Notícias de Educação - 04/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como educar uma geração digital com tanta dificuldade para se concentrar?

O desenvolvimento inicial do cérebro é um assunto complexo, mas, nos últimos anos, pesquisadores em todo o mundo manifestaram preocupações sobre o impacto que smartphones e o hábito de consumir diferentes mídias simultaneamente podem ter sobre a capacidade de concentração.
"Estamos mudando a forma como crianças pensam e como seus cérebros se desenvolvem."
Enquanto alguns educadores estão adotando a tecnologia em sala de aula, vários estudos mostraram que salas de aula tradicionais podem ter mais sucesso.

BBC

Gestão

MEC vai retomar programa de apoio para implementação de Base Curricular

O MEC (Ministério da Educação) vai retomar programa de apoio federal às redes de ensino para a implementação da Base Nacional Comum Curricular. A falta de definição do governo Jair Bolsonaro (PSL) sobre o tema preocupava secretários municipais e estaduais de Educação. O anúncio deve ocorrer nesta quinta-feira (4).

Folha de São Paulo

Sem experiência e contra Lei da Palmada, olavista ganha cargo no MEC

Um filósofo sem formação em educação, ligado a Olavo de Carvalho e contra a Lei da Palmada foi nomeado para ocupar um cargo no Ministério da Educação. Fábio Salgado de Carvalho, 33, que até novembro do ano passado, estava desempregado e pedia doações em seu blog pessoal, foi nomeado hoje para o cargo de assessor técnico da Secretaria de Alfabetização do ministério.

Uol

Mais mudanças mostram enfraquecimento de Vélez; um de seus principais assessores é demitido

O Estado de São Paulo

Educação Infantil do Rio tem déficit de 307 professores

Em meio ao caos que tomou a Prefeitura do Rio de Janeiro, mais precisamente o prefeito Marcelo Crivella, a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores aponta um déficit de 307 professores na Educação Infantil da rede municipal de ensino.

O Dia

Profissionais da Educação

AM: Sindicato da educação ameaça estado de greve para a próxima semana

Após paralisação ocorrida nesta terça-feira (2), os profissionais da educação decidiram recusar novamente a proposta de reajuste feita pelo governo do Estado, no qual oferece 3,93%, e devem decidir pela instauração do estado de greve da categoria, na próxima terça-feira (9), em assembleia geral.

D24am

Inclusão

Rede estadual de Educação de SP possui quase 12 mil alunos nascidos fora do Brasil

Entre os 3,5 milhões de alunos matriculados na rede estadual de São Paulo, 11.905 são estrangeiros. O maior grupo é de bolivianos (5.022), seguido por japoneses (1.307), haitianos (998), angolanos (594) e paraguaios (433). R3

 

Leis e políticas

Professores aprenderão noções básicas de primeiros socorros

Professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, terão que aprender noções básicas de primeiros socorros. É o que determina a lei 13.722, denominada Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018. Com prazo de 180 dias para começar a vigorar, a lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.

MEC

Lei começa a valer: escolas devem treinar professores em primeiros socorros

Correio Braziliense

Reduto de esquerda? O que é e o que faz o Conselho Nacional de Educação

Quem é responsável pela educação brasileira? A resposta mais óbvia é esta: o Ministério da Educação, em missão compartilhada com governos estaduais e prefeituras. Mas existe outro ator, menos conhecido, que exerce um papel central na formação de políticas públicas nessa área: o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Gazeta do Povo

Guedes: gasto com aposentadoria é 10 vezes maior do que com educação

O Brasil gasta dez vezes mais com aposentadorias do que com educação, disse hoje (3) o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao iniciar sua fala na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Em audiência para discutir a reforma da Previdência, ele disse que o sistema de repartição (onde os trabalhadores da ativa financiam os aposentados) está fadado ao fracasso.

EBC

MP do homeschooling chegará ao Congresso nos próximos dias, diz Damares

O governo deve encaminhar nos próximos dias Medida Provisória (MP) que regulamenta o ensino domiciliar, prometeu a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, nesta terça-feira (2), no lançamento da “Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling”. Em janeiro, o governo prometeu regulamentar a prática do ensino em casa em 100 dias.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Em novo ranking, universidade bem classificada é diversa e acolhedora

Avaliações de universidades, em geral, consideram que boas escolas produzem pesquisa científica robusta, recebem alunos internacionais e têm muitas patentes e prêmios. Para uma nova classificação lançada nesta quarta (3), no entanto, instituições de excelência são aquelas que promovem igualdade de gênero e redução de pobreza.
A listagem inédita recebeu o nome de “ranking de impacto das universidades”. Foi lançada pelo THE (Times Higher Education)

Folha de São Paulo

Avaliação

Avaliação de alfabetização em 2019 deve ser feita apenas em algumas escolas

Depois de suspender a avaliação de alfabetização e recuar da decisão, o governo Jair Bolsonaro (PSL) pretende aplicar a prova deste ano apenas de forma amostral. Ao invés de buscar avaliar todos os alunos nessa etapa, o MEC (Ministério da Educação) irá aplicar a prova a um conjunto de escolas.

Gazeta do Povo

MPF pede novos esclarecimentos ao INEP sobre comissão de análise do ENEM

O Ministério Público Federal, considerou insuficientes as informações prestadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acerca da comissão instituída pelo órgão para avaliar o conteúdo das questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta quarta-feira (3/4), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), solicitou à pasta novos esclarecimentos sobre o tema.

Correio Braziliense

EAD

Aposta do governo para EAD, Univesp tem alta evasão e só forma 174 alunos

Universidade Virtual do Estado de São Paulo teria 4 mil graduados se não houvesse desistências. Depois de número de vagas abertas nos vestibulares aumentar mais de 1.000% nos últimos quatro anos, governo paulista anuncia redução da oferta

Terra

Opinião

Por que defender educação em tempo integral no ensino médio

O caso de Pernambuco é exemplar: estado tem conseguido melhorar significativamente seus indicadores nos últimos anos
Em meio à paralisia do Ministério da Educação e os debates sobre quais os projetos prioritários da pasta neste início de 2019, vale redirecionar a atenção para as políticas públicas sendo implementadas no nível estadual e que já apresentam resultados positivos na qualidade do ensino.

Nexo

As novas formas da educação

Como será a escola do futuro? De que maneira a tecnologia será usada em sala de aula? Quais aptidões serão exigidas pelo mercado de trabalho? Esses e muitos outros questionamentos fazem parte das reflexões de pais, professores e, obviamente, empreendedores e empreendedoras. O que pessoas que atuam no ramo da educação estão criando para atender estudantes que sempre tiveram contato com a tecnologia, os chamados nativos digitais?

Jornal do Comércio

A história maltratada aumenta risco do Extremistão

Os conservadores brasileiros deveriam voltar aos livros e reviver o respeito aos fatos
Perdemos qualquer vestígio de rigor histórico nas discussões públicas no Brasil. Sabemos o quão atrasados estamos em português e matemáticas graças às avaliações padronizadas (viva a ciência e os estatísticos do Inep, responsáveis por montar essa engrenagem que nos tirou da escuridão). Em história, ainda não temos exames. Porém, talvez nem precise, neste momento.
Temos um cheiro do nosso analfabetismo histórico pela facilidade com que absurdos ganham ares de conhecimento científico.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

FNDE estabelece prazo para renegociação de contratos do Fies fechados até o 2º semestre de 2017

Estudantes que fizeram o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o 2º semestre de 2017 terão até julho deste ano para entrar com pedido de renegociação da dívida. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (3).

G1

Estudante inadimplente com Fies pode pedir renegociação da dívida

R7

Evasão de alunos em cursos sobe pelo 3º ano seguido e Unicamp planeja ações para reduzir índice

A evasão de alunos em cursos de graduação da Unicamp aumentou pelo terceiro ano seguido em 2018, segundo dados fornecidos pela universidade ao G1 por meio da Lei de Acesso à Informação. O total chega a 1.355, o maior número registrado na série desde 2009, e as carreiras que mais tiveram saídas de alunos no período foram ciências sociais, licenciatura em matemática e física.

G1

Polêmicas

Ministro diz que não houve golpe em 1964 e que livros didáticos vão mudar

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que serão feitas mudanças no conteúdo dos livros didáticos do país no que diz respeito ao golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu durante 21 anos.
Para o ministro, não houve golpe, e o regime militar não foi uma ditadura.

Folha de São Paulo

Ministro da Educação quer revisão dos livros didáticos de História sobre o golpe e a ditadura militar

Extra

Ministro promete mudar livros didáticos por “visão mais ampla” da ditadura

El País

Ministro da Educação quer que livros didáticos neguem golpe militar de 1964

iG

Artigo: Em nome da memória, da verdade e da justiça

Carta Educação

MEC cancela viagem de olavistas para Paris em novo episódio da crise na educação

O Ministério da Educação (MEC) cancelou a viagem a Paris de três assessores ligados ao escritor Olavo de Carvalho. O Estado divulgou na edição desta terça-feira, 2, que uma decisão anterior do MEC de bancar os custos de passagens e diárias da equipe, entre os dias 6 e 14 deste mês na capital francesa, causou incômodo no governo.

Terra

 

 

Voltar ao calendário