Notícias de Educação - 23/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Afinal, quando se inicia a alfabetização?

Primeiro dia de aula na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. A família de uma criança que estuda na escola desde seus dois anos pergunta à professora: “quando vai começar de fato a alfabetização do meu filho? Até a Educação Infantil meu filho veio para a escola socializar, agora vai aprender a ler e escrever?”.
Essa questão é muito frequente, tendo a família a fantasia de que esse processo só se inicia no 1º ano. Porém, antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão imersas no processo de alfabetização.

Nova Escola

MG: Escolas estaduais desenvolvem projetos pedagógicos que reforçam importância da leitura

Na rede estadual de ensino mineira, iniciativas como a desenvolvida na Escola Estadual Professor Antônio Viçoso Magalhães são comuns. As escolas desenvolvem diferentes projetos de incentivo à leitura e atendem ao chamado do mês em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4) e o Dia Mundial do Livro (23/4).

Hoje em Dia

Gestão

MCTIC irá disponibilizar R$ 100 milhões para programa Ciência na Escola

Os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram na última semana o programa Ciência na Escola. O objetivo da iniciativa é qualificar o ensino de temas relacionados à disciplina em escolas públicas, nos ensinos fundamental e médio. Serão disponibilizados R$ 100 milhões para instituições apresentarem projetos visando a estimular essa temática nos bancos escolares.

IT Mídia

Instituto Ayrton Senna e MEC devem assinar acordo de cooperação

O Instituto Ayrton Senna deverá atuar junto ao Ministério da Educação (MEC) na formação de professores e outras medidas voltadas para a educação básica, etapa que vai da creche ao ensino médio. Hoje (22), a presidente do instituto e irmã do piloto Ayrton Senna, Viviane Senna, e o diretor de Articulação e Inovação do Instituto, Mozart Ramos, reuniram-se com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Segundo Ramos, o Instituto Ayrton Senna e o MEC deverão assinar um acordo de cooperação técnica.

EBC

SP: Deputados criam CPI para intervir nas universidades

A Assembleia Legislativa de São Paulo será palco de uma ofensiva da base do governo João Doria (PSDB) com abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra o que os deputados definem como "aparelhamento de esquerda" das universidades públicas paulistas e "gastos excessivos" com funcionários e professores. Entre as mudanças que eles querem discutir estão a escolha do reitor e a forma como o Estado repassa recursos às instituições, ambas garantidas hoje pela chamada autonomia universitária.

Terra

Inclusão

MPF contesta projeto de lei que quer acabar com cota racial em universidade

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, vinculada ao Ministério Público Federal (MPF), contestou hoje um projeto de lei da deputada Dayane Pimentel (PSL) que quer revogar as cotas raciais em universidade federais.

Uol

Leis e políticas

'MEC precisa interromper a agenda ideológica', diz professor de Stanford

Fundador de centro de inovação nos EUA fala em 'cem dias perdidos' e apela para que ministro ouça técnicos da área
Desde o início da gestão Jair Bolsonaro, o Ministério da Educação (MEC) protagonizou uma "guerra cultural" no governo - de obrigatoriedade para alunos cantarem o Hino Nacional à revisão do golpe de 1964 em livros de História - e a segunda demissão no primeiro escalão do governo federal. Professor da Escola de Educação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o brasileiro Paulo Blikstein alerta que o aprendizado dos alunos foi esquecido no debate.

Terra

Novo quer cobrar mensalidade de estudantes universitários

A CPI das Universidades da Assembleia Legislativa de São Paulo trouxe de volta a ideia de se cobrar mensalidades em universidades públicas, que surgiu durante as eleições presidenciais, como forma de diminuir a participação do Estado no orçamento. Pesquisas internacionais, no entanto, mostram que grandes instituições de pesquisa não se sustentam apenas com pagamento de alunos.

Gazeta do Povo

Fazer o brasileiro ler é o maior desafio no Dia Mundial do Livro

Com uma média de 2,4 livros por habitante, país tem uma longa jornada para estimular a leitura e o acesso aos livros
Para ler é preciso ter acesso ao livro. Óbvio? Em um país como o Brasil, nem sempre é.
É importante abrir as portas das bibliotecas ou salas de leitura, mas se não tiver um estímulo, não será o suficiente. Nem sempre o caminho da leitura é fácil, é preciso que haja mediação, incentivo. Um ambiente agradável e outras formas de apresentar o texto são atrativos para o leitor.

R7

Opinião

Um bom Censo é essencial para planejar educação

Em cada bairro, qual o percentual da população de zero a cinco anos sem matrícula em creches ou pré-escolas? Em cada município, quantas crianças com algum tipo de deficiência estão fora da escola, e quais suas características? Em quais ocupações que exigem diploma universitário há mais pessoas trabalhando fora de sua área de formação? Apenas uma pesquisa no Brasil traz informações detalhadas sobre essas e outras questões importantes na formulação de políticas públicas: o Censo Demográfico do IBGE.

O Globo

Ensino Superior

"Onda de “direita” avança nas universidades brasileiras

Dominado por estudantes de esquerda há, pelo menos, seis décadas, o ambiente acadêmico brasileiro assiste ao crescimento exponencial de jovens com um pensamento bem diferente. A onda de alunos autodeclarados de direita e liberais não é nova, mas tem crescido sensivelmente, impulsionada por grupos conservadores que mostraram a sua força nas eleições do ano passado."

Gazeta do Povo

Eventos

Comissão promove seminário sobre financiamento da educação básica

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quinta-feira (25) para discutir o financiamento da educação básica no Brasil.
O seminário será às 9 horas, no plenário 10. O evento terá transmissão interativa, confira a programação.

Câmara

Outras do dia

Escola bancada por LeBron James vira modelo nos Estados Unidos

Jogador da NBA transforma a vida de crianças em sua cidade-natal
Os resultados acadêmicos são apenas iniciais, e a amostra de alunos, apenas 240 crianças, é modesta, mas as primeiras classes de terceira e quarta série da I Promise mostraram resultados extraordinários em suas primeiras avaliações distritais. As metas individuais de desempenho de leitura e matemática foram atingidas ou excedidas por 90% dos alunos, e eles superaram as médias dos estudantes do distrito.

Folha de São Paulo

Recessão leva argentinos a abandonar Educação Particular

Em relação a março de 2018, o Indec informou que a inflação na educação foi de 36,5 por cento, enquanto de dezembro de 2018 a março deste ano o aumento foi de 20,6 por cento. O aumento das taxas gerou uma queda no número de matrículas de escolas particulares.

Brasil 247

Estrangeiros pagarão 10 vezes mais que europeus em universidades francesas

O aumento das taxas universitárias para estudantes não-europeus entrará em vigor no início do novo ano letivo de 2019, de acordo com dois textos publicados neste domingo (21) no Diário Oficial da França, apesar dos protestos contra essa medida do governo de Macron.

G1

 

 

Voltar ao calendário