Notícias de Educação - 30/abr/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Conduta de filhos nas redes sociais não é problema só para Bolsonaro; veja dicas

Excessos em geral nas redes, como exposição da privacidade, ciberbullying e falta de interesse pelo mundo real, deixam pais aflitos. Ensinar desde cedo os limites da conduta virtual tem sido um imperativo dentro de casa e nas escolas.

Folha de São Paulo

Por que você não deve forçar o aprendizado do seu filho

Algo que não devemos esquecer é a importância de entender o desenvolvimento das crianças e não esperar comportamentos ou habilidades que vão além da sua capacidade e compreensão.
Segundo muitos estudos, a melhor maneira para que as crianças tenham uma boa base de aprendizado é deixá-las explorar livremente.

El País

Gestão

Ministro da Educação proíbe celular em reuniões no seu gabinete

Quem se reúne com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, tem que deixar o celular do lado de fora de seu gabinete. É esse o relato dos deputados que tem tido audiências no ministério.
A ordem surgiu nos primeiros dias de sua gestão, logo depois de declarações de Weintraub sobre evitar "sabotagem" no órgão serem publicadas no jornal “O Globo”.

O Globo

Medicar alunos na escola: veja recomendações para pais e gestores

A escola hesita em medicar sem a expressa autorização dos pais e receita médica. Já os pais ponderam as consequências de interromper seu trabalho e acionar o médico por uma dor de cabeça
Um aluno está com dor de cabeça: daquela que não é tão forte para voltar para casa, nem tão fraca para se concentrar na aula. Sem receita médica, é melhor ligar para os pais ou deixar a criança com dor? Medicar durante o período letivo é um ato de cuidado com a saúde e bem-estar dos alunos, mas também de grande responsabilidade e risco. Apesar de endereçar dois direitos fundamentais – Saúde e Educação –, ainda faltam regras e condições que viabilizem a prática nas escolas.

Nova Escola

Secretário de Educação de São Paulo descarta militarização da escola de Suzano

Para Rossieli Soares, o momento é de ouvir o jovem e saber o que ele quer para poder orientá-lo
O secretário Estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, descartou a hipótese de militarizar a escola Raul Brasil, em Suzano (SP), palco de um massacre no dia 13 de março que acabou com nove mortos.

Terra

Leis e políticas

Secretário defende mudanças na aposentadoria dos professores

O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, defendeu, nesta segunda-feira (29), a proposta de mudanças no sistema de aposentadoria dos professores encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional.
Pela reforma, os professores passarão a ter idade mínima de 60 anos para homens e mulheres, e o tempo de contribuição — hoje de 30 anos para homem e 25 anos para mulher — será de 30 anos para todos os professores.

R7

Professor precisa dar sua cota de esforço, diz secretário de Previdência

Senado

Projeto estabelece padrões mínimos para prédios de escolas do ensino básico

O Projeto de Lei 2489/19 estabelece padrões mínimos de edificação para escolas do ensino básico. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) e passa a proibir construções consideradas degradantes.

Câmara

Proposta proíbe contingenciamento de fundo de pesquisa científica

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 78/19 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00) para proibir o contingenciamento orçamentário dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT), que financia pesquisas no País.

Câmara

EAD

O futuro da educação passa pelo ensino a distância?

As novas matrículas cresceram 50% entre 2013 e 2017. Os números saltaram de 999 mil para 1,5 milhão. A expectativa é que esse número dobre até 2026.
Há algumas explicações para esse salto. Os avanços da tecnologia, que permitem às pessoas estarem conectadas full time, pode ser considerado o primeiro motivo. A rapidez com que a informação se propaga, o que exige ainda mais agilidade no aprendizado, e as dificuldades de deslocamentos - principalmente em grandes centros - também endossam esse pilar. O investimento menor - por parte dos estudantes - para acesso a essas plataformas também é visto como um facilitador.

Terra

Opinião

Pelo direito a uma educação de qualidade e transformadora

Fazer uma escola de qualidade para todos e com todos em um país que ocupa o 10º lugar no ranking de desigualdade social é de uma complexidade absurda.

Nexo

Educação pública numa democracia moribunda

A escola é o mais precioso espaço de cidadania que agrega a diversidade humana movimentando conhecimentos, histórias e afetividades
Em uma sociedade democrática é de se esperar que a política de educação reflita seus princípios e que as escolas dialoguem com os anseios da população a quem elas se destinam. É o que vemos acontecer hoje?

Carta Educação

Ensino Superior

MEC cortará verba de universidade por ‘balbúrdia’ e já mira UnB, UFF e UFBA

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar recursos de universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia” em seus câmpus, afirmou o ministro Abraham Weintraub ao Estado. Três universidades já foram enquadradas nesses critérios e tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse. Segundo ele, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, está sob avaliação.

O Estado de São Paulo

Aberto o período para renegociação de dívidas do Fies; prazo vai até o dia 29 de julho

Estudantes do ensino superior que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e estão com parcelas atrasadas em, no mínimo, 90 dias têm até o dia 29 de julho para pedir a renegociação da dívida. A proposta facilita o pagamento dos valores, pois os alunos podem quitá-los em até 48 meses. Antes disso, era apenas à vista.

MEC

Eventos

Alunos da USP ganham prêmio de R$ 75 mil com software que calcula risco de doenças crônicas

Um aluno de engenharia de computação da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos juntamente com um estudante de engenharia mecatrônica da USP de São Paulo e um administrador criaram um software que calcula o risco de uma pessoa ser afetada por doenças crônicas em sua vida futura.
A iniciativa foi premiada com R$ 75 mil pelo primeiro lugar na HackBrazil, competição que premia ideias brasileiras inovadoras, realizada este mês no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, nos Estados Unidos.

G1

Polêmicas

Em entrevista, Bolsonaro defende troca de patrono da educação

Em uma entrevista na qual recebeu uma bênção de uma criança e chamou um de seus ministros de "vovô", o presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu nesta segunda-feira (29) a mudança do educador Paulo Freire como patrono da educação no Brasil.

Folha de São Paulo

Para juristas, filmagem de professores é inconstitucional

Juristas afirmam que a filmagem de professores em sala de aula, como propôs o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode violar direitos fundamentais dos educadores e é inconstitucional.

R7

Sindicatos e instituições repudiam declaração de ministro da Educação

O Estado de São Paulo

Autora de vídeo que expõe professora é filiada ao PSL

Terra

Outras do dia

Estudantes portugueses oferecem pedras para colegas atirarem em alunos brasileiros

Um cartaz xenófobo contra estudantes brasileiros abriram uma crise nesta segunda-feira, 29, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (UL), a mais tradicional instituição de formação de advogados de Portugal. Os dados oficiais apontam que, dos 5.488 alunos da Faculdade de Direito, 1.227 são brasileiros.
Um grupo de estudantes portugueses colocou um cartaz oferecendo pedras grátis para atirar em alunos brasileiros.

O Estado de São Paulo

Flórida está perto de permitir professores armados nas escolas

Dominar conteúdo de matemática ou geografia pode não ser mais o suficiente para dar aulas na Flórida, nos Estados Unidos. Ter autocontrole e treinamento para atirar deve estar entre os requisitos, depois que o Senado estadual derrubou um veto que impedia professores de portar armas nas escolas. A medida precisa agora passar pela Câmara, onde, segundo a imprensa local, não enfrentará resistência.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário