Notícias de Educação - 05/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Associação dos EUA aponta 5 tendências para a educação em 2019

O mais recente estudo da COSN, uma associação que representa gestores escolares dos Estados Unidos, aponta cinco tendências para a educação em 2019. Estudantes como criadores, práticas baseadas em dados, personalização do ensino, design thinking e desenvolvimento de lideranças são vistos como maiores pontos de atenção de atores na educação.

Porvir

A educação moral e cívica no Brasil, segundo este pesquisador

Ministério promete retomada da disciplina nas escolas.
A ideia de incluir a disciplina nos currículos sempre aparece em momentos de tensão na sociedade. Mesmo que o governo de Jair Bolsonaro consiga reintroduzi-la nas escolas brasileiras, ela será rapidamente abandonada.

Nexo

Projetos

Unesp cria kit educativo para ajudar no ensino de genética nas escolas

Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp) em Botucatu, em parceria com estudantes de Ensino Médio do Colégio Embraer – Casemiro Montenegro Filho, desenvolveram um kit educativo para auxiliar o ensino de genética nas escolas.

Fapesp

Com atividades de autoconhecimento, professora ensina Libras no ensino superior

Do planejamento à avaliação do trabalho, veja como professora ensina a Língua Brasileira de Sinais para alunos de psicologia, educação física, direito e engenharia civil

Porvir

Gestão

Número de exonerações no MEC chega a 18 em pouco mais de três meses

A crise no Ministério da Educação teve, ontem, mais um capítulo. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, exonerou Bruno Garschagen, assessor especial do comandante da pasta, Ricardo Vélez Rodríguez; e Josie Pereira, chefe de gabinete. As demissões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Em pouco mais de três meses, o número de exonerações chega a 18.

Correio Braziliense

Assessor de comunicação do MEC é demitido e chefe de gabinete é trocado por militar

Gazeta do Povo

Ministério Público no TCU quer apuração de efeitos de crise no MEC

Folha de São Paulo

Escolas cívico-militares serão implantadas sob demanda

Mudar a nação por meio da educação é a missão e a responsabilidade da Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares (Secim). O órgão do Ministério da Educação, criado com o Decreto Federal 9.665, de 2 de janeiro de 2019, tem como objetivo democratizar o ensino de qualidade oferecido pelas escolas militares do Brasil. Segundo a subsecretária da Secim, Márcia Amarílio, o novo modelo será instalado sob demanda e pretende resgatar a disciplina e a organização, principalmente nas escolas públicas de maior vulnerabilidade social.

MEC

“Represento um novo modelo de seleção de secretários de Educação nesse país”

Fátima Gavioli faz parte de um grupo seleto de gestores estaduais que passaram por um processo seletivo que ignora as indicações políticas. Nesta entrevista, a secretária de Educação de Goiás fala sobre seus planos
Não é a primeira vez que Fátima assume uma secretaria estadual de Educação. Entre 2014 e 2018, ela ocupou o cargo de secretária em Rondônia. Recebeu convites para o mesmo cargo em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ela optou por Goiás por uma questão de logística, já que a família continua morando no seu antigo estado.

Nova Escola

Profissionais da Educação

Mesmo em crise, estados pagam acima do piso para professores

Instituído pela Lei 11.738 de 2008, o cumprimento do piso salarial nacional dos professores já é realidade na maior parte dos governos estaduais. Mesmo com a maioria mergulhada em crise financeira nos últimos quatro anos, muitos estados priorizaram os vencimentos dos docentes. É o que mostra o levantamento realizado pela Gazeta do Povo. Mesmo assim, os salários dos professores ainda estão muito longe de serem atraentes.

Gazeta do Povo

Professores podem fazer greve nacional se reforma da Previdência passar na CCJ

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo Filho, anunciou nesta quinta-feira (4) que a entidade prepara uma greve nacional dos professores para 15 de maio caso a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19) seja aceita pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. A CCJ deve votar a admissibilidade da PEC 6/19 até o próximo dia 17.

Câmara

Governo de Goiás diz que Fundeb não é suficiente para pagar folha da Educação

Em nota, o Governo do Estado de Goiás disse que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não são suficientes para pagar folha da Educação. Segundo a gestão, isso não seria possível mesmo considerando apenas servidores ativos.
Há de se lembrar que desde quarta-feira, 3, os servidores da Educação estão em greve. As reivindicações são o pagamento integral da folha de dezembro, de março e, ainda, retroativo de fevereiro do auxílio alimentação e piso do magistério.

Opção

Leis e políticas

"A educação se tornou uma indústria. Isso tem se mostrado um fracasso"

Um dos maiores problemas atuais é que, há cerca de 20 anos ou mais, a educação se tornou uma questão política em muitos países. Políticos de todos os matizes colocaram o foco em padronização e avaliação, construindo a ideia da educação como um processo industrial, no qual você pode elevar a qualidade testando as pessoas de tempos em tempos. Isso se tornou uma indústria multibilionária. Muito do esforço é centrado em colocar os alunos na universidade para obterem seus diplomas e, de muitas maneiras, isso tem se mostrado um fracasso completo.

Zero Hora

MEC estuda priorizar a alfabetização no 1º, e não mais até o 2º ano do ensino fundamental

O Ministério da Educação (MEC) estuda "priorizar" a alfabetização das crianças já no primeiro ano do ensino fundamental e não mais ao longo dos dois primeiros anos. A nova idade-alvo foi incluída em um rascunho da nova Política Nacional de Alfabetização que, segundo fontes, foi enviado há mais de um mês à Casa Civil.

G1

Coordenador do MEC analisa o grande debate sobre os métodos de alfabetização

MEC

Avaliação

Comissão que avalia 'pertinência' de questões do Enem conclui trabalho e não divulga resultado; MPF pede esclarecimentos

A comissão criada em março para fazer uma "leitura transversal" das questões que compõem o Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e "verificar a pertinência com a realidade social" concluiu o trabalho dentro do prazo estabelecido, mas o resultado dos esforços não será divulgado devido "ao caráter sigiloso" do banco, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

G1

Opinião

Homeschooling não é solução, é distração

Educar um filho é a tarefa mais importante na vida dos pais. No entanto, assumir a responsabilidade de ensiná-lo pessoalmente conteúdos e métodos de aprendizado nem sempre é a melhor ideia. Quando a figura do pai se mistura com a do educador e os ambientes escolar e familiar se fundem, o contraponto entre duas realidades distintas, fundamental para a construção da nossa personalidade, não acontece. Mesmo assim, hoje, olhando à minha volta, vejo amigos meus, inclusive alguns muito esclarecidos, querendo se aventurar nessa prática.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC diz que falha técnica do Fies foi resolvida e prorroga o prazo para conclusão da matrícula para 12 de abril

O Ministério da Educação prorrogou, nesta quinta-feira (4), o prazo para os estudantes já selecionados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na modalidade Fies, validarem sua inscrição junto às faculdades e universidades privadas. O MEC também disse que "foi solucionado o problema que impedia a troca de informações com o agente financeiro e, consequentemente, a contratação do financiamento com a instituição bancária".

G1

Eventos

Vélez não aparece em primeira agenda positiva do MEC

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, faltou à primeira agenda positiva da pasta desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Em evento hoje reservado a secretários estaduais e municipais de educação, o ministério anunciou R$ 30 milhões para programas de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A divulgação foi feita pelo novo secretário executivo brigadeio Ricardo Machado Vieira.

O Estado de São Paulo

Policiais e jurídicas

Inep e gráfica que imprimia Enem e faliu são suspeitos de direcionar licitações

A gráfica RR Donnelley, que decretou falência nesta semana, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) são suspeitos de irregularidades que teriam ajudado a empresa a ser a única a imprimir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante dez anos. Segundo as denúncias, funcionários do Inep operavam o direcionamento da licitação a pedido de representantes da RR Donnelley. Os contratos anuais são de mais de R$ 120 milhões.

O Estado de São Paulo

Polêmicas

Defesa de 64 irrita militares, que pedem saída de Vélez do MEC

Cúpula fardada concorda com tese de que história é contada de forma parcial, mas acha desgaste inútil

Integrantes da ativa e do núcleo militar do governo Jair Bolsonaro acreditam que a afirmação feita na quarta (3) pelo ministro Ricardo Vélez sobre a narrativa histórica do golpe é apenas uma tentativa dele para manter-se no cargo. Eles farão chegar ao presidente Jair Bolsonaro que a paciência com o ministro acabou.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Governo da Irlanda busca reduzir participação da Igreja Católica na educação

Pais de família e escolas católicas perto de Dublin expressaram sua oposição ao plano do Departamento de Educação, que pretende retirar a Igreja Católica de uma escola que está sob sua supervisão; a medida é parte do esforço do governo para reduzir o papel da Igreja na educação na Irlanda.
Atualmente, a Igreja Católica administra mais de 90% das escolas na Irlanda e recebe fundos do governo para fazê-lo.

ACIdigital

Estudantes protestam nos EUA contra racismo e desigualdade social

Um vídeo com conteúdo racista em uma escola particular em Nova York e ameaças online de violência contra estudantes negros e hispânicos em Charlottesville, Virgínia, provocaram fortes reações dos estudantes nos Estados Unidos. Esses incidentes recentes levaram a protestos que chamaram a atenção para a conexão entre casos de racismo em ambientes educacionais e a estrutura da própria sociedade americana.

Porvir

 

 

Voltar ao calendário