Notícias de Educação - 22/mai/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI
Pesquisar em todas ../as notícias (via Google):


Sala de aula

Investir em educação para a primeira infância é melhor 'estratégia anticrime', diz Nobel de Economia

James Heckman já era vencedor do Nobel de Economia quando começou a se dedicar ao assunto pelo qual passaria a ser realmente conhecido: a primeira infância (de 0 a 5 anos de idade), sua relação com a desigualdade social e o potencial que há nessa fase da vida para mudanças que possam tirar pessoas da pobreza.

BBC

A transformação digital na educação como base para a organização

A transformação digital já é uma realidade nas empresas. Diferente do que se imagina, ela vai além da tecnologia e da introdução dos diversos aplicativos. Essa é a parte mais fácil de fazer acontecer. O grande desafio está na mudança da cultura, que só acontece com a transformação do 'mindset' dos profissionais envolvidos no processo.
É essencial sair de um modelo “comando e controle” para uma gestão servidora, mais humanizada. Essa realidade já chegou também nas escolas, por meio do movimento denominado de “educação 4.0”.

IT Fórum

Escolas apostam na educação ambiental de crianças

Consumo consciente e preservação ambiental são discutidos em projetos. Alunos são convidados a repensarem seus valores
A preocupação com o meio ambiente tem sido pauta em escolas públicas e privadas de Fortaleza como uma discussão que não pode ser adiada. O POVO visitou três colégios, um deles da rede pública, para acompanhar a formação que deve levar meninas e meninos a serem adultos ambientalmente responsáveis.

O Povo

Dicas

Microsoft lança plataforma de cursos gratuitos de inteligência artificial

Lidar com um mundo cada vez mais digitalizado, em que sistemas de computador passam a desempenhar tarefas que todos presumiam ser atividades tipicamente humanas demanda o desenvolvimento de novas habilidades. Não que o cenário que temos adiante será o do domínio da máquina sobre humanos, como nos filmes “2001: Uma Odisseia no Espaço” e “Exterminador do Futuro”, mas novos desafios já podem ser vistos no horizonte. O desaparecimento de algumas atividades é inevitável, mas igualmente importante é estar atento às novas oportunidades que vão surgir em áreas ligadas à tecnologia.

Porvir

Projetos

Governo de Portugal aprova criação de nova escola em São Paulo

A criação de uma escola pública portuguesa em São Paulo foi formalmente aprovada pelo governo de Portugal, após quase dois anos da assinatura do protocolo de intenções com o governo paulista.
O colégio, previsto inicialmente para 2019, ainda não tem uma nova data de abertura estimada.

Folha de São Paulo

USP vai levar educação fiscal a escolas de ensino médio

Novo projeto da FEA-RP promove encontros para debater as funções e responsabilidades do pacto federativo
Qual a importância do Estado? Para que servem os impostos? Quais as obrigações de governos federais, estaduais e municipais? A resposta a cada uma destas questões envolve conceitos nem sempre bem compreendidos pelos cidadãos apesar de sua relevância para o País. De olho no público jovem, professores e alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP querem levar essa discussão às escolas de ensino médio.

Usp

Professora incentiva comunicação entre alunos carentes por meio de smartphones de papel

O projeto “Uma Mensagem para Você” foi um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil de 2018. Idealizado por uma professora do Distrito Federal, o projeto incentiva a comunicação entre alunos carentes por meio de smartphones de papel.

MEC

Gestão

Ministro promete "ótima notícia" sobre bloqueio de verbas a universidades

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta terça-feira (21) que, "em breve", o governo terá "ótima notícia" a respeito do contingenciamento de verbas de custeio a universidades e institutos federais de ensino.

iG

SP: Educadores divergem sobre ganhos com novas férias escolares anunciadas por Doria

Para educadores, mudança no calendário escolar da rede estadual de São Paulo não servirá para combater os problemas da educação paulista
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no fim de abril mudanças no calendário escolar para a rede estadual a partir de 2020. A principal delas trata-se do encurtamento do período de férias escolares de julho, que foram desmembradas entre abril e outubro.

iG

RJ: Witzel proíbe universidades estaduais do Rio de responderem a imprensa

Um ofício assinado pelo chefe de gabiente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Cavalcanti, e enviado para as três universidades estaduais do Rio de Janeiro: Uerj, Uenf e Uezo, em março deste ano, proibiu as instituições de ensino de responder solicitações da imprensa por conta própria.
De acordo com o documento, o motivo da determinação é para que as universidades e a Secretaria tenham "um único discurso". O governador Wilson Witzel ainda não comentou sobre o caso.

iG

Leis e políticas

Ministro da Educação estuda dar bolsa para quem tiver nota alta no Enem e quiser ser professor

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estuda criar uma bolsa para jovens que queiram ser professores do ensino básico. A ideia seria a de premiar alunos com altas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que quiserem cursar Pedagogia. Weintraub tem se reunido com fundações que apoiam a educação e a proposta surgiu nessas conversas.

O Estado de São Paulo

Ciência na Escola: a aposta do governo para formar nova geração de pesquisadores

O governo Bolsonaro lançou recentemente um programa que, se cumprir seus objetivos – e não faltam céticos, em meio aos cortes na educação –, ajudará a formar uma nova geração de cientistas no médio prazo.
Uma das grandes apostas do Executivo no primeiro ano de mandato, o Ciência na Escola envolve os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Os 114 milhões de reais reservados para o programa são modestos se comparados a outras iniciativas de governos anteriores – o Ciência Sem Fronteiras, controverso projeto de Dilma Rousseff, consumiu mais de 13 bilhões de reais. Mas a meta é ambiciosa. O objetivo principal é aumentar a afinidade dos estudantes com a ciência para, no médio prazo, reduzir o déficit de pesquisadores no país.

Gazeta do Povo

TCU recomenda que recursos do antigo Fundef não sejam usados para pagamento de professores

Em audiência pública nesta terça-feira (21) da Subcomissão sobre o Financiamento da Educação; a representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Vanessa de Lima, disse que o tribunal decidiu vetar o uso de recursos dos precatórios do antigo Fundef para o pagamento de salários e passivos trabalhistas de professores, por acreditar que esse dinheiro é extraordinário e não pode ser destinado a despesas permanentes.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Escolaridade não interfere na educação financeira do brasileiro

Um estudo da Serasa Experian, em parceria com o Ibope Inteligência e o Instituto Paulo Montenegro, revela que maior escolarização não significa, necessariamente, mais educação financeira.
A análise sinaliza que as diferentes experiências e situações passadas ao longo da vida têm maior impacto na atitude e no comportamento do consumidor ao lidar com as finanças.

Destak

Avaliação

Inep obtém dispensa de licitação e contrata nova gráfica para o Enem

A empresa Valid Soluções S.A. vai substituir a gráfica RR Donnelley, que imprimiria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não precisou abrir uma nova licitação para selecionar a gráfica, que foi contratada pelo valor global de R$ 151,7 milhões, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (21).

iG

Educação de Jovens e Adultos

Exame de educação de adultos tem falha de segurança e Inep não garante prova

A realização do exame federal para certificação de educação de jovens e adultos sofreu uma falha de segurança no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação). O governo Jair Bolsonaro (PSL) não garante que a prova será realizada como previsto, em agosto, nem mesmo neste ano.

Folha de São Paulo

Inep demite dois funcionários após descobrir falha de segurança no Encceja

G1

No primeiro dia, exame para jovens e adultos já registra quase meio milhão de inscritos

Inep

Opinião

Tecnologias disruptivas e o novo contexto global da educação

Em uma sociedade cada vez mais múltipla e conectada, será que existe uma única forma correta e eficiente de transmitir conteúdo? Há séculos, quando o modelo educacional ainda predominante foi desenvolvido, havia o entendimento de que professores ensinavam, alunos aprendiam. Nessa hierarquia, nessa lógica.
Com a informação ao alcance de um clique, a interação entre quem ensina e quem aprende tem sido cada vez mais horizontalizada. Novas metodologias, como a sala de aula invertida, foram desenvolvidas para atender à demanda crescente por autonomia e responsabilização no processo individual de aprendizado.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC quer trazer recurso para universidade com parcerias privadas

O Ministério da Educação elabora um plano de parcerias entre universidades e empresas para ser discutido com reitores em 20 dias, segundo o secretário de ensino superior, Arnaldo Lima.
A ideia é que a pasta tome a dianteira na aproximação entre a pesquisa feita no que Lima caracteriza como universidades com espírito empreendedor e as necessidades do mercado.

Folha de São Paulo

Empresas que investem em inovação veem perdas com cortes em universidades

Entidades que representam empresas inovadoras veem risco de perda de competitividade com os cortes no orçamento das universidades federais e os congelamentos de bolsas de estudo anunciados pelo governo.
Na avaliação das empresas, a relação entre a pesquisa acadêmica e o mercado estava aquém do esperado, porém vinha em evolução, o que pode ser perdido caso as atividades das universidades seja comprometida.

Folha de São Paulo

Eventos

Protestos contra cortes na Educação motivaram ‘resposta’ pró-Bolsonaro

Mensagens com convocação de manifestações em apoio ao governo surgem com destaque no WhatsApp logo após os atos do dia 15
As imagens que convocam para as manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro, no próximo domingo, começaram a se destacar entre as mais circuladas do WhatsApp no dia 16, quinta-feira, logo após os atos contrários ao governo e aos cortes na Educação.

O Estado de São Paulo

Com recorde de escolas, começa Olimpíada de Matemática

Mais de 18,1 milhões de estudantes fazem hoje (21) a prova da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Neste ano, a olimpíada atingiu o número recorde de escolas participantes: 54.830 localizadas em 99,71% dos municípios brasileiros.

R7

Os desafios e as alegrias de ser diretor no Brasil

O MIS (Museu da Imagem e do Som) é o espaço escolhido para receber a exposição Ser Diretor – Uma Viagem por 30 Escolas Públicas Brasileiras, com 40 fotos do fotógrafo e jornalista Eder Chiodetto. E como o nome denuncia, retrata o cotidiano de dirigentes de escolas de seis estados do Brasil (Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Pará e Espírito Santo).

R7

Entidades querem que PEC torne Fundeb permanente e mantenha recursos

A comissão especial que analisa a proposta (PEC 15/15) de tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizou audiência pública para ouvir representantes dos trabalhadores em educação, dos municípios e dos estudantes sobre as propostas apresentadas no relatório que está sendo analisado pelos deputados.

Câmara

Policiais e jurídicas

Professora que mentiu sobre Harvard pede desculpas, mas não explica motivação

A professora Joana D’Arc Félix, 55, recebeu a reportagem na Escola Agrícola de Franca para esclarecer suspeitas levantadas contra ela. Félix pede desculpas por ter dito que tinha pós-doutorado em Harvard e afirma que das 15 patentes que costuma citar apenas sete têm registro —mas demonstra surpresa ao ouvir que, segundo o Inpi, não há registro de patentes em seu nome. O mesmo ocorre em relação à dívida com a Fapesp, que ela diz querer esclarecer com a fundação.

Folha de São Paulo

Mesmo sem Harvard e patentes, alunos mantêm admiração por professora

Folha de São Paulo

Polêmicas

Ministro da Educação sugere uso da PM nos campi para reduzir despesas com terceirizados

Os reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), acompanhados de parlamentares da bancada federal do RN, estiveram reunidos na noite dessa segunda-feira (20), com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, com o secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, na sede do Ministério, em Brasília. Segundo a UFRN, os reitores ouviram do ministro a sugestão de permitirem a atuação da Polícia Militar nos campi como forma de economia, reduzindo o gasto com pagamento dos serviços de empresas de vigilância.

Tribuna do Norte

Ministro da Educação sugere que estudantes da UFRN, IFRN e Ufersa assumam serviços de limpeza das salas de aula

Portal no Ar

SC: Professor é demitido após trabalhar texto sob tortura na ditadura militar

O docente foi denunciado por um pai de aluno e a Secretaria de Educação de Itapema decidiu por desligá-lo da escola
O professor de educação física Willian Meister foi demitido da escola Escola Municipal de Educação Básica Oswaldo dos Reis, de Itapema, Santa Catarina, após trabalhar um texto poético sobre o período da ditadura militar com seus estudantes.

Carta Educação

 

 

Voltar ao calendário