Notícias de Educação - 14/mai/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Gestão

Governadores do NE pedem revisão de cortes da educação a Bolsonaro

Os governadores do Nordeste entregaram ao presidente Jair Bolsonaro, na última semana, uma carta pedindo a revisão do corte de 30% no orçamento das universidades e institutos federais de todo país.
Todos os nove governadores do Nordeste assinaram o documento e entregaram em encontro pessoal com o presidente Jair Bolsonaro.

InfoNet

Profissionais da Educação

Professor é responsável por impedir suicídio de aluno? Ele pode fazer a diferença

Preocupada com os níveis de suicídio nas universidades, Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), acaba de firmar uma parceria com a Associação das Universidades Particulares (Anup) para preparar professores para identificar e ajudar alunos com tendências suicidas.

Gazeta do Povo

SP: Pelo 2º ano, professores recorrem à Justiça para manter direitos

Professores da rede privada de São Paulo entraram com ação de dissídio coletivo após sindicato de escolar tentar alterar cláusulas de convenção
Pelo segundo ano consecutivo, os professores da rede privada de São Paulo recorreram à Justiça para negociar os direitos trabalhistas da categoria. O sindicato das escolas quer alterar cláusulas da convenção coletiva que garantem 30 dias de recesso, tempo para direito à semestralidade e estabilidade na pré-aposentadoria. Sem acordo, os docentes entraram com uma ação de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O Estado de São Paulo

Inclusão

Inep lança conteúdo em Libras no YouTube para o Enem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou uma versão do edital em Libras em seu canal no YouTube. Em breve, será publicado um passo a passo das inscrições, especialmente para a comunidade surda.
O Inep também vai veicular uma campanha de comunicação em Libras em suas redes sociais.

R7

Leis e políticas

Proposta vincula repasses federais ao pagamento de professores com dinheiro do Fundef

O Projeto de Lei 1826/19 determina que a União suspenda repasses para estados e municípios que descumprirem a destinação aos profissionais da educação de 60% dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Câmara

Avaliação

Com novo sistema, Enem 2019 já registrou quatro milhões de inscritos

Quatro milhões de pessoas já estão inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o número às 20h50 desta segunda-feira, 13 de maio, uma semana após a abertura das inscrições. Quem quiser fazer o exame para acesso à educação superior tem até as 23h59 da próxima sexta-feira, 17 de maio, para se inscrever, exclusivamente pela Página do Participante. Vale o horário de Brasília. Os boletos da taxa de inscrição poderão ser pagos até 23 de maio.

Inep

EAD

Licenciatura a distância cresce 1.500% em dez anos em particulares

Cursos na modalidade EaD já ultrapassam os presenciais
O número de matrículas em cursos de licenciatura a distância (EaD) em universidades particulares aumentou mais de 1.500% de 2005 a 2016, passando de 34,9 mil alunos para 559,6 mil em dez anos.
Só no curso de pedagogia, a quantidade de alunos saltou de 1.900 em 2005 para 354 mil em 2016, representando crescimento de 17.735%.

Folha de São Paulo

Opinião

As habilidades socioemocionais no currículo da educação básica

A Base é um documento extremamente relevante para a qualidade da educação brasileira e traz como nova diretriz para as escolas a garantia do trabalho com as crianças para o gerenciamento das emoções, através de temáticas que estimulem as habilidades socioemocionais. Para as escolas, a médio e longo prazo, espera-se a formação de alunos com pensamento autônomo, visível redução da indisciplina e melhores índices de aprendizagem.

Diário de Pernambuco

Quem ganha com as filmagens em sala de aula?

O incentivo de governantes à gravação de vídeos de professores valida uma prática de intimidação – como se a violência fosse uma boa estratégia de resolução de divergências.

Nexo

Ensino Superior

USP, Unesp e Unicamp convocam comunidade a debater cortes na educação no dia 15

Os reitores da USP, Unesp e Unicamp divulgaram nota nesta segunda-feira (13) em que criticam os cortes de verba das universidades e convocam a comunidade acadêmica a "debater problemas da educação e da ciência" no próximo dia 15, quando estão previstos protestos em todo o país.

Folha de São Paulo

'Mexer com a pós-graduação é mexer com o sistema todo de pesquisa no país', diz ex-presidente da Capes

O bloqueio de bolsas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (Capes) traz efeitos "imediatos" para pesquisas nos mais diversos campos, "com forte prejuízo para os programas e para a dinâmica da pós-graduação", diz o ex-presidente da agência Abílio Baeta Neves.

R7

Crise nas universidades leva governo a adotar discurso duplo

Folha de São Paulo

Cortes sucessivos de verbas provocam autoexílio de cientistas no exterior

Terra

Universidades e escolas paulistas aderem a paralisação contra cortes

Terra

Cortes e ataques às universidades públicas catalisam mobilização contra Bolsonaro

El País

Negócios

Ações de empresas privadas de educação disparam após cortes do MEC

As ações das três maiores redes de ensino privado do país dispararam após o anúncio do ministro Abraham Weintraub de contingenciamento de recursos em universidades federais. Embora tenha sido anunciado um corte de 30%, o MEC divulgou nota afirmando que o impacto será de apenas 3,4% do orçamento total das universidades.
A Kroton Educacional, a Estácio Participações e a Ser Educacional apresentam tendência de crescimento.

Veja

Eventos

Câmara lança Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas

Será lançada nesta quarta-feira (15) a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas. A coordenadora do grupo explica que o grupo atuará em um momento determinante em que escolas públicas brasileiras tem sido alvo de violência.

Câmara

Comissão debate segurança nas escolas

A segurança nos colégios brasileiros é o tema de uma audiência pública marcada para a próxima terça-feira (14) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O debate foi motivado após o atentado que provocou a morte de sete pessoas na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP). No dia 13 de março, um adolescente e um homem encapuzados usaram armas de fogo e facas para atacar alunos e funcionários.

Senado

Mostra no museu Catavento ensina tecnologia brincando

Exposição exibe a trajetória de cinco indústrias ligadas ao desenvolvimento do país e o impacto da informática sobre elas
Não tem nada melhor do que aprender colocando a mão na massa e essa é uma das propostas da mostra Integra: a cultura de um povo, desenvolvimento de um país no Museu Catavento, em São Paulo, a partir desta terça-feira (14) até 9 de junho.

R7

 

 

Voltar ao calendário