Notícias de Educação - 17/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como criar escolas – e alunos - mais criativos

Longe dos palcos do TED, Ken Robinson é prolixo em suas análises e se esquiva de fornecer fórmulas. Ele sabe que, na Educação, não existem respostas curtas ou simples. Carrega, porém, a segurança de quem pesquisa há 40 anos para fazer comparações, analisar o que não funciona e exaltar as histórias que deram certo. Para ele, o coração da Educação é a relação entre professor e aluno. Todo o resto depende de quão produtiva e bem-sucedida for essa relação. E é nela que governos e escolas precisam investir.

Nova Escola

7 ações para superar as barreiras da tecnologia na sala de aula

Há mitos sobre o uso da tecnologia que se tornam barreiras para fazê-la uma aliada do processo educativo. Veja como romper com as barreiras
É necessário rompermos alguns mitos que nos afastam do uso das diferentes ferramentas digitais em sala de aula.

Nova Esola

DF: Professores inovam nas aulas sobre o aniversário de Brasília

Se todo brasiliense guardasse seus cadernos do ensino fundamental, com certeza, muitos achariam o mesmo conteúdo de história, ministrado em abril: o aniversário de Brasília. Mas copiar do quadro quem foi Juscelino Kubitschek, qual a data de fundação da capital e que desenho formam as linhas do Plano Piloto ficou para trás. Com a cidade fazendo 59 anos no próximo domingo, os professores perceberam que é hora de olhar para o passado, mas de uma forma mais presente. Inspirados em metodologias ativas, educadores ensinam a história do nosso território e observam as mais diversas reflexões.

Correio Braziliense

Gestão

MEC desiste de nomear ex-integrante da gestão Temer para secretaria

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, desistiu de nomear Silvio Cecchi como secretário de Regulação do Ensino Superior, subpasta responsável por autorizações de instituições particulares. O recuo tem a ver com o perfil de Cecchi, que atuou na pasta durante a gestão Michel Temer (MDB).

Folha de São Paulo

Mesmo após quebra de promessa de Bolsonaro, homeschoolers continuam lutando pela aprovação da prática

A esperança dada, no início deste ano, a famílias brasileiras praticantes da modalidade de ensino homeschooling acabou ficando em promessa.
Para tentar resolver esse dilema, já tramitam no Congresso Nacional ao menos quatro propostas para normatizar a atividade.

Gazeta do Povo

Câmara Municipal aprova ensino domiciliar em Vitória

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação


AM: Greve na Educação tem adesão de profissionais da capital e 36 municípios
 
Profissionais da rede estadual de ensino de 36 municípios do Amazonas, além de Manaus, permanecem paralisados nesta desta terça-feira (16). A assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) informou que a programação da categoria para hoje é se encaminhar para as escolas que ainda não aderiram a paralisação. A classe reivindica o aumento salarial de 15%, além de outras pautas.
            (A Crítica)


Professores da Educação Infantil de BH fazem paralisação contra fechamento de turmas
 
O fechamento de turmas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Belo Horizonte levou professores da rede a paralisarem parte das atividades nesta terça-feira (16). Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede) se reuniram durante a manhã com a secretária municipal de Educação, Angela Dalben. Segundo o sindicato, a adesão chegou a 80%.
            (Hoje em Dia)

Leis e políticas

Política Nacional de Alfabetização é marco para a educação brasileira

Depois de dezesseis anos da publicação do relatório final “Alfabetização Infantil: os novos caminhos”, elaborado a pedido da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o Brasil dá o primeiro passo para ingressar no rol de países que buscam fundamentar em evidências científicas suas políticas públicas para a alfabetização.
A PNA tem como um dos seus princípios a ênfase no ensino dos seis componentes essenciais para a alfabetização: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

MEC

Avaliação

Comissão de Educação da Câmara cobra MEC sobre Enem deste ano

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 16, um requerimento com 26 perguntas que serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC) sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os parlamentarem questionam, entre outras coisas, qual foi o resultado da comissão criada para analisar questões consideradas inadequadas da prova, qual gráfica deve imprimir o Enem depois da falência da empresa que o fazia há 10 anos e quais as datas limites para que o cronograma não seja a... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2019/04/16/comissao-de-educacao-da-camara-cobra-mec-sobre-enem-deste-ano.htm?cmpid=copiaecola

Uol

Opinião

Desperdícios na educação

É meritório que o governo Jair Bolsonaro se disponha a discutir publicamente a qualidade dos gastos com a educação no Brasil. De fato, os números revelados ontem por reportagem de Zero Hora mostram que, se fosse levado em conta o percentual equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) investido na área, o Brasil deveria estar em posição bem menos embaraçosa em rankings mundiais da educação.

Zero Hora

Ensino Superior

Governo quer aulas de inteligência emocional em universidades privadas

Projeto do Ministério da Família visa prevenir o suicídio; especialistas criticam simplificação do tema
O governo Jair Bolsonaro (PSL) negocia uma parceria com universidades particulares para oferta de uma disciplina de "inteligência emocional" com o objetivo de tentar prevenir casos de suicídio e automutilação. A proposta é criticada por especialistas.

Folha de São Paulo

Modelo inflexível e aperto orçamentário ameaçam pesquisa no Brasil

Os pesquisadores que dependem de verbas do CNPq – o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – começaram 2019 sem saber se terão recursos até o final do ano. O órgão, que fornece bolsas e outros tipos de auxílio a estagiários, mestrandos, doutorandos e professores de universidades de todo o país, passa por um intenso enxugamento de recursos.

Gazeta do Povo

CNPq nega qua Plataforma Lattes irá acabar: "está sendo modernizada"

Uol

ENG lança novo Licenciamento Adobe para Educação e a Capacitação para Professores

"Com o lançamento do novo licenciamento denominado "Shared Device License, as Universidades poderão preparar realmente seus alunos para o Mercado de trabalho", afirma a diretora comercial da ENG, Simone Lourenço. "Saltamos de ilhas de ferramentas isoladas, para uma nova dinâmica da criação e desenvolvimento de mídias", completa.

Terra

Negócios

Educação é setor com mais Startups no Brasil, diz levantamento

A educação é o segmento com o maior número de startups no Brasil. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira, foram mapeadas no país 364 EdTechs, nome que se dá às startups de educação, e esse número pode ser ainda maior. Elas estão presentes em 25 dos 26 estados e representam quase 8% do total dessas novas empresas.

IP News

Eventos

Capes vai implementar curso de especialização em ciência para o ensino fundamental

Professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e querem se especializar no ensino de ciências poderão contar com um curso de especialização que será implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições serão abertas em setembro e as aulas começam em 2020.

G1

Brasil conquista ouro inédito em olimpíada feminina de matemática

Regressou sexta-feira (12) ao Brasil nossa delegação na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês), realizada em Kiev, Ucrânia, de 7 a 13 de abril. Ana Beatriz Studart, 17, do Ceará, Bruna Nakamura, 16, de São Paulo, Maria Clara Werneck, 17, do Rio de Janeiro, e Mariana Groff, 17, do Rio Grande do Sul —lideradas por Deborah Alves (SP) e Luize Vianna (RJ)— trouxeram uma premiação inédita: um ouro (Mariana, 14ª posição entre 196 competidoras) e dois bronzes (Ana Beatriz e Maria Clara). O Brasil ficou em 20º entre 49 países.

Folha de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário