Notícias de Educação - 22/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Gestão

Evangélica anunciada como número 2 do MEC é demitida antes de assumir

A educadora evangélica Iolene Lima, que havia sido anunciada como a nova número 2 do Ministério da Educação (MEC) na semana passada, foi demitida nesta sexta-feira. Ela foi comunicada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez de que não fazia mais parte da equipe. Iolene, antes de ser chamada para o cargo de secretária executiva, era diretora de formação da pasta. Ela também não voltará para essa função.

O Estado de São Paulo

SP: Após ataque em Suzano, escolas terão linha direta com a PM

Entre as medidas de seguranças que serão propostas após o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, que terminou com 10 mortos em Suzano na semana passada, a gestão João Doria (PSDB) quer que o coordenador de cada unidade escolar no Estado tenha o telefone direto da polícia local. O objetivo seria priorizar as demandas e agilizar o atendimento em colégios de São Paulo.

R7

SP: Gestão Doria demite 3 por carne de frigorífico interditado na merenda

A gestão do governador João Doria (PSDB) demitiu nesta quinta-feira (21) três funcionários responsáveis pela merenda escolar em São Paulo após a Folha revelar que escolas estaduais receberam carne de frigorífico interditado pelo Ministério da Agricultura.

Folha de São Paulo

Inclusão

Cresce a cada ano o número de crianças atendidas pela educação especial no Brasil

Celebrado em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down busca conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e da inclusão. Hoje, a presença nos colégios regulares de alunos com síndrome de Down não só é uma realidade, como o número de crianças atendidas pela educação especial tem aumentado a cada ano. Os desafios persistem, mas, a cada ano, esse apelo ganha mais força nas escolas.

MEC

MEC cria secretaria voltada para educação de índios e quilombolas

O dia Internacional contra a Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrado nesta quinta-feira, 21, em memória ao chamado Massacre de Shaperville, ocorrido na África do Sul em 1960. Para o Ministério da Educação, a criação da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), cujo objetivo é garantir o acesso de populações indígenas, quilombolas e do campo ao conhecimento e à sua própria história, é medida importante para a promoção de ações de combate ao preconceito.

MEC

Leis e políticas

Em dia internacional, ONU defende educação sobre florestas para preservar recursos naturais

No Dia Internacional das Florestas, lembrado nesta quinta-feira (21), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) defende a educação sobre esses ecossistemas como estratégia para preservar os recursos naturais do planeta. Cerca de 90% de todas as espécies terrestres de seres vivos são encontradas nas florestas, que oferecem não apenas um habitat para a biodiversidade, mas também uma série de serviços ecossistêmicos para os humanos.

ONU BR

Política partidária

Ministro pede fim de manipulação ideológica nas universidades

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, defendeu que as universidades do país não tentem "implantar" ideologias políticas em seus alunos, mas se foquem em ensinar princípios como honestidade, respeito e patriotismo.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

País mantém desde 2011 diferença de aprendizagem entre ricos e pobres

No Brasil, enquanto 83% dos estudantes mais ricos saem da escola pública tendo aprendido o adequado em língua portuguesa ao final do ensino médio, entre os estudantes mais pobres, essa porcentagem é 17%. Em matemática, 63,6% dos alunos mais ricos aprenderam o adequado e apenas 3,1% dos mais pobres saem da escola sabendo o mínimo considerado suficiente na disciplina.

Uol

O status social do professor da Educação Básica é baixo – e isso tem consequências

Pesquisa da UFF-FGV mostra que 35% dos estudantes que concluíram a licenciatura não tinham a intenção de se tornar professores
Um estudo sobre percepções acerca da ocupação de professor tem recebido grande destaque. O trabalho investiga muitas questões importantes, sobre características da ocupação, salários, jornada de trabalho etc. Um de seus resultados mais repercutidos, e que inclusive dá nome ao próprio relatório, é o chamado Global Teacher Status Index (ou Índice Global de Status de Professores), indicador do valor atribuído pelos cidadãos de diferentes países à ocupação docente, expresso numa escala crescente, de 0 a 100. O Brasil ficou na última posição. Professores dos nossos vizinhos latino-americanos, como Argentina (31º lugar), Colômbia (26º), Peru (25º) ou Chile (22º) ostentam patamares mais elevados de status social que seus pares brasileiros.

Nova Escola

Avaliação

MPF pede esclarecimentos ao Inep sobre comissão que vai fiscalizar o conteúdo do Enem

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), enviou nesta quinta-feira (21) ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um ofício pedindo esclarecimentos sobre a comissão criada nesta semana para fazer uma "leitura transversal" das questões que compõem o Banco Nacional de Itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

G1

EAD

Educação a distância cresce e novas modalidades são oferecidas no estado

A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Uma pesquisa divulgada em 2018 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte das instituições de ensino superior particular do país - mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

Diário de Pernambuco

Opinião

Guerras de alfabetização

Da tresloucada história do hino nacional ao recém-anunciado comitê pela pureza ideológica do Enem, as iniciativas do MEC sob o governo Bolsonaro foram um desastre. Mas, como até um relógio (analógico) parado fica certo duas vezes por dia, sinto-me no dever de elogiar a proposta do ministério de priorizar o método fônico na alfabetização de crianças.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Professor chama Bolsonaro de “nazista” e faz campanha contra a reforma da Previdência

Um professor de História do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte utilizou uma das suas classes para fazer campanha contra a reforma da Previdência e propaganda para uma paralisação marcada para esta sexta-feira (22). A ação, que contou com a distribuição de panfletos de organizações de esquerda, foi gravada por um estudante de ensino médio em sala de aula

Gazeta do Povo

Escola é questionada sobre professor trans e resposta repercute

Uma escola de educação infantil de Salvador, na Bahia, publicou um trecho de uma conversa entre a instituição de ensino e outra pessoa que não é identificada.
"Não que eu concorde, mas você não acha que isso pode ter diminuído o número de matrículas de vocês?", sugere (uma pesoa). A resposta da escola, depois de publicada nas redes, chamou atenção: "Quem acha que uma pessoa trans, apenas por ser trans, não pode educar seu filho não merece a nossa escola".

Uol

 

 

Voltar ao calendário