualquer crença”. O caso é o mais recente de um debate em todo os EUA sobre como se deve ensinar religião em escolas públicas. "

Gazeta do Povo

Proposta distribui salário-educação com base em matrículas

O Projeto de Lei 347/19 determina que os recursos da contribuição ao salário-educação serão distribuídos aos estados e municípios de forma proporcional à quantidade de alunos matriculados na educação básica, apurada em censo escolar do Ministério da Educação.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Educadores poderão receber premiação do Senado por práticas de destaque

Está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) projeto que institui a Medalha de Mérito Educacional Darcy Ribeiro e o Prêmio Eficiência Educacional Florestan Fernandes, que tem como objetivo aprimorar a educação nacional (PRS 12/2019). A proposta está em análise pelo relator.

Senado

Política eleitoral, partidária e afins

EUA: “Tenho cérebro de menina e corpo de menino”: crianças ouvem historinhas sobre trans em escolas

Era uma aula com contação de histórias como qualquer outra. A professora virava a primeira página, exibindo o livro para a turma. “Eu tenho cérebro de menina, mas corpo de menino”, começou a professora. “Isso se chama transgênero. Foi assim que nasci”. 
Graças a uma nova parceria entre duas forças radicalmente progressistas, a National Education Association (NEA) e a Human Rights Campaign (HRC), não há nem como contar quantos alunos norte-americanos dessa faixa etária ouviram essa mesma mensagem em suas classes pelo país. Isso porque segunda-feira (4) foi o Read Across America Day e, pela primeira vez, as maiores organizações extremistas LGBT do país foram os patrocinadores oficiais do evento.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Mulheres são maioria na educação profissional e nos cursos de graduação

As mulheres são maioria nos cursos profissionais da Educação Básica. Dados do Censo Escolar 2018, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram a predominância de alunas em todas as faixas etárias, com exceção dos alunos com mais de 60 anos. A maior diferença observada entre os sexos está na faixa de 40 a 49 anos, em que 60,7% das matrículas são de mulheres. Para o Censo Escolar, educação profissional engloba cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional articulado à EJA ou ao ensino médio; ou cursos técnicos de nível médio nas formas articuladas (integrada ou concomitante) ou subsequente ao ensino médio.

Inep

Avaliação

Paraná terá prova própria para avaliar os alunos a cada dois meses

A partir deste ano, alunos da rede pública do Paraná passarão por uma nova avaliação para medir o grau de aprendizado adquirido nas séries dos ensinos Fundamental e Médio. O teste, chamado Prova Paraná, terá a primeira edição aplicada na próxima quarta-feira (13). Depois, a avaliação deve ser feita com frequência bimestral.

Gazeta do Povo

Opinião

Darwinismo Educacional: Inovar ou Desaparecer!

É fácil perceber que diversas organizações conseguem realizar uma rápida leitura de mundo e se adaptar de forma veloz às recentes e extraordinárias formas de tecnologias. Porém, a grande maioria demora a se transformar. E, nesse universo, estão inseridas as instituições de ensino. Observando apenas estas últimas, é possível encontrar algumas que até tentam sair do convencional e promover algo aderente aos novos tempos. Porém, muitas esbarram no peso e na inércia das grades curriculares, da obrigação de um bom desempenho no Enem, das aprovações nos vestibulares e o pior: na própria resistência dos principais atores desse ecossistema – alunos e professores. E essa resistência às mudanças ocorre sob dois pontos de vista.

Gazeta do Povo

O desafio da Educação nos grandes centros urbanos

É mais difícil conseguir bons resultados em uma rede grande do que em uma rede pequena. O que fazer para superar esses obstáculos?
Gostaria de discutir um outro resultado dessa pesquisa que vem sendo pouco debatido: a questão do tamanho das redes de ensino e sua relação com os resultados educacionais. Dentre as escolas classificadas pela pesquisa como de excelência, a grande maioria se concentrava em cidades pequenas ou médias de até 200 mil habitantes. Praticamente nenhuma escola de grandes centros urbanos como Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte passou nos critérios estabelecidos pela pesquisa.

Nova Escola

Negócios

Ações de empresas de educação caem após Bolsonaro defender Lava Jato no setor

Na lista das principais quedas do Ibovespa nesta quarta-feira, 6, aparecem as ações Kroton ON, com recuo de 2,67%, e Estácio ON, em queda de 2,55% por volta das 15h30. Fora do índice, Ser Educacional ON tinha queda de 1,42% e Anima Educação ON recuava 1,53%. A desvalorização de empresas ligadas ao setor educativo ocorre após o presidente Jair Bolsonaro defender a "Lava Jato da Educação" na segunda-feira, emenda de feriado, em seu perfil do Twitter.

O Estado de São Paulo

Eventos

“Nobel da Educação”: conheça o Global Teacher Prize

Desenvolvido pela Fundação Varkey, o Global Teacher Prize, também conhecido como Prêmio Professor Global, é uma premiação que homenageia os professores que mais contribuíram para a educação no ano anterior.
O prêmio foi criado por Sunny Varkey, presidente da Fundação, após uma pesquisa mostrar que o status da profissão tinha caído nos últimos anos e que os professores estavam sendo pouco valorizados em diversos países, com isso, a premiação busca empoderar docentes e elevar o seu valor na sociedade.

Quero Bolsa

Inep lança conta no Flickr para disponibilização de imagens à Imprensa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta agora com um perfil no Flickr, o Inep_Oficial, para gerenciamento e compartilhamento de imagens, principalmente fotos. O objetivo é facilitar o trabalho de jornalistas que cobrem a área de educação. Todas as fotos têm legenda e nome do fotógrafo e só podem ser divulgadas com informação dos créditos. Com o novo perfil, o Inep expande sua participação em redes sociais e plataformas de conteúdo. Hoje o Inep está no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Medium e Flickr.

Inep

Policiais e jurídicas

Escola Sem Partido divulga modelo de petição para alunos gravarem professores

Em seu site, o movimento “Escola sem Partido” publicou um modelo de petição para que pais solicitem à Justiça autorização para que os estudantes gravem as aulas. A iniciativa é uma das medidas previstas em um novo projeto de lei, o PL 246/2019, protocolado no Congresso pela deputada Beatriz Kicis (PSL-DF), no início deste ano. A justificativa da proposta é permitir a “melhor absorção do conteúdo" por parte dos alunos e "viabilizar o pleno exercício do direito dos pais ou responsáveis de ter ciência do processo pedagógico e avaliar a qualidade dos serviços prestados”. Segundo o ESP, a petição foi publicada “já que o Ministério não faz nada – isto quando não advoga indecentemente para o outro lado”.

Gazeta do Povo

Vereador de Porto Alegre quer restringir educação sexual nas escolas

Gaúcha ZH

Outras do dia

Sede da Secretaria de Educação do DF é interditada por não ter 'condições mínimas de segurança'

Uma decisão judicial mandou interditar a segunda sede da Secretaria de Educação do Distrito Federal, na 607 Norte, devido a riscos na estrutura do prédio. Um laudo pericial atesta que o local “não possui condições mínimas de segurança”. Caso a decisão não seja cumprida, a Justiça Trabalhista estabelece multa de R$ 100 mil por dia.

G1

 

 

Voltar ao calendário