Notícias de Educação - 29/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como usar vídeo para melhorar a aprendizagem

Entenda como documentários, filmes e notícias podem ser adotados de maneira criativa e trazer novos pontos de vista para suas aulas
Professores sempre tentam achar maneiras de mostrar mais e falar menos quando apresentam aos alunos novas informações, conceitos e habilidades.
Quem está em início de carreira muitas vezes enfrenta dificuldade para encontrar maneiras para cumprir essa tarefa. Os vídeos podem ser uma ótima ferramenta, mas é preciso estar atento à frequência com que o recurso é usado.

Porvir

Dicas

Novos aplicativos promovem a educação financeira

De cada cem brasileiros, 56 não têm poupança nem reserva financeira para a velhice, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Ao mesmo tempo, dois terços da população têm acesso à internet e, destes, 97% navegam pelo telefone celular, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma desses dois fatores tem levado ao aumento da demanda por tecnologias móveis de apoio à educação financeira.

Valor

Como aprender um novo idioma com uma hora de estudo por dia

Aprender um novo idioma é uma ideia por si só assustadora. Milhares de palavras desconhecidas, uma estrutura gramatical completamente diferente e a grande chance de passar por algum constrangimento são suficientes para intimidar muitos de nós. Com uma vida profissional agitada, encontrar tempo para se comprometer a estudar uma nova língua também pode ser um desafio.
Mas os especialistas concordam que é perfeitamente possível fazer um progresso significativo com apenas uma hora de estudo por dia.

BBC

Gestão

Bolsonaro diz que Vélez é 'novo no assunto' e que ministro 'não tem tato político'

Um dia depois de afirmar que "tem coisas a resolver" no Ministério da Educação, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o titular da pasta, Ricardo Vélez, é "novo no assunto" e "não tem tato político".

Folha de São Paulo

Bolsonaro vai conversar com Vélez para 'tomar decisões'

Terra

Ministro da Educação está garantido no cargo até a próxima quarta

Correio Braziliense

Não vou ameaçar nenhum ministro publicamente, diz Bolsonaro sobre Vélez

Uol

Bolsonaro é questionado duas vezes sobre permanência do ministro da Educação e fica calado

G1

Vélez retoma presença olavista no MEC, e ala militar busca reconquistar espaço

Em busca de se manter no cargo, o ministro Ricardo Vélez Rodriguez reforçou a presença do grupo mais ideológico em seu gabinete. Nomeou nesta quinta-feira (28) como assessores o economista Murilo Resende, aluno do escritor Olavo de Carvalho, e o professor Ricardo Costa, que mantém trânsito com olavistas.

Folha de São Paulo

Bolsonaro nomeia militar para cargo de número 2 do MEC

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta sexta-feira um militar para número 2 do Ministério da Educação (MEC). O cargo de secretário executivo estava vago desde o dia 13. Quem vai assumir agora é o tenente brigadeiro Ricardo Machado Vieira, que foi do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa e chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

O Estado de São Paulo

Apontada como prioridade por Bolsonaro, educação básica está acéfala no MEC

O Globo

Secretários estaduais cobram do MEC foco em demandas urgentes para a educação

Os secretários de Educação dos estados brasileiros e do Distrito Federal divulgaram, nesta semana, uma nota pública com "as pautas e demandas consideradas como de máxima relevância e urgência" para a área de educação (veja lista abaixo). Segundo os secretários, a divulgação pública foi uma consequência do que eles consideram falta de articulação e comunicação dentro do Ministério da Educação.

G1

“A gente está vendo a corrosão geral das políticas estabelecidas no MEC”

El País

Comissão de Educação recebe sugestões para fiscalizar políticas públicas

Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) têm até o dia 4 de abril para apresentar sugestões de políticas públicas do Poder Executivo a serem avaliadas pelo colegiado em 2019. Os senadores devem acompanhar três ações de governo: uma para cada área de atuação da CE.

Senado

Inclusão

CE: Número de alunos da rede pública aprovados para ensino superior cresce quase 20%

A quantidade de estudantes da rede pública cearense aprovados para ingressar em instituições de ensino superior públicas e particulares cresceu 19,59% de 2017 para 2018. No ano passado, 20.207 alunos alcançaram uma vaga de graduação, enquanto no ano anterior o número foi de 16.897.

O Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Definido o cronograma do Censo Escolar 2019

O cronograma do Censo Escolar 2019 já está definido. O período para coleta, digitação e exportação dos dados da Matrícula Inicial será de 29 de maio a 31 de julho. A etapa é uma atribuição dos diretores ou responsáveis pela escola, e dos gestores das redes de ensino. Após a divulgação dos dados preliminares, o sistema Educacenso será reaberto para conferência e correção das informações prestadas. Todas as datas e os prazos do levantamento estatístico realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram divulgados na Portaria nº 249, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de março.

Inep

Ministério da Educação divulga dados da educação profissional

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 28, a atualização da Plataforma Nilo Peçanha, ambiente virtual de coleta, validação e disseminação dos dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados, referentes a 2018, mostram que foram feitas 964.593 matrículas em 11.159 cursos distribuídos em 647 instituições de todo o país.

MEC

Avaliação

Cargos vagos e confusão no MEC podem atrasar cronograma do Enem

A confusão no Ministério da Educação (MEC) está inviabilizando até a polêmica comissão criada para analisar as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso pode atrasar todo o cronograma do maior vestibular do País.

O Estado de São Paulo

Opinião

Como ser um professor investigador?

Professor investigador é um termo que tem sido usado para designar o professor, coordenador ou diretor que investiga a sua própria prática. O educador, imbuído do caráter investigador, é capaz de sistematizar informações que irão traduzir a eficiência de suas dinâmicas e lhe dar critérios para melhorar suas ações de acordo com os objetivos de ensino. A investigação não se refere a uma pesquisa acadêmica ou científica. Mas como fazer isso de forma prática?

Nova Escola

Ensino Superior

Universidades federais se preparam para cortar 13.700 cargos e gratificações

Até a divulgação do decreto 9725/2019 de 12 de março, o governo federal gerenciava aproximadamente 100 mil cargos de comissão e em funções de confiança. Esse número vai cair consideravelmente nos próximos meses, na medida em que for colocado em prática o texto que determina o enxugamento de 21 mil postos. Deste total, 13.700 cargos estão em universidades federais. As instituições agora se preparam para fazer esses cortes. Mas quais cargos foram cortados, e que economia eles representam?

Gazeta do Povo

Eventos

Especialistas pedem psicólogos nas escolas para garantir segurança

Deputados e especialistas pediram presença de psicólogos, e não de armas, nas escolas, para garantir a segurança de alunos e professores, em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (28).

Câmara

Policiais e jurídicas

Como Suzano inspirou ameaças de ataques em todo o Brasil

As ameaças de possíveis reproduções do massacre de Suzano pelo País chamaram a atenção e levantaram a questão de por que um crime tão repugnante como esse pode influenciar outros jovens.
Episódios como esse também jogam luz sobre cenários de exaustão emocional. Angústia, dor, sofrimento, ansiedade, choque, indignação, desamparo. As tragédias revelam sintomas de uma sociedade adoecida.

HuffPost

 

 

Voltar ao calendário