Notícias de Educação - 09/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Destaque: Novo ministro da Educação

Bolsonaro demite Vélez e nomeia Abraham Weintraub como ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro anunciou em uma rede social nesta segunda-feira (8) a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Bolsonaro informou também que o novo ministro será Abraham Weintraub.
Bolsonaro e Vélez tiveram uma reunião no Palácio do Planalto nesta segunda, pouco antes do anúncio da demissão do agora ex-ministro.

G1

Para Bolsonaro, faltou gestão e expertise a Vélez no MEC

Terra

Ministro da Educação é demitido após gestão marcada por controvérsias e recuos

G1

A crise que derrubou o ministro Vélez em 9 tuítes

BBC

'Confio na decisão do presidente', diz Vélez após ser demitido do MEC

Uol

Abraham Weintraub: saiba quem é o novo ministro da Educação

G1

Aluno de Olavo de Carvalho, novo ministro promete gestão técnica

R7

Novo ministro da Educação critica 'marxismo cultural' nas universidades e diz que não falta orçamento, mas 'eficiência'

O Globo

'Não sigo ipsis litteris', diz novo ministro sobre Olavo

Terra

Novo ministro da educação tem 20 anos de atuação no setor financeiro

Uol

Inexperiência de ministro com discussões de Educação preocupa especialistas

Folha de São Paulo

Novo ministro foi investigado pela Unifesp

O Estado de São Paulo

Com MEC paralisado, inexperiência do novo ministro pesará mais

Uol

O que esperar da troca no Ministério da Educação

Zero Hora

Sala de aula

Currículos poderão ser construídos conforme áreas de conhecimento

O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial da União, a portaria Nº 1.432, que estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos, que são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino. A iniciativa possibilita ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para prosseguir os estudos ou, se o aluno preferir, ingressar no mercado de trabalho, além das aprendizagens comuns e obrigatórias, conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.
Os itinerários podem estar organizados por área do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e para formação técnica e profissional.

MEC

Gestão

Qual o impacto da crise do MEC nos estados e municípios

Entidades que representam secretários da educação cobram agenda em meio a demissões, vaivém e omissões do ministérioO MEC é responsável por coordenar toda a política nacional para a área de ensino, estabelecer metas, avaliar e determinar os indicadores da educação básica no país. Mas não tem cumprido seu papel, segundo as entidades estaduais e municipais.

Nexo

Profissionais da Educação

Greve dos servidores da Educação de Goiás atinge quase 400 escolas, diz sindicato

A greve dos servidores estaduais da Educação já atinge quase 400 escolas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). A paralisação está no sexto dia e cobra o pagamento do salário de dezembro para os servidores que ainda não receberam.

G1

Inclusão

MEC tem medidas para enfrentar ações de violência nas escolas

Este domingo, 7 de abril, é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas.
Dentro da dinâmica do MEC, existe uma grande proposta de enfrentamento que vem sendo feita para ajudar os sistemas das redes municipal e estadual para combater esse mal que afeta a todos. “A nossa intenção é, dentro da educação básica, das modalidades especiais e também dentro do ensino superior, ajudar a combater isso. Primeiro a entender que nessa questão dos direitos humanos ninguém é igual a ninguém. Não vamos ter pessoas que vão ter tratos e nem costumes iguais”, explicou.

MEC

MEC universaliza impressão de livros didáticos em Braille

Pela primeira vez, o Ministério da Educação vai garantir que os mesmos livros didáticos utilizados em sala de aula por professores de todo o país, em 2019, terão impressão equivalente em tinta e em Braille. Isso significa mais inclusão para os estudantes cegos, além de ampliar as possibilidades de interação com os pais, professores e colegas de classe.

MEC

Leis e políticas

Governo enviará ao Congresso MP de ensino domiciliar

O governo deve enviar nesta semana ao Congresso a proposta que regula o ensino domiciliar, conhecido como homeschooling.
O mais provável é que seja editada uma MP (Medida Provisória). Mas o ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, ainda avaliava se isso não criaria algum tipo de problema com os parlamentares.

Folha de São Paulo

EAD

Grupo educacional lança plataforma para formação personalizada de professores, a 'Teacherflix'

Uma plataforma com um catálogo variado de conteúdos audiovisuais, que podem ser acessados, interrompidos e retomados a qualquer momento. O fomato já é bastante conhecido, mas, ao invés de filmes e séries, a 'Teacherflix' oferece cursos online para a formação de professores e educadores. A plataforma foi lançada nesta segunda-feira, 8, pelo grupo educacional Pearson.

O Estado de São Paulo

Negócios

Mercado de educação online dos EUA tem aquisição de US$ 750 milhões

A empresa de educação à distância 2U, que tem entre seus clientes a Universidade de Nova York e a Universidade Harvard, acertou a compra da operadora de cursos intensivos de programação digital Trilogy Education Services por aproximadamente US$ 750 milhões.

Valor

Eventos

Frente em prol da educação será lançada nesta quarta-feira

Será lançada nesta quarta-feira (10) a Frente Parlamentar Mista da Educação, sob coordenação da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Câmara

Frente em defesa do ensino técnico será lançada na terça-feira

Será lançada nesta terça-feira (9) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, sob coordenação do deputado Giovani Cherini (PR-RS).

Câmara

 

 

Voltar ao calendário