Notícias de Educação - 15/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

7 benefícios do ensino de robótica que crianças levam para a vida inteira

Maior organização, capacidade de raciocínio, melhora no desempenho escolar e aptidão para trabalho em equipe. Esses são alguns dos benefícios que as aulas de robótica podem levar aos alunos. Pedagogos e professores apontam estes ganhos cognitivos dos estudantes como benefícios para a vida inteira.

It Mídia

Programa de educação integral para crianças impulsiona criatividade e curiosidade

A melhoria da qualidade do atendimento na educação infantil pode fazer com que as crianças cheguem ao ensino fundamental com mais de um ano meio à frente no desenvolvimento de sua curiosidade e criatividade, em comparação com colegas de perfil sociodemográfico semelhante. Essa é uma das conclusões apresentadas no relatório de avaliação de impacto do programa Paralapracá, do Instituto C&A e da ONG Avante, que oferece formação continuada em redes municipais com foco na educação integral das crianças.

Porvir

Homeschooling é para todos? Saiba quando ele pode ser uma boa escolha

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ensino domiciliar não é inconstitucional, falta apenas que seja criada uma lei regulamentando a prática.
O que é necessário saber – e fazer – para garantir que os filhos recebam a melhor educação possível, longe do ambiente escolar? Confira sete atitudes essenciais para que o ensino domiciliar seja bem-sucedido.

Gazeta do Povo

Educação domiciliar: liberdade para algumas famílias pode prejudicar crianças vulneráveis, dizem especialistas

G1

Para professor belga, ensino domiciliar acolhe desejos de estudantes

EBC

Os impactos da masculinidade tóxica na saúde emocional

O debate em torno de temas relacionados ao feminino e sobre o significado de ser mulher, inclusive na escola, tem se refletido na busca pela igualdade, respeito e a quebra de estereótipos que limitam a mulher. Mas é importante dizer que há estereótipos que atingem também o gênero masculino e sem um debate para construção dos papéis sociais, teremos como consequência a chamada masculinidade tóxica.

Nova Escola

Gestão

Para onde vai a educação?

Chegada do novo ministro Abraham Weintraub precisa envolver um choque de gestão. O problema é que a insistência em combater o “marxismo cultural” pode deixar as questões essenciais do MEC novamente em segundo plano

IstoÉ

Por que o Brasil de Olavo e Bolsonaro vê em Paulo Freire um inimigo

Biógrafo de Paulo Freire analisa como o principal educador brasileiro, autor de método de alfabetização que estimula alunos a refletirem sobre sua realidade, passou a ser visto como inimigo público e responsabilizado por maus resultados educacionais do país.

Folha de São Paulo

O perfil dos integrantes do MEC. E os efeitos na gestão

Novos secretários nomeados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, são ligados à área econômica e ao mercado financeiroO ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou na quarta-feira (10) cinco dos sete secretários da pasta. Com mais de 25 anos de atuação no mercado financeiro, ele nomeou para cargos-chave três nomes ligados à área econômica e dois com experiência prévia com educação.
A expectativa na comunidade educacional era a de que o presidente fosse substituí-lo por um nome técnico.

Nexo

Escolas do DF lutam contra o bullying e outros tipos de violência

Secretaria de Educação busca adotar políticas cidadãs para combater condutas que prejudicam o ensino
Além de ser preocupante pelos danos psicológicos e psiquiátricos à vítima, o bullying é um perigo por ser um tipo de discriminação que pode evoluir para ocorrências mais graves, como agressões físicas, ameaças de morte ou até atentados a instituições de ensino.

Correio Braziliense

Dívidas com mensalidades escolares podem levar a cobrança judicial

Inadimplência escolar é um problema que afeta tanto a escola, quanto a família. A legislação determina que não pode haver constrangimento para o aluno, ou seja, a falta de pagamento não pode levar a desligamento do estudante ao longo do ano letivo. A escola pode optar, no entanto, por recusar a renovação de matrícula.

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Servidores da Educação suspendem greve em Goiás após assembleia

Servidores da Educação de Goiás decidiram, durante assembleia na tarde desta sexta-feira (12), suspender a greve da categoria e já voltam ao trabalho na segunda-feira (15), segundo informou o segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). Eles aceitaram a proposta do Governo de Goiás do pagamento atrasado de dezembro escalonado em quatro vezes, mas com outros benefícios negociados.

G1

Inclusão

A estratégia inspirada na África que pode ser alternativa para crianças sem creche no Brasil

Negócios sociais envolvendo cuidados de primeira infância visam oferecer alternativa a baixo custo para pais, embora solução não seja unânime nem conte com supervisão estatal.
O objetivo principal é responder a demandas comuns aos dois países, e a boa parte do mundo: mitigar a dificuldade de acesso a creches e prover oportunidades a crianças em uma fase crucial de seu desenvolvimento cerebral – a primeira infância, período entre o nascimento e os 6 anos de idade –, quando os estímulos ou a ausência deles têm um forte impacto na capacidade delas de aprender habilidades sociais e cognitivas.

G1

Leis e políticas

Lacunas da Política Nacional de Alfabetização fazem especialistas acenderem 'luz amarela' de alerta

A Política Nacional de Alfabetização, assinada na quinta-feira (11) pelo presidente Jair Bolsonaro, defende a "priorização" da alfabetização das crianças já no primeiro ano do ensino fundamental e a utilização de conceitos do método fônico.
Esses dois pontos são novidades recebidas com cautela por especialistas

G1

Projeto estimula governo a criar meios para receber denúncias de recusa de matrícula de aluno autista

O Projeto de Lei 1688/19 permite ao Poder Executivo criar mecanismos, inclusive por meios eletrônicos, para receber denúncias de recusa de escolas de matricular alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou qualquer outro tipo de deficiência.
A proposta tramita com urgência, e deve ser analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

No Brasil, 80% das pesquisas em educação são desconsideradas pela comunidade acadêmica

Dentre os países que publicaram pelo menos 100 artigos de pesquisa em educação em 2016, ficamos em penúltimo lugar em CPP entre 54 países. O Brasil publicou 1386 trabalhos de educação em 2016, mas que foram citados apenas 683 vezes (CPP=0,49). O 1º lugar de 2016 ficou com a Bélgica, com 438 publicações e 904 citações (CPP=2,06). Amargamos um impacto 76,2% menor que o 1º lugar.

Gazeta do Povo

Opinião

Vouchers funcionariam para melhorar a educação no Brasil?

Quais são as vantagens e desvantagens desse sistema? O que mostram as evidências internacionais? Esse modelo teria êxito no Brasil? Antes de responder a essas perguntas, vale a pena entender como tem evoluído a educação brasileira.

Folha de São Paulo

Uma Lava Jato para a educação?

Uma das mais surpreendentes propostas de membros do novo governo da República é a de começar a enfrentar os notórios problemas da educação no País por meio de uma investigação do tipo da Lava Jato. Essa investigação, graças à coragem e firmeza do então juiz Sergio Moro, teve sucesso em identificar a corrupção na administração pública e em estatais – principalmente na Petrobrás –, que teve sérias consequências no desempenho dessas empresas. Contudo atribuir à corrupção todos os males da República e a profunda recessão econômica que o País atravessou é um exagero.

O Estado de São Paulo

O fosso que nos separa da boa educação

São abissais as diferenças entre o que se pode chamar de gestão técnica e ideológica no campo nevrálgico da Educação. E ainda mais deletérios são os efeitos que esse ensino doutrinário, dirigido e obscurantista pode causar sobre a formação de nossos jovens. A experiência negativa está posta. Em menos de 100 dias de gestão, o MEC foi tomado pelo caos, com o risco de alienação completa dos corpos docente e discente das instituições públicas em especial.

IstoÉ

Ensino Superior

Internautas são a favor de cobrança de mensalidade nas Universidades

Maioria dos internautas defende que universidade pública cobre mensalidade dos alunos mais ricos. Até o início da tarde desta sexta-feira (12), 27,7 pessoas responderam à enquete que está disponível no Facebook do portal R7. 19 mil votaram a favor e 8 mil afirmam ser contra a cobrança nas instituições de ensino.

R7

Outras do dia

Amazon firma parceria com a FIRST para levar robótica a escolas nos EUA

A gigante do varejo online anunciou parceria com a FIRST, organizadora de diversas competições de robótica pelo mundo (inclusive no Brasil), para levar robótica a escolas localizadas em regiões vulneráveis dos Estados Unidos.

Porvir

 

 

Voltar ao calendário