Notícias de Educação - 11/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Será que Minecraft é o futuro da educação?

Gamificação pedagógica fornece insights sobre mudança de mentalidade fundamental que educadores e alunos devem abraçar na era digital
A pergunta fundamental que deveríamos perguntar às crianças à medida que elas crescem não é mais o que elas querem “ser”, mas o que elas gostariam de “fazer”. Quais problemas elas têm paixão em resolver e quais são as habilidades que lhes permitirão atingir seus objetivos?
Modelos tradicionais de educação estão em desacordo com esse tipo de pensamento, no entanto, já que eles ainda são construídos em grande parte em torno da mitologia dos objetivos finitos.

Cio

Projetos

Professor usa o corpo como instrumento para desmistificar a música

O projeto “Musicalize & Ação” nasce em meio a minha inquietação de como trabalhar a música no ensino regular na rede pública de Belo Jardim (PE). Percebi que nos diários de classe do ensino fundamental existiam competências musicais a serem trabalhadas com os alunos, mas na escola esses campos eram respondidos de qualquer forma e também não eram realizadas atividades com essa temática.

Porvir

Gestão

Weintraub leva quadros sem experiência em educação para principais cargos do MEC

Novo ministro também nunca trabalhou com políticas educacionais
O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, vai levar para o Ministério da Educação (MEC) pessoas sem experiência na área e que atuavam na Casa Civil e Ministério da Economia. Das sete secretarias sob seu comando, seis terão trocas.

Terra

MEC tem novas baixas no alto escalão. Nomes são anunciados

Gazeta do Povo

Novo ministro da Educação troca militar por ex-secretário de Haddad em SP

Uol

Olavo de Carvalho diz que Weintraub conhece melhor suas ideias do que Vélez

Uol

MEC não apresentou avanços durante novo governo, avalia Todos pela Educação

Nesta quarta-feira (10), o governo Bolsonaro completou 100 dias, e o Todos pela Educação divulgou um relatório que avalia os avanços — ou não — da nova gestão na área educacional. O balanço foi feito por meio da análise de textos públicos e revelou um diagnóstico de "paralisação" do Ministério da Educação (MEC).

Correio Braziliense

Educação em disputa: 100 dias de Bolsonaro

Carta Educação

MG: Estado vai acabar com ensino integral na maioria das escolas

De acordo com secretária, desde a gestão passada, não há dinheiro para pagar merendas
O governo do Estado vai encerrar o atendimento da escola em tempo integral em mais da metade das 1.600 unidades de ensino fundamental da rede pública. A medida vai impactar um universo de cerca de 111 mil alunos e 9.000 professores designados, responsáveis pela extensão curricular. Estudantes de famílias com renda de até um salário mínimo e meio não serão atingidos.

O Tempo

Minas reduz de 1.640 para 500 as escolas com Ensino Integral devido à crise econômica do Estado

Hoje em Dia

Inclusão

Câmara quer excluir autistas da educação inclusiva

O maior avanço educacional da última década, a inclusão de alunos com deficiência nas escolas convencionais, está ameaçado de retrocesso.
Ontem, uma manobra de última hora na Câmara incluiu um substitutivo no Projeto de Lei 1712/2019 para que voltem a ser cuidados apenas em escolas especiais.

GGN

Leis e políticas

MP do ensino domiciliar deverá ser enviada ao Congresso até amanhã (hoje)

A medida provisória (MP) para regular o ensino domiciliar de crianças e adolescentes, conhecido como homeschooling, deverá ser enviada até amanhã (11) ao Congresso Nacional, segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

iG

Novo ministro defende tirar Bolsa Família de aluno agressor

Defensor do enfrentamento ao chamado "marxismo cultural", o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, diz que ficará vigilante a "tudo que sair" da pasta, como livros didáticos, e estará atento a "sabotagens". Ele nega, porém, que haverá perseguição no MEC. "Não sou caçador de comunistas", disse em entrevista exclusiva ao Estado. Ele afirmou que trabalhará para entregar o que está no plano de governo e não fará, por ora, mudanças no Fies ou no Prouni. "Chega de solavanco."
Tema do programa de Bolsonaro, a disciplina nas escolas é alvo de preocupação. Ele defende que professores agredidos em sala de aula chamem a polícia e que os pais sejam processados e, "no limite", percam o Bolsa Família e a tutela das crianças infratoras.

Terra

Ideia de ministro de tirar Bolsa Família de aluno agressor contraria legislação

Folha de São Paulo

Investir no jovem dará “grande impulso” ao país, diz Nobel

O vencedor do prêmio Nobel de Química em 2016, Fraser Stoddart, 77 anos, na disse terça-feira (9), à Agência Brasil, que o país poderia ter um “grande impulso” se investisse na criatividade latente dos jovens pesquisadores brasileiros. Em entrevista, após uma palestra aberta ao público na Universidade de Brasília (UnB), Stoddart afirmou que essa decisão política poderia renovar “em 10 a 20 anos” modelos da indústria e oportunidades em diversas áreas.

R7

PGR e Petrobras decidem que dinheiro de acordo bilionário vai para educação

Na reunião, segundo a Secretaria de Comunicação Social da PGR, também foram discutidas medidas a serem adotadas para garantir que o valor pago (R$ 2,5 bilhões) pela empresa como parte do acordo firmado com autoridades dos EUA seja aplicado no Brasil e "em atendimento ao interesse público". Tanto Raquel quanto Castello Branco entendem ser possível que parte dos recursos seja destinada a programas da área de educação.

O Tempo

CCJ aprova proposta que obriga universitário bolsista a colaborar em escola pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (10), proposta que obriga o estudante de graduação de ensino superior beneficiário de bolsa de estudo custeada com recursos federais a prestar serviços de divulgação, formação e informação científica e educacional em instituições públicas de educação básica. A proposta segue para a análise do Plenário.

Câmara

Frente parlamentar vai lutar pela permanência do Fundeb

A Frente Parlamentar Mista da Educação foi relançada hoje (10) com a meta de tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Principal fonte de financiamento da educação nos municípios, o fundo entrou em vigor em 2007, mas tem validade apenas até 2020.

Câmara

Política partidária

Para novo ministro da Educação, quem ‘sabe ler e escrever não vota no PT’

Para o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, impedir a volta do PT ao poder é uma estratégia que deve envolver a pasta que acabou de assumir. “Uma pessoa que sabe ler e escrever e tem acesso à internet não vota no PT. A matemática é inimiga do obscurantismo. Eu não sou contra o petista. Tenho amigos que são petistas. Pessoas boas que não conseguem se livrar. Eu converso com as pessoas. Não é que eu tenho: ‘ah, demônio!’ Agora, sou contra o obscurantismo”

Veja

Avaliação

MEC quer chamar gráfica que ficou em terceiro lugar em concorrência de 2016 para imprimir o Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pretende chamar a gráfica que ficou em terceiro lugar em licitação de 2016 para imprimir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
O ex-presidente da RR Donnalley (que pode ter sido favorecida antes) Marco Barro trabalha atualmente para a Valid SA (empresa a ser contratada).

O Estado de São Paulo

Eventos

Comissão de Direitos Humanos da CLDF cria Observatório da Militarização

Projeto de autoria do deputado Fábio Felix prevê a fiscalização de escolas 'militarizadas', para colher depoimentos e possíveis denúncias ao modelo de gestão compartilhada entre Secretaria de Educação e Segurança Pública.

Correio Braziliense

Outras do dia

Escola congela e doa merenda para alunos carentes comerem no fim de semana

Uma escola em Elkhart, no estado da Indiana, nos Estados Unidos, está congelando a merenda não servida na cantina e doando para as crianças que não têm o que comer em casa nos fins de semana. O projeto é feito em parceria com uma ONG local e a intenção é leva-lo a outras escolas.

Uol

 

 

Voltar ao calendário