Notícias de Educação - 24/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Debate sobre programa ideal de alfabetização no Brasil ignora formação de professores

Meta da área de educação do governo Jair Bolsonaro (PSL), a alfabetização ganhou novo destaque recentemente por causa de um decreto sobre a nova política nacional sobre o tema.
O sucesso da política esbarra, segundo especialistas, no perfil da formação dos professores, considerado deficiente, e no desafio de chegar às escolas, ligadas às redes estaduais e principalmente, municipais de ensino.

Folha de São Paulo

“É preciso falar sobre pornografia em sala de aula desde a infância”

Pioneira no ensino de igualdade de gênero nas escolas da Islândia, Hanna Björg Vilhjálmsdóttir defende que a cultura pornô normaliza a violência no sexo e as crianças já estão expostas a ela
Professora tardia (formou-se aos 43 anos, depois de uma carreira como consultora), ela percebeu que nas escolas não havia educação sobre igualdade de gênero, apesar de que na Islândia, campeã mundial do feminismo, esses estudos sejam contemplados na lei.

El País

Dicas

NOVA ESCOLA lança curso grátis ao vivo sobre como usar jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem dos alunos do Fundamental 1

Qual a importância dos jogos na aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como usá-los a favor de um processo que objetive a construção de pensamento lógico nos alunos e o protagonismo deles na construção de estratégias de resolução de problemas?
São estas respostas que você vai encontrar no curso “Como usar jogos para melhorar a aprendizagem de Matemática no Fundamental 1”, que terá sua transmissão gratuita e ao vivo realizada no dia 25 de abril, às 19h (horário de Brasília).

Nova Escola

Gestão

Brasil precisa investir em startups e educação para ascender na era digital, alerta presidente da Cisco

O Brasil tem dois gargalos que se tornam barreiras reais para "vencer na era digital" e estão no baixo investimento no ecossistema de startups e em educação, advertiu o presidente da Cisco no Brasil. Albuquerque explicou que na área da educação não é mais aportes em sistema, mas "como preparar a população para poder aproveitar os empregos do futuro", definiu o CEO.

Jornal do Comércio

Militarizar as escolas é a solução para a educação?

Desde a campanha eleitoral, Bolsonaro tem citado o bom resultado das escolas militares para defender o modelo. Mas será a transposição para o ambiente escolar da disciplina dos quartéis a responsável pelo “milagre”?
O estudo atesta: em testes de desempenho, os alunos de escolas militares alcançam de fato melhores indicadores.
Tudo resolvido, então? Longe disso. As/os pesquisadoras/es buscaram as causas dessa diferença. Uma delas está no fato de que as unidades militares recebem mais investimentos do que as escolas regulares.

Carta Educação

Profissionais da Educação

MG: Governo não sabe quantos designados terá de contratar

Número de professores em Minas será afetado por corte de 70% do horário integral na rede estadual
Faltando menos de duas semanas para o início das aulas no ensino fundamental integral na rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) ainda não sabe qual é o número de professores designados que serão contratados para completar o quadro de profissionais nas escolas de Minas.

O Tempo

AM: Adesão à greve na Educação chega a 60% dos municípios, diz Sinteam

Trabalhadores da educação de mais de 60% dos municípios do Amazonas paralisaram parcial ou totalmente suas atividades. De ontem para hoje, Maraã, Anamã e Ipixuna entraram na lista da greve da educação. Anamã havia aderido anteriormente, mas de forma parcial. Agora, 100% das escolas da rede estadual estão sem aulas. A informação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), Ana Cristina Rodrigues.

A Crítica

Inclusão

No Sisu 2019, 17 mil cotistas teriam nota suficiente para passar na ampla concorrência

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2019, cerca de 113 mil estudantes foram selecionados para uma vaga na graduação por meio de cotas e 17.271 deles tiveram nota alta o suficiente para passarem também nas vagas de ampla concorrência do mesmo curso e universidade. Isso quer dizer que 15% das vagas oferecidas para cotas foram preenchidas por candidatos que também passariam na ampla concorrência.

G1

Leis e políticas

Extremismo: o buraco negro da educação

No que depende do governo federal, a educação brasileira parou. Nos três meses em que a pasta foi tocada pelo ex-ministro Ricardo Vélez Rodrígues, nada foi feito.
A marca da ala olavista é a redução de toda a política à perseguição e combate a inimigos. Assim, no curto reinado de Vélez, à inépcia administrativa somou-se um discurso altamente persecutório.

Super

Ensino médio integral favorece aprendizado e inserção no mercado de trabalho, avaliam especialistas

Parlamentares e especialistas em educação estiveram de acordo, em seminário na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (23), de que o ensino médio em tempo integral pode contribuir para melhorar os indicadores de educação no Brasil. O tempo maior na escola – pelo menos sete horas por dia, em vez das cinco atuais – pode favorecer o acesso do aluno a conteúdos culturais e esportivos, a uma alimentação balanceada e a diferentes trajetórias de vida.

Câmara

PSOL quer anular decreto de Bolsonaro sobre alfabetização

Contrários à nova Política Nacional de Alfabetização (PNA), assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante evento solene aos 100 primeiros dias de gestão, deputados do PSOL iniciaram uma tentativa de invalidar a ação do governo. No último dia 15, parlamentares protocolaram um projeto de decreto legislativo, na Câmara dos Deputados, que suspende a PNA. Diferente de um Projeto de Lei, o decreto legislativo, uma vez aprovado, só necessita ser publicado pelo presidente do Senado para entrar em vigor.

Gazeta do Povo

Combate ao suicídio é assunto para ser tratado na escola, diz Damares

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, destacou a importância de preparar educadores e professores sobre a prevenção do suicídio e automutilação em um encontro na segunda-feira (22) com a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares e da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen)

R7

EAD

Conselhos barram alunos de EAD. Preocupação com qualidade ou reserva de mercado?

Mas os conselhos profissionais podem, em termos legais, barrar profissionais formados por cursos reconhecidos pelo MEC? Para ofertar cursos da área da saúde, o MEC, obrigatoriamente, deve ouvir previamente o Conselho Nacional de Saúde, mas sua decisão é autônoma. Ou seja, o MEC é que decide, de acordo com a regulação, sobre a autorização, supervisão e reconhecimento dos cursos superiores. No caso dos cursos de Arquitetura, não é necessária a manifestação prévia do conselho de classe.
As normas barrando o registro de graduados a distância podem ser questionadas juridicamente.

Gazeta do Povo

Opinião

Tecnologia, inovação e os robôs na educação

Pensar em inovação é um processo de entender como as coisas são hoje e ver tudo o que pode ser feito para melhorar e otimizar ao máximo.
No entanto, nem sempre inovar significa criar algo novo, dizer o que nunca foi dito antes e muito menos pensar de forma complexa, mas sim, fazer diferente.

Olhar Digital

Por que precisamos de educação pública?

Pode parecer bizarro para um brasileiro de 2019, mas um dos grandes milagres europeus não foi a reconstrução física do continente depois do projeto de morte encabeçado por Hitler. Um dos feitos que construiu a Europa moderna foi a universalização da educação pública, com grande foco em acesso e qualidade. Até a guerra, com exceção da França e de áreas da Alemanha, a educação não era vista como direito inalienável das crianças e adolescentes. E, portanto, não era dever do Estado.

Folha de São Paulo

Qual é a escola dos sonhos dos jovens?

Quando se discutem mudanças na educação, a opinião dos jovens geralmente fica em último lugar na fila. Entram gestores, especialistas e educadores, que possuem perspectivas diferentes daquelas dos estudantes que vivem o dia a dia da escola. No entanto, antes de agir é preciso escutar.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Ministério da Educação pede que UFGD realize nova eleição para reitor

A UFGD realizou em março eleições com um terço dos votos para cada categoria (professores, servidores, estudantes). Na sequência, o conselho formou a lista tríplice constando apenas o nome do vencedor do pleito e duas outras pessoas de seu grupo – uma forma de impedir o governo federal de recusar a escolha concretizada pela eleição ao selecionar o nome de um dos candidatos derrotados. Por conta disso, o governo de Jair Bolsonaro cancelou o processo e pediu nova eleição.

Dourados Agora

O que a CPI das universidades paulistas quer discutir

Instalada nesta semana, a comissão se alinha à ‘guerra cultural’ e pretende investigar ‘aparelhamento de esquerda’ e ‘gastos excessivos’ de USP, Unesp e Unicamp
A iniciativa parece alinhada às propostas da Lava Jato da Educação, anunciada pelo governo federal como pente fino na gestão de recursos públicos no ensino superior e diretrizes contra uma “agenda globalista” e uma “fábrica de militantes” nos campi.

Nexo

Os problemas da pós-graduação no Brasil. E a importância da ciência

Congelamento de verbas do governo federal pode atingir bolsas de estudo e levanta discussão sobre investimento cada vez menor em pesquisa no país
A retenção de recursos levantou, mais um vez, um debate recorrente sobre a importância de investimentos em educação e ciência no Brasil, diante de um quadro de retração de verbas em anos recentes.

Nexo

Eventos

Frente parlamentar vai defender universidades federais

Parlamentares lançam nesta quarta-feira (24) a Frente pela Valorização das Universidades Federais. O lançamento está marcado para as 8h30 no auditório Nereu Ramos e contará com a presença de reitores e representantes de entidades da área educacional.

Câmara

Abraham Weintraub será ouvido pela Comissão de Educação no início de maio

O vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Flavio Arns (Rede-PR), confirmou para o dia 7 de maio a audiência pública com o novo ministro da Educação, o economista Abraham Weintraub. Ele assumiu o comando da pasta no dia 8 de abril, nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, logo após a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez.

Senado

Seis equipes brasileiras ganham prêmios em campeonato mundial de robótica

Seis das dez equipes brasileiras que participaram do First Championship, na semana passada nos Estados Unidos, trouxeram para casa pelo menos um prêmio. O torneio é considerado uma das principais competições acadêmicas para estudantes na área de robótica, e divide os participantes em quatro categorias.

G1

Policiais e jurídicas

Tribunal de SP recebe pedido para barrar CPI das universidades

Na véspera da instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para intervir nas universidades estaduais paulistas, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) recebeu um pedido para imediata suspensão de seus trabalhos, sob a justificativa de que não foram apresentadas razões legais para a sua criação.

R7

 

 

Voltar ao calendário