Notícias de Educação - 20/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Quando os memes na internet se tornam recurso pedagógico

No primeiro momento pode soar estranho e desconexo da realidade escolar. Mas sim, a linguagem conhecida como “zoeira sem limites” e os memes na internet passaram a integrar as dinâmicas pedagógicas e o próprio cotidiano da sala de aula.
Discutir as brincadeiras na internet exige estar atento aos riscos que circundam as redes sociais.

Gazeta do Povo

Dicas

6 fatores de sucesso para a transformação digital da educação no Brasil

A transformação digital no Brasil pode conduzir à democratização da educação e nivelar o conhecimento dos estudantes das diversas realidades
A realidade virtual aterrissou no campo da formação para ficar. Cada vez são mais as ferramentas que possibilitam um aprendizado experiencial em ambientes 3D. Novos espaços imersivos onde o usuário adquire as capacidades necessárias para solucionar diferentes desafios formativos. Sem esquecer que a experiência é uma das alternativas mais eficientes para a consolidação de conhecimentos.

Universia

Projetos

Apple dará suporte a programas de educação para combater fake news

A Apple entrará definitivamente na batalha contra as notícias falsas. A gigante de Cupertino anunciou nesta terça-feira (19) que começará a apoiar três iniciativas que encorajam o pensamento crítico, empoderando estudantes para que eles possam se informar melhor.

Canaltech

Gestão

GDF anuncia reforço na segurança de 40 escolas após ameaça de ataque

Diante do recente caso de ameaça em escola, o Executivo adotará medidas para reforçar a segurança nas instituições de ensino públicas do Distrito Federal. As medidas foram discutidas nesta terça-feira (19/3), em reunião

Correio Braziliense

Leis e políticas

MEC prioriza método fônico em projeto para alfabetização

A minuta do decreto da nova Política Nacional de Alfabetização do governo Jair Bolsonaro (PSL) preconiza a adoção de apenas um método de alfabetização, o chamado fônico, e a participação das famílias no processo. O texto, ainda preliminar, não detalha as ações do pacote e como será a implementação.

Folha de São Paulo

Câmara aprova prioridade de matrícula para filhos de mulher vítima de violência

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o Projeto de Lei 8599/17, da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que concede prioridade de matrícula a filhos de mulher que sofre violência doméstica. A matéria será enviada ao Senado.

Câmara

Proposta amplia ProJovem para prever conclusão do ensino médio

O Projeto de Lei 733/19 amplia a abrangência do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) para atender também o ensino médio.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Projeto proíbe cobrança de primeira via de diplomas por universidades e escolas

O Projeto de Lei 761/19 veda a cobrança da primeira via de diplomas e outros documentos acadêmicos por universidades e escolas públicas e privadas.
O projeto de lei será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Avaliação

MEC libera espelhos da redação do Enem 2018

Estudantes podem conferir o que erraram e o que acertaram na prova; Inep divulgou também as notas em todas as provas do Enem dos treineiros
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem ter acesso à correção da redação para fins pedagógicos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) divulgou na manhã desta terça-feira, 19, os espelhos da redação na página do participante do exame.

O Estado de São Paulo

Divulgação das vistas das redações e das notas dos treineiros encerra edição 2018 do Enem

Inep

Opinião

Com arquitetura do medo, escolas viram ambiente tóxico

Instituições públicas parecem presídios, isolam educadores e marginalizam alunos
Apoio psicológico é um pedido incessante dos educadores brasileiros. E eles quase nunca são ouvidos quanto a isso. Nós ignoramos a saúde mental de quem ensina e de quem aprende. Não há política pública sobre isso e o tabu ainda é grande. Afinal, vivemos num país em que a depressão é tratada com estigma, como fraqueza ou falta de fé.

Folha de São Paulo

Escola não é quartel; pobreza não é fatalidade nem doença

A pobreza, no Brasil, é produzida pela enorme concentração de renda, pelos privilégios de uma classe dominante, pela frágil República e pela negação histórica sistemática de construir um Estado democrático e de direitos.
A história da educação brasileira faz parte desse panorama mais geral e não pode ser analisada de forma isolada. No Brasil, a luta pelo direito à educação pública, universal e de qualidade ainda não foi vencida, apesar dos 130 anos da República.

Carta Educação

Ensino Superior

UERJ vive: como a Universidade Estadual se reergueu

Em 2016, o Estado do Rio de Janeiro viu se agravar uma crise político-econômica que o levou à falência.
Mesmo com a volta as aulas da universidade e o clima de tensão mais ameno, sabe-se que a crise do Estado ainda afeta a entidade. O atraso na bolsa permanência dos cotistas ainda é uma realidade, por exemplo.
Entretanto, os alunos abraçam e encaram com otimismo as situações adversas ainda presentes dentro da faculdade. Ainda no primeiro semestre do ano de 2019, o sentimento que fica com os alunos da UERJ é o de superação e progresso.

Terra

Policiais e jurídicas

MPF decide apurar se Ricardo Vélez cometeu improbidade ao enviar carta a escolas

O Ministério Público Federal em Brasília informou nesta terça-feira (19) que vai apurar se o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, cometeu improbidade administrativa.
No mês passado, o ministro enviou uma carta a escolas na qual havia a inscrição "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", slogan da campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro.

G1

 

 

Voltar ao calendário