Notícias de Educação - 08/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

MEC estabelece referenciais para formulação dos itinerários formativos do ensino médio

Documento deverá nortear os currículos escolares que serão elaborados pelos estados.
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu os referenciais para a elaboração dos itinerários formativos do ensino médio, que são um conjunto de atividades e de conhecimentos que vão compor o conteúdo dado aos estudantes nesta etapa da educação. O documento deverá nortear os currículos escolares que serão elaborados pelos estados.

G1

5 formas que o big data transforma a educação

O uso de big data no setor da educação oferece oportunidades sem precedentes para os educadores, dando-lhes uma compreensão mais profunda do processo educacional dos alunos. Escolas, universidades, faculdades e instituições educacionais costumam armazenar grandes quantidades de dados relacionados a alunos e professores. Esses dados podem ser analisados para obter insights, melhorando a eficiência das instituições educacionais.

CIO

Como estimular as crianças no processo de aquisição da fala

Alguns fatores podem prejudicar a aquisição da linguagem e professores e familiares devem estar atentos a eles.
Mas qual é o papel dos educadores nesse processo e como eles podem ajudar a turma nessa etapa do desenvolvimento? Com a colaboração de Ana Teresa Gavião e de Christiane Benevides, elaboramos dicas do que pode ou não ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

Nova Escola

Salman Khan defende o uso de tecnologias gratuitas para revolucionar a educação

O criador da Khan Academy lembra que, diante de tecnologias como inteligência artificial, grandes parcelas das sociedades precisam se preparar melhor
A educação no Brasil pode ser melhorada com uso de tecnologia disponível, gratuita e de qualidade, de acordo com criador da Khan Academy, Salman Khan.

Época Negócios

Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021.

Hoje em Dia

Dicas

6 livros para ampliar a visão sobre crianças com deficiência

As obras constroem narrativas que colocam como protagonistas as pessoas com deficiência e ressaltam suas múltiplas potências
A inclusão das crianças com deficiência passa por compreender que não são elas que têm “dificuldades”, mas que falta nas ruas, instituições e na sociedade como um todo os recursos necessários para abarcar quaisquer diferenças, e possibilitar que todos possam se desenvolver integralmente.

Porvir

Projetos

Interesse pelo jogo de xadrez em escola rural do Paraná faz melhorar desempenho de alunos

A iniciativa, que há oito anos envolve os estudantes da escola, motivando-os para os desafios do jogo de tabuleiro, teve pouca integração no início, inclusive com outras escolas e projetos da região. Mas o gosto pela prática foi tanto que o jogo passou a ser praticado pelos alunos até nos finais de semana. “Como nos saímos bem nos primeiros Jogos Escolares, em 2011, começamos a treinar nos domingos, fazer encontros, promover lanches”,

MEC

Gestão

Bolsonaro sinaliza que poderá demitir Vélez do MEC na próxima semana

"Segunda-feira vai ser o dia do 'fico ou não fico'", disse o presidente na manhã desta sexta em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
Bolsonaro também declarou à imprensa que "está bastante claro que não está dando certo" o trabalho de Vélez no Ministério da Educação. Segundo ele, "está faltando na gestão" da pasta.

G1

Vélez diz que não falou com Bolsonaro e que não vai entregar o cargo de ministro da Educação

G1

Políticos, militares e olavistas disputam indicação para o MEC

Folha de são Paulo

Mendonça Filho e Izalci Lucas são cotados para Ministério da Educação

IstoÉ

Olavistas tentam emplacar substituto de Ricardo Vélez no Ministério da Educação

Folha de São Paulo

Olavo de Carvalho sobre possível demissão de Vélez: “não vou me lamentar”

Gazeta do Povo

Quase demitido, Vélez é criticado por Olavo de Carvalho

Terra

Educação entrou no 'racha geral da política', diz Barroso

Terra

Governo cogita nomear político para substituir Vélez na Educação

Valor

Presidente precisa dar paz e autonomia para MEC funcionar, diz Mozart Neves

Uol

Com disputas no MEC, recursos para educação ficam na gaveta

O Tempo

Após medidas ideológicas, Vélez defende gestão técnica a empresários

"Temos que nos alicerçar para tomada de decisões numa perspectiva técnica, científica e não diretamente ideológica", disse o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez nesta sexta-feira (5) durante uma palestra a empresários

Folha de São Paulo

Vélez defende perspectiva científica em detrimento de ideologia no MEC

Gazeta do Povo

Em São Paulo, livros não terão mudança na interpretação do golpe, diz Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), diz que vai barrar no ensino municipal paulistano uma eventual mudança nos livros didáticos que retire a classificação de "golpe" para a ascensão dos militares ao poder em 1964, prometida pelo ministro Ricardo Vélez (Educação) nesta semana.

Folha de São Paulo

Autores se autocensuram sobre ditadura para não perder espaço no MEC de Bolsonaro

El País

Equilibrados, livros didáticos falham em ditadura cubana e governo Lula

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Comissão da Câmara fará sugestões para aposentadoria de professores

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pode recomendar a rejeição do trecho da reforma da Previdência que trata da aposentadoria dos professores. Segundo a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), a comissão pretende sugerir uma nova redação para esse trecho da reforma, mas ainda não há uma proposta consolidada.

EBC

Leis e políticas

Não há propostas e país perde tempo, diz finalista do "Nobel da educação"

Garofalo sentiu falta de apoio brasileiro na cerimônia. Ela disse que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, havia sido convidado para o evento. Não apareceu.
Já a falta de projetos claros, a respeito de temas verdadeiramente relevantes para a educação, é uma das razões pelas quais, segundo a professora, o ensino não chega ao nível ideal.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Em uma década, Brasil perde um terço das escolas para adultos com aula de ensino fundamental

Na última década, o Brasil viu o número de escolas de educação básica aumentar 12%, de 255.445 para 286.014. No mesmo período, porém, o número dessas escolas que oferecem o ensino de jovens e adultos (EJA) do ensino fundamental recuou 34%

G1

Matrícula no mestrado e doutorado no Nordeste cresce 200%

A quantidade de alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado no Nordeste cresceu 200%: passou de 17 mil, em 2006, para 51 mil, em 2017, último ano com dados disponíveis. O retrato da pós-graduação stricto sensu na região foi apresentado nesta quinta-feira, 04, por Sônia Báo, diretora de Avaliação da CAPES, durante a reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), em Recife (PE).

Capes

Quais as universidades mais inclusivas e diversas do mundo

Quinze universidades brasileiras estão entre as mais inclusivas e diversas do mundo, de acordo com o ranking University Impact Rankings 2019 (impacto das universidades, em tradução livre), realizado pela publicação britânica Times Higher Education, que desde 2004 avalia instituições de ensino superior do mundo todo.
Lançada nesta quarta-feira (3), esta é a primeira versão do ranking pautada por “impacto”, a partir de critérios como promoção de ações de sustentabilidade, igualdade de gênero e políticas para redução da desigualdade social.

Nexo

Educação de Jovens e Adultos

Aprovação aumenta após prova do Encceja substituir a do Enem para quem busca 'diploma' do ensino médio

O percentual de aprovados em exames que dão o direito de tirar o “diploma” do ensino médio mesmo sem frequentar a escola na idade prevista passou de 14,3%, em 2016, para 36% em 2018. O salto ocorreu dois anos depois de o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ser substituído por uma prova especificamente desenvolvida para esse objetivo: o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

G1

Opinião

A hora do ensino técnico no Brasil

Relatório econômico da OECD divulgado em 2018 afirma que “os efeitos dos subsídios ao emprego tendem a ter vida curta. Assim, deslocar os gastos para esses sistemas que apoiam a aquisição de novas capacitações, por exemplo, treinamento, daria mais suporte à preparação dos brasileiros para os novos empregos que serão criados”.
Por isso, uma qualificação técnica adequada pode auxiliar trabalhadores desempregados a se prepararem para novos empregos.

Gazeta do Povo

Educação sexual é respeito com adolescentes

O relatório da OMS de 2018 aponta que 68,4 bebês nascem de cada 1.000 mães adolescentes, número superior ao restante da América Latina. O mesmo relatório indica que a mortalidade materna é a principal causa de mortes de meninas entre 15 e 24 anos na região das Américas. Grande parte das gestações não resulta de escolha, mas de abuso e violência.
É também na adolescência que assistimos ao vergonhoso aumento de doenças sexualmente transmissíveis.

O Globo

Educação socioemocional

A educação socioemocional abrange desenvolvimento de habilidades, como esperar a vez, lidar com emoções —raiva, tristeza, ansiedade, frustração— de forma apropriada, seguir regras, tomar decisões, buscar empatia.
O aprendizado começa assim que a criança nasce e dura a vida inteira. Começa com as pessoas mais próximas e, depois, com a exploração do ambiente à sua volta.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Fies registra atrasos em 1 milhão de contratos

A instabilidade no Ministério da Educação (MEC) desde o início do ano atrasou a concessão e a renovação de cerca de 1 milhão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O levantamento foi feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), que estima também um atraso de R$ 2 bilhões em repasses para faculdades, referentes aos meses de janeiro e fevereiro.

O Estado de São Paulo

Eleição indica Denise Pires de Carvalho como a primeira mulher reitora da UFRJ

A professora Denise Pires de Carvalho foi indicada reitora da UFRJ na pesquisa feita na comunidade universitária. Para vice-reitor, o apontado pela chapa 10 (#ufrjvaiserdiferente) é Carlos Frederico Leão Rocha. A apuração dos votos terminou na manhã deste sábado (6), mas a nomeação precisa ser aprovada pelo governo federal.

G1

Policiais e jurídicas

Promotoria recomenda que Vélez se abstenha de violar laicidade e liberdade religiosa

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que se abstenha de praticar atos que violem a laicidade do Estado e a liberdade religiosa dos estudantes.
A recomendação é uma resposta à carta enviada, em fevereiro, a escolas em que se pedia que diretores lessem aos alunos mensagem com slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), com referência a Deus.

Folha de São Paulo

TCU deve julgar ação contra gráfica responsável pela impressão do Enem

Sete meses após um pedido de vista, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar nas próximas semanas o processo da RR Donnelley, responsável pela impressão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dez anos. A empresa foi denunciada por uma concorrente por suposto favorecimento na obtenção dos contratos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Esta semana, a gráfica decretou falência.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2019/04/06/tcu-deve-julgar-acao-contra-grafica-responsavel-pela-impressao-do-enem.htm?cmpid=copiaecola

Uol

Outras do dia

CE: Escolas em pelo menos 16 municípios têm aulas afetadas nesta quadra chuvosa

Com a intensidade das chuvas do fim de março e começo de abril, diversas escolas têm tido dificuldades para cumprir o calendário letivo devido aos transtornos desencadeados pelo grande volume de água. Pelo menos 16 municípios do Interior do Ceará registram suspensões de aula em escolas localizadas nas áreas afetadas por enchentes.

O Povo

 

 

Voltar ao calendário