Notícias de Educação - 21/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa

Confira como a metodologia permite engajar os estudantes e sugestões de ferramentas digitais
A aprendizagem colaborativa é uma maneira efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo com atuação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia permite o desenvolvimento de equipes de trabalho em torno de um problema real, valorização do conhecimento prévio dos alunos, compartilhamento de saberes individuais e coletivos, além da construção do respeito mútuo e da empatia, trabalhando com a liberdade de expressão e visando atingir um consenso.

Nova Escola

Escolas mais tradicionais de SP mesclam métodos de alfabetização

O método fônico, escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) para ser estimulado e induzido nas escolas brasileiras para a alfabetização, não aparece de forma individualizada nem privilegiada nos colégios particulares mais tradicionais e renomados de São Paulo. Há décadas, eles usam uma mescla de métodos e só recorrem ao fônico quando a criança já domina o processo de leitura e escrita, mas ainda tem dúvidas pontuais.

O Estado de São Paulo

Especialistas divergem sobre eficácia do método fônico na alfabetização

Uol

Trauma: que cuidados devemos ter após a tragédia de Suzano

Uma semana após o massacre na Raul Brasil em Suzano, a dor e o choque da tragédia pedem atenção e cuidados. Como lidar com o trauma após um episódio de tamanha violência?
Após uma semana do massacre ocorrido na escola Raul Brasil em Suzano (SP), muito se debateu sobre temas como as possíveis causas de tal episódio de extrema violência e sobre possibilidades de ação após a tragédia.
Segundo o psicanalista e filósofo Robert Stolorow, especialista em trauma emocional, o trauma é constituído em um contexto intersubjetivo no qual a dor emocional intensa não consegue encontrar um lugar para estar.

Nova Escola

Projetos

Criação de livro de poesia trabalha protagonismo dos alunos e mobiliza comunidade escolar

A partir de um sonho pessoal, professora de Goiás trabalha produção de poemas com alunos de ensino fundamental e conquista o apoio de pais e gestores locais

Porvir

Gestão

Sete reflexões para a educação após o ataque à escola em Suzano

Sem apontar uma única explicação, especialistas ouvidos por CartaCapital elencam “reflexões necessárias” para a construção da narrativa, que não deve recair sobre a escola, como culpada pelo ocorrido, mas convocar toda a sociedade a debater as políticas públicas de maneira articulada, e a refletir sobre o sistema educacional, seu modelo e práticas cotidianas.

Carta Capital

'Transferência não educa', diz especialista sobre caso de ameaça no Gisno

A promessa de um atentado contra o Centro Educacional Gisno, na 907 Norte, que mobilizou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros e paralisou as aulas na instituição de ensino, não passou de “uma brincadeira”, de acordo com o relato dos cinco estudantes que, se aproveitando do momento de comoção nacional após o ataque em Suzano (SP), fizeram ameaças a outros alunos e a professores. Como punição, foram transferidos de colégio.

Correio Braziliense

Política partidária

Evangélicos discutem boicotar reunião com ministro da Educação

Deputados da bancada evangélica ameaçam boicotar convite do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para uma reunião nesta quarta-feira, 20, no seu gabinete em Brasília. A ausência foi tratada em conversas no grupo de WhatsApp da Frente Parlamentar Evangélica as quais o Estado teve acesso. A preocupação é de que a presença dos deputados seja interpretada como apoio à permanência de Vélez no cargo e a bancada não quer referendar um nome que não indicou.

O Estado de São Paulo

Bancada evangélica boicota Vélez, visto como 'maçã bichada'

Folha de São Paulo

Ala militar quer ex-reitor da Universidade de Brasília como número 2 do MEC

Para tentar estancar a crise no MEC (Ministério da Educação), a ala militar do governo Jair Bolsonaro (PSL) quer definir a nomeação do cargo número 2 na pasta. A aposta dos militares é o ex-reitor da UnB Ivan Camargo.

Folha de São Paulo

Quem é e o que pensa Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC

Uma das primeiras medidas do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi criar uma Secretaria de Alfabetização. A decisão é compreensível diante dos enormes desafios do país, como vencer o analfabetismo entre adultos, que atinge 11,8 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais, segundo dados do IBGE.
O que causou surpresa foi o nome escolhido para comandar a subpasta: Carlos Francisco de Paula Nadalim.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Aprendizado de português e matemática segue estagnado

Pesquisa do Todos pela Educação, com base nos dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aponta que em 10 anos a aprendizagem em português e matemática segue estagnada no 3º ano do ensino médio. Também mostra que a desigualdade social e econômica permanece um desafio.

R7

Poucos alunos brasileiros aprendem o adequado em português e em matemática

Correio Braziliense

Cai aprendizado de matemática no último ano do ensino médio, aponta levantamento

G1

Avaliação

Inep cria comissão para 'verificar' se questões do Enem têm 'pertinência com a realidade social'

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou uma comissão para fazer uma "leitura transversal" das questões que compõem o Banco Nacional de Itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo, segundo o Inep, é "verificar a sua pertinência com a realidade social". O resultado do trabalho não será divulgado.

G1

Comissão do Enem vai identificar questões com ‘teor ofensivo a tradições’

O Estado de São Paulo

Para membro de comissão do Enem, universidades estão 'contaminadas pelo esquerdismo' e STF é inimigo da família

O Globo

Especialistas temem que revisão de itens do Enem comprometa qualidade e segurança da prova

Terra

Quem são os membros da comissão que vai fiscalizar o conteúdo do Enem

G1

Opinião

Os evangélicos e a educação

Quem está em evidência é fonte de várias controvérsias: cruzadas religiosas com fixação na moralidade sexual conservadora, lideranças agressivas, promotoras de intolerância, práticas políticas reacionárias, fisiológicas e corporativistas, ocupantes de cargos públicos que não só demonstram limitações e despreparo, mas ganham destaque por declarações que são disparates incompatíveis com a função assumida.

Carta Capital

Ensino Superior

USP, Unicamp e Unesp se unem para avaliar indicadores de desempenho e impacto social das universidades

As três universidades estaduais paulistas estão trabalhando em conjunto para desenvolver novas métricas de avaliação de desempenho e impacto social. O objetivo principal é integrar ao debate um número maior de instituições de pesquisa.

Fapesp

Eventos

Fórum Global debate sobre as novas formas de educação para transformar o mundo

"Pessoas que estão mudando o mundo", esse é o tema central do Fórum Global de Educação e Habilidades que acontece de 22 a 24 de março, em Dubai (EAU). O evento reúne os principais líderes do setor público, privado e social do mundo e busca compartilhar, debater e moldar novas formas de educação para transformar o mundo.

Terra

Policiais e jurídicas

PF e CGU cumprem mandados na Seduc para investigar desvio de R$ 1 milhão da merenda escolar no PI

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (20), 12 mandados de busca e apreensão para investigação que envolve desvio de mais de R$ 1 milhão em recursos da merenda escolar pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc). A ação foi batizada de Operação Boca Livre, que ocorre em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).

G1

Reprovado em sistema de cotas ameaça metralhar pessoas na UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) passou por um momento de apreensão na tarde desta quarta-feira (20) após ameaças de um ataque no campus em Belo Horizonte. O clima de tensão veio depois que um suposto candidato a uma vaga na universidade, reprovado no sistema de cotas, enviou mensagens, por e-mail, à instituição, ameaçando "metralhar todos os professores, funcionários e alunos" que fazem parte da comissão de cotas raciais da UFMG, que reprovou a matrícula de 346 pessoas.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Vídeo com menino sendo agredido em escola circula nas redes sociais

Volta a circular pelas redes sociais um vídeo em que é possível ver um estudante sendo agredido por colegas em uma escola. A violência das imagens impressiona e traz à tona a discussão sobre bullying e ciberbullying, uma vez que toda a agressão é filmada.

R7

Ministério Público pede que Google e WhatsApp removam imagens de Momo

O Ministério Público da Bahia notificou o Google e o WhatsApp para que retirem do ar imagens e vídeos de Momo. De acordo com o órgão, as cenas da boneca sinistra estariam sendo usadas por criminosos para incitar jovens e adolescentes a cometerem delitos ou atos contra a própria integridade, incluindo suicídio.

Canaltech

 

 

Voltar ao calendário