Notícias de Educação - 12/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos

Desde o anúncio das mudanças no ensino médio, os itinerários formativos – parte flexível do currículo que permitirá aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse – despertaram muitas dúvidas nos alunos e nos educadores.
Veja na imagem quais os impactos esperados para a vida do estudante. Ao percorrer os itinerários formativos, o aluno será estimulado a continuar os estudos e/ou a se preparar para uma atuação qualificada no mercado de trabalho. Também será formado para exercer plenamente a sua cidadania e para resolver demandas complexas da vida cotidiana.

Porvir

Gestão

Brasil deixou de criar 1,2 milhão de vagas em creches devido a obras paradas

Das mais de 8.800 creches e escolas que deveriam ter sido construídas desde 2007, com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), menos da metade foi finalizada e pouco mais de 1.400 foram entregues à população. A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado discutiu os reflexos das obras paradas nesta quinta-feira (11).

iG

No primeiro dia no MEC, novo ministro fala em 'sabotagem' e exige fim de 'vazamentos' à imprensa

No primeiro dia como ministro da Educação, Abraham Weintraub falou sobre evitar "sabotagem" no órgão e disse que não vai mais tolerar vazamentos de informações.

O Globo

Escolas militarizadas em expansão no DF

Um mês depois da adoção do modelo de escola militarizada em centros de ensino da rede pública, o governo criou um grupo de trabalho para aperfeiçoar e expandir o projeto. Atualmente, quatro centros de ensino funcionam no sistema de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública. A ideia é que os policiais militares ajudem na formação disciplinar de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Governo descarta MP e opta por PL para regulamentar ensino domiciliar

Apesar de inicialmente trabalhar para mandar uma Medida Provisória para regulamentar o ensino domiciliar, o presidente Jair Bolsonaro resolveu assinar, nesta quinta-feira (11), um projeto de lei sobre o tema. Segundo fontes, além de minimizar possíveis questionamentos jurídicos com o PL - que tem um trâmite próprio até entrar em vigor -, a ideia de optar pelo instrumento jurídico foi para evitar problemas para a tramitação da reforma da Previdência. Medidas provisórias podem trancar a pauta do Congresso.https://www.valor.com.br/politica/6208127/governo-descarta-mp-e-opta-por-pl-para-regulamentar-ensino-domiciliar

Valor

Conheça os principais pontos da MP do ensino em casa

R7

Governo detalha regras do ensino domiciliar

EBC

Leia aqui o projeto da Lei de Educação Domiciliar

O Estado de São Paulo

Projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no Brasil prevê provas anuais e cadastro no MEC

G1

Aluno reprovado perderá direito à educação domiciliar

Terra

Educação domiciliar: liberdade para algumas famílias pode prejudicar crianças vulneráveis, dizem especialistas

G1

Ao avançar no ensino domiciliar, Bolsonaro prioriza 7 mil em vez de trabalhar para 45 milhões

O Estado de São Paulo

Elitista, insignificante e isolacionista: as críticas à educação domiciliar

Uol

Bolsonaro assina decreto sobre a alfabetização no país

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (11), o decreto da nova Política Nacional de Alfabetização no Brasil. A proposta estava entre a prioridades dos 100 dias de governo.
Chamada de ‘Alfabetização Acima de Tudo’, a medida foi elaborada pela Secretaria de Alfabetização (Sealf). De acordo com o documento, as futuras ações e programas do governo terão por escopo a redução do analfabetismo, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da educação básica.

G1

MEC prioriza método fônico e alfabetização aos 6 anos, mas aceita que ciclo só termine aos 8

G1

MEC diz que política de alfabetização vai seguir meta de alfabetizar crianças até 3º ano do fundamental

G1

MG: Especialista avalia corte na educação integral que vai afetar 81 mil alunos em Minas

O país tem até 2024 para pôr plenamente em prática o Plano Nacional de Educação (PNE). Porém, em Minas, cinco anos depois de aprovado e bem no meio do período de 10 anos dado para o cumprimento das metas, o estado anuncia um retrocesso histórico em um dos quesitos mais importantes para o salto de qualidade: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos de nível fundamental e médio. Em vez de ampliar, o governo do estado promove um corte radical.

Estado de Minas

Professores protestam contra fechamento de 1.200 vagas nas Emeis em BH

O Tempo

Estatística, pesquisas e estudos

Na rede particular, participação dos pais na escola pesa mais que projeto pedagógico

A participação dos pais no dia a dia da escola, o ensino de valores morais e éticos, e o atendimento individual têm sido fatores preponderantes na hora das famílias matricularem seus filhos em escolas particulares. Critérios como a qualidade do projeto pedagógico, investimento na qualificação de professores e no material didático, por outro lado, não aparecem entre os mais importantes.

O Estado de São Paulo

Famílias querem estar próximas da escola, revela pesquisa

R7

Avaliação

Mais de 3,6 milhões solicitaram isenção da taxa de inscrição ao Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 3.687.527 pedidos de isenção da taxa de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O prazo para solicitar isenção e de justificar ausência na edição passada terminou às 23h59 desta quarta-feira, 10 de abril. Os solicitantes poderão consultar os resultados na próxima quarta, 17 de abril, na Página do Participante. Será preciso fornecer CPF e a senha criada durante o período de solicitações.

Inep

EAD

Conselhos profissionais vetam alunos formados por educação a distância

Em crescimento e com polos até fora do país, a educação a distância (EaD) está diante de um impasse. Conselhos profissionais de diferentes áreas têm aprovado resoluções que proíbem os estudantes formados nessa modalidade de exercerem a carreira.
A decisão foi tomada recentemente pelas entidades representativas de arquitetura, farmácia, medicina veterinária e odontologia.

Folha de São Paulo

Opinião

O Professor é um Facilitador?

“Diga-me e eu esqueço. Ensine-me e eu me lembro. Envolva-me e eu aprendo.” Benjamin Franklin.
O dito de Benjamin Franklin faz todo o sentido: se os alunos estiverem mais envolvidos e engajados, aprenderão mais profundamente. Este sentimento é predominante também na educação superior, na qual muitos instrutores vêm crescentemente utilizando estratégias e metodologias chamadas de “ativas” e destinadas a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. O termo ativo implica que os alunos aprendem fazendo, podendo a atividade envolver interações entre estudantes, experiências práticas ou abordagens baseadas em problemas ou estudo de casos.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Universidade pública deve cobrar mensalidade dos mais ricos?

Especialistas se dividem sobre assunto que terá de ser enfrentado por ministro Abraham Weintraub. Constituição hoje não permite cobrança
O governo federal já deixou bem claro que a prioridade da educação será o ensino básico. Mas com contingenciamento de verbas em todos os ministérios e como boa parte do orçamento da área é destinado às universidades públicas, volta ao debate a questão do financiamento e de uma possível cobrança de mensalidade.

R7

Negócios

Colégio Lourenço Castanho é vendido a grupo empresarial

Escola conhecida pela proposta pedagógica humanista foi adquirida pelo grupo Atmo, dono de 20 instituições com 12 mil alunos
Conhecido por ter uma proposta pedagógica humanista e considerada inovadora para a época da fundação, o Colégio Lourenço Castanho, na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, foi vendido para um grupo empresarial, dono de 20 escolas que seguem sistemas de ensino de grandes empresas do setor. Fundada e administrada por quatro educadoras há 55 anos, a venda da Lourenço é vista como única alternativa para a sobrevivência do projeto educacional. A mudança trouxe apreensão e incerteza aos pais e aos professores.

O Estado de São Paulo

Outras do dia

Governo Bolsonaro quer criar carteira de estudante para esvaziar entidades como UNE

O governo Jair Bolsonaro (PSL) tem trabalhado para criar uma carteira de identificação de estudantes com o objetivo de esvaziar a carteirinha emitida por entidades estudantis. O documento, que garante meia entrada em cinemas e espetáculos, é a principal fonte de renda dessas organizações.

Folha de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário