Notícias de Educação - 29/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Destaque: Dia Mundial da Educação

Data marca o compromisso de 164 países com o desenvolvimento

O Dia Mundial da Educação foi instituído há 19 anos por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. Celebrada há 19 anos, a data foi instituída na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação.

MEC

Dia da Educação: campanha defende acesso à educação de qualidade no Brasil

NOVA ESCOLA une-se a mais de 70 instituições em defesa ao acesso universal à Educação de qualidade no Brasil. O movimento #Nem1PraTrás, criado em mobilização ao Dia Mundial da Educação, celebrado no dia 28 de abril, quer chamar atenção da sociedade para temas que são realmente importantes para avançar a aprendizagem no país.

Nova Escola

No Dia Mundial da Educação, professores contam como seus mestres lhe inspiraram

Neste 28 de abril, Dia Mundial da Educação, perguntamos a jovens professores o que os levou a eleger a sala de aula como local de trabalho. Foram unânimes: a decisão pela carreira é reflexo da admiração que sentiram pelos mestres que tiveram pelo caminho.

O Estado de São Paulo

Sonho distante: Educação em tempo integral resiste a chegar às escolas

Em tempos em que tanto se fala na qualidade de educação, sobre o que o educador deve ou não abordar, como os alunos se comportam, nada como o Dia da Educação, celebrado neste domingo (28) para pensá-la da forma mais estrutural, na formação adequada para alunos e educadores e do ciclo transformador do ensino e da aprendizagem.
Os números, por sua vez, indicam que governos ainda investem pouco em escolas em tempo integral.

O Paraná

No Dia Mundial da Educação, evento discute desafios na área e traz atividades lúdicas ao público

No Dia Mundial da Educação , neste domingo, o tema foi celebrado e debatido no Museu da República, no Rio, no evento “Nem 1 Pra Trás”, parte da campanha de mesmo nome. Entre as atividades, debates foram marcados pela importância do protagonismo jovem na construção da educação e da inclusão e respeito à diversidade. Além das mesas de discussão, quem esteve pelos jardins do museu pôde aproveitar a contação de histórias, música e batalha de poesia.

O Globo

Sala de aula

O que uma educação sexual e inclusiva ensinaria sobre o que é ser LGBT

Prestamos um desserviço a todos quando deixamos crianças LGBT de fora da educação sexual na escola.
Quando pais e educadores falam sobre a necessidade de ter não só educação sexual nas escolas, mas fazê-la de uma forma mais inclusiva, não estão pedindo muito: querem planos de aula que tratem dafluidez de gênero, de anatomia sexual ― que não deixem de fora os adolescentes intersexo ― e que tratem de menstruação em termos reais, visando a desfazer estigmas, e que estas aulas sejam dadas não apenas às meninas, mas também aos meninos.
Atualmente, no Brasil, não existe uma legislação que determine como, quando e em que contexto cada escola deve tratar a questão da educação sexual, mas existem normas e orientações do Ministério da Educação em que a sexualidade é vista como um tema que deve ser abordado de forma transversal na formação escolar. Mas essas regras não são aplicadas na prática.

Huff Post

Quem ensina sexo para a criança é “o papai e a mamãe” e não a escola, como diz Bolsonaro?

Educação sexual, eis um tema que só de ouvir falar gera espanto em muita gente. No Brasil, há muito tempo se discute qual é a melhor forma de tratar o tópico dentro das escolas. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já deixou clara sua opinião sobre o assunto, quando afirmou, durante o período de eleições, que “quem ensina sexo para a criança é o papai e a mamãe”. Pesquisa realizada no começo deste ano, pelo Datafolha, revela que 54% dos brasileiros são favoráveis à educação sexual nas escolas. Ainda não há diretrizes concretas, no entanto, sobre como o governo irá lidar com a questão.

Gazeta do Povo

Com risco de chegar às escolas, negação da história preocupa especialistas

Não houve ditadura no Brasil, o Holocausto não aconteceu, os negros não foram escravizados. O chamado negacionismo histórico ganhou força nos últimos meses, impulsionado pelas redes sociais e por declarações de políticos. O tema, que era pouco estudado, agora preocupa especialistas pelo risco iminente de chegar às escolas.
"Os livros didáticos podem ser diferentes, mas há um limite que não pode ser cruzado. Não pode haver negação do conhecimento", diz o professor titular de História do Brasil Independente da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Napolitano.

Uol

Formação em mídia reforça cidadania

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) firmou na semana passada com o Instituto Palavra Aberta uma parceria visando a promover a educação midiática de jovens estudantes brasileiros. De acordo com a organização, a cooperação vai capacitar professores para que abordem o tema com os alunos e tratem de tópicos como acesso à informação no mundo digital e a função das mídias nas democracias.

O Estado de São Paulo

Projetos

Após implantação de projeto, escola pública de Itirapina vira referência em congresso nos EUA

Após a implantação de um projeto educacional, uma escola pública municipal de Itirapina (SP) virou referência na última edição do South by Southwest (SXSW) Edu, nos Estados Unidos. Com uma programação de oficinas que vão do plantio da própria comida até a dança, a instituição transformou seus índices educacionais. “Criamos uma nova escola”, disse a diretora, Fabiana Costa.

G1

Gestão

Evasão escolar é um dos principais problemas da educação no Brasil

O levantamento do Inep também mostra que 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. São nos anos finais do ensino básico que os números se acentuam: 1,3 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos não está estudando. Em comparação com 2014, as matrículas no Ensino Médio caíram 7,1%.

Gazeta do Povo

Doria muda cronograma de escolas estaduais e reduz férias de julho para 15 dias

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta feira, 26, que as escolas da rede estadual terão quatro períodos de férias escolares, com redução do recesso no mês de julho. Em vez de um mês de férias no meio do ano, professores e alunos terão, a partir de 2020, apenas 15 dias de descanso no período.

O Estado de São Paulo

Doria anuncia 4 períodos de férias por ano na rede estadual de SP

G1

7 startups brasileiras que estão de olho no futuro da educação

Vincent Bonnet indica sete startups brasileiras que estão acompanhando essa transformação e olhando para o futuro da educação. “É uma tarefa desafiadora selecionar apenas algumas em um universo que, felizmente, está cada vez mais vasto, com empresas novas surgindo a todo instante”, ressalta o especialista. “No entanto, acredito que esta lista traga alguns bons exemplos de startups, em diferentes níveis de maturidade, que vêm se destacando pela originalidade e inovação”.

E-commerce News

Profissionais da Educação

Programa de residência pedagógica seleciona estudantes de licenciatura

Enquanto o dia a dia do professor exige novas metodologias e readaptação constante para melhorar o aprendizado dos alunos, os cursos de licenciatura continuam distantes da prática. E muitas das lacunas da formação inicial só são percebidas quando o profissional se depara com a realidade da escola. Para fazer uma ponte entre a teoria e a realidade de sala de aula de educação básica, o programa de residência pedagógica CO.LETIVO, do Instituto Canoa, uma instituição sem fins lucrativos que atua na área de formação de professores, oferece a estudantes de licenciatura uma imersão na prática docente que alia orientação por mentores e encontros formativos de reflexão sobre a prática.

Porvir

Inclusão

Por diversidade, creche no Rio faz promoção para alunos negros

Escola deu até 80% de desconto; para especialista, são necessárias mais medidas
Preocupada com a diversidade entre os matriculados, a direção decidiu fazer uma promoção: para crianças pardas e negras, a mensalidade, que custa a partir de R$ 2.000, teria um abatimento de 50%.

Folha de São Paulo

'As pessoas não acham que alguém como eu possa ser inteligente': a vida dos alunos da periferia na USP

Relatos de alunos pobres e da periferia que conseguiram vencer centenas de barreiras para chegarem à melhor universidade do país trazem à tona as dificuldades que enfrentam após o vestibular: da defasagem na formação cultural à luta pelo sustento

R7

Leis e políticas

Vigência do Fundeb poderá ser prorrogada para dezembro de 2040

O Projeto de Lei 1050/19 prorroga por mais 20 anos (até 2040) a vigência do Fundeb e dos 27 fundos estaduais atrelados a ele.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Ministérios estudam incluir direitos autorais em currículos de ensino

Ao comemorar nesta sexta-feira (26) o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o secretário de Direitos Autorais do Ministério da Cidadania, Maurício Braga, disse que o tema deverá ser incluído na grade curricular dos institutos federais de ensino do país. Segundo ele, um acordo para viabilizar a inclusão está em discussão nos ministérios da Cidadania e da Educação.

Hoje em Dia

Projeto cria fundo para financiar ampliação de vagas na educação infantil

O Projeto de Lei 1497/19 cria o Fundo para Expansão da Educação Infantil (FEEI), cuja finalidade é financiar a ampliação do número de vagas na educação infantil para o cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Projeto reserva 20% das vagas em concursos para alunos de escolas públicas

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei (PL 2.312/2019) que reserva 20% das vagas de concursos para candidatos que tenham cursado os ensinos fundamental e médio integralmente em escolas públicas.

Senado

MT: Estudantes poderão contar com “Voucher” Educação para cursar rede particular através de PPP

Mato Grosso poderá dispor do programa “Voucher” Educação, a proposta foi apresentada em sessão plenária da última quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) que apresentou Projeto de Lei 446/19 que propõe que governo oferte vagas para crianças e adolescentes na rede particular de ensino, com base nos critérios de meritocracia, mediante parceria público-privada e da outras providências.

O Documento

Opinião

A chance da educação

A chance de uma pessoa se tornar um Machado de Assis ou um Einstein é menor do que a probabilidade de ganhar sozinho na loteria com apenas uma aposta. Mas quem não tiver comprado o bilhete antes do sorteio não tem probabilidade de ganhar, quem na idade certa não aprendeu a escrever bem e a entender matemática não terá chance de se fazer um grande escritor ou cientista . Por isto, negar educação com a máxima qualidade a uma criança é como negar a algumas pessoas o direito de comprar bilhete de loteria.
É isto que fazemos no Brasil: a quase totalidade das crianças pobres brasileiras estão impedidas da chance de usar o talento pessoal para tentar ser um novo Machado ou Einstein. Dificilmente conseguirão chegar a este nível de sucesso, mas sem o bilhete da escola não terão chance.

Veja

Ensino Superior

Faculdades de humanas dão menos retorno que outras?

Não é só o fato de estarmos perdendo uma ferramenta importante para entender e melhorar o mundo e a nós mesmos, melhorar nosso bem-estar pessoal, o estímulo à inovação à tolerância, entre outros valores.
É também o fato de que nossas suposições sobre o valor de mercado de certos diplomas - e a "inutilidade" de outros - podem estar equivocadas. Na melhor das hipóteses, isso poderia deixar alunos desnecessariamente estressados.

BBC

MEC investirá menos em faculdades de humanas e mais em "áreas que dão retorno"

iG

Bolsonaro estuda retirar recursos das faculdades de ciências humanas

Gaeta do Povo

Proposta de cortar verba de cursos de humanas tem pouco peso prático

Folha de São Paulo

Especialistas e órgãos de humanas reagem à declaração de Bolsonaro

R7

Bolsonaro causa indignação sobre reduzir verba a cursos de humanas

R7

'Humanas e Sociais não são ideologia', diz grupo que reúne 6 mil cientistas

Uol

Proposta de Bolsonaro para humanas fere Constituição, dizem especialistas

Uol

Debate: MEC deve favorecer as áreas de Exatas e Biológicas?

Terra

Artigo: E quem ensina os médicos, veterinários e engenheiros, ministro?

Terra

Fies tem mais de R$ 2 bilhões em dívidas; prazo para renegociar parcelas começa na segunda

Começa na segunda-feira (29) o prazo para a renegociação das dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o programa de crédito para o ensino superior do governo federal. Mais de 500 mil estudantes estão com parcelas atrasadas há mais de três meses.

G1

Polêmicas

Bolsonaro divulga vídeo de suposta doutrinação ideológica em cursinho

O presidente Jair Bolsonaro divulgou neste domingo (28), em suas redes sociais, um vídeo que supostamente mostra um caso de tentativa de doutrinação político-ideológica em sala de aula. O vídeo mostra a discussão que seria entre uma aluna e uma professora de cursinho porque, em vez de dar aula, a profissional de educação teria criticado o governo Bolsonaro e o projeto Escola Sem Partido, além de xingar o escritor Olavo de Carvalho.

Gazeta do Povo

Bolsonaro publica vídeo de aluna que gravou professora; o que diz a lei?

Uol

Ministro da Educação diz que filmar professores em aula é direito dos alunos

Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, filmar professores em sala de aula é um direito dos alunos. Ele disse que ainda irá analisar o conteúdo dos vídeos compartilhados nas redes sociais neste domingo, 28, pelo presidente Jair Bolsonaro e por seu filho, Carlos, para saber se alguma irregularidade foi cometida pelos educadores.

O Estado de São Paulo

O ministro da Educação e a bala na cabeça de comunista

Jair Bolsonaro, definitivamente, tem uma queda por perfis incomuns para ocupar o MEC. Substituto do patético Ricardo Vélez, o atual, Abraham Weintraub, gosta de dizer abertamente que comunistas merecem levar bala na cabeça.

O Globo

“Quem coloca os ministros da Educação que Bolsonaro colocou não gosta de educação”

O ex-presidente Lula criticou a condução do ministério da Educação sob o Governo do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista concedida na sexta feira ao EL PAÍS e à Folha de S.Paulo na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena de 8 anos e 10 meses de prisão, o petista afirmou que "quem coloca os ministros da Educação que ele colocou, não gosta de educação". A pasta tem sido alvo de críticas por supostamente não ter planejamento adequado, além de ser terreno de disputa de governistas ligados ao Exército e a ala simpática ao ideólogo Olavo de Carvalho.

El País

Escola de SC coloca bilhete nas redes sociais e gera debate: "Nota baixa não tira talento"

Mensagem foi postada nas redes sociais na semana de entrega das avaliações. 'Criança é mais que um número', afirma coordenadora pedagógica.
Uma escola particular de Florianópolis postou nas redes sociais um bilhete direcionado aos pais de alunos que gerou repercussão. Em semana de publicação de notas das provas, a unidade sugere aos pais que não julguem os filhos pelos resultados obtidos. Até a tarde desta sexta-feira (26), a postagem já tinha mais de 13 mil compartilhamentos.

G1

 

 

Voltar ao calendário