Notícias de Educação - 23/mai/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI
Pesquisar em todas ../as notícias (via Google):


Projetos

Alunos decidem juntos como serão avaliados em disciplina do curso de letras

Professora conta como adotou novas metodologias no ensino superior e envolveu a turma na decisão do processo avaliativo
As aulas meramente expositivas e teóricas sempre me incomodaram na universidade. O sistema avaliativo baseado em provas também não fica atrás. Na disciplina “Aprender a Aprender Língua Estrangeira”, ministrada no primeiro semestre do curso de letras/inglês da Universidade Federal do Pará, resolvi jogar tudo isso para o alto!

Porvir

Gestão

Após protestos, governo usa reserva para liberar dinheiro para educação

O governo federal vai usar recursos da reserva orçamentária para desbloquear parte do dinheiro da educação que havia sido contingenciada. A medida foi anunciada nesta quarta (22), uma semana após os protestos que levaram manifestantes a mais de 150 cidades do país.

Folha de São Paulo

Governo anuncia que não fará novos congelamentos e recompõe verba do MEC

Uol

"Recomposição" de verba do MEC representa menos de um terço do contingenciamento

iG

Governo decide repor 21% da verba cortada na educação

Folha de São Paulo

Governo libera verba para Educação, mas bloqueio ainda é de R$ 5,8 bi

Exame

Leis e políticas

Ministro da Educação diz que apoia mais recursos para o Fundeb, mas quer ‘cobrar metas’

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta terça-feira (22) que concorda com a proposta de ampliar as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas pretende “cobrar metas” de estados e municípios como contrapartida.

G1

Educação municipal pública não sobrevive sem o Fundeb, alertam debatedores

Senado

Escola sem Partido tem data para ser votado no Paraná. Veja o que pensa cada deputado

Está na pauta da sessão da próxima terça-feira (28) a votação do projeto de lei conhecido como Escola sem Partido, na Assembleia Legislativa do Paraná. De autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) e do agora deputado federal Felipe Francischini (PSL), a proposta veda a "prática de doutrinação política e ideológica" nas salas de aula.
Em levantamento realizado pela Gazeta do Povo, 34 dos 54 parlamentares paranaenses se posicionaram a respeito do projeto. A maior parte deles (19 deputados) disse ser completamente a favor ao Escola sem Partido.

Gazeta do Povo

Congresso estadual vai criar novo Plano de Educação para o Rio de Janeiro

Nem só de História e Matemática vive o ensino. A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Malvina Tânia, participou da terceira reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizada na manhã desta quarta-feira (22). Ela anunciou a realização ainda este ano do Congresso Estadual que vai elaborar o Plano Estadual de Educação.

Eu Rio

AL: Projeto institui a criação da educação bilíngue no sistema de ensino de Alagoas

Tramita Assembleia Legislativa de Alagoas projeto de lei que institui a criação da educação bilíngue como integrante do sistema estadual de ensino e dá outras providências. A matéria foi lida no plenário da Casa e encaminhada as comissões técnicas para análise e emissão de pareceres.

AquiAcontece

Estatística, pesquisas e estudos

USP é a que mais publica. Mas é a 775ª colocada em proporção de artigos “top-10”

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior do Brasil com a maior produção científica, mas está em 775º lugar em proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo. O dado é da última edição do Leiden Ranking, divulgado na semana passada, que classifica instituições por impacto científico.

Gazeta do Povo

EAD

Mães optam por cursos a distância para conciliar faculdade com maternidade

Os cursos a distância, popularmente conhecidos como EaD, tornaram-se opção para quem sonha em fazer faculdade e não tem condições de frequentar aulas presenciais regularmente. Horários de estudos mais flexíveis, possibilidade de estudar em casa e mensalidades mais baixas atraem pessoas que precisam conciliar a graduação com os desafios da vida adulta.
Diversos fatores levam as pessoas a optarem por cursar uma faculdade EaD e, no caso das mulheres - que são 58% dos estudantes universitários - a maternidade mostra-se um motivo que pesa nesta escolha.

Breasil Escola

Opinião

Os investimentos na educação: o futuro do futuro do Brasil

Melhorar a qualidade do ensino não será mais possível aumentando o gasto por aluno. É preciso, mais do que nunca, saber onde e como investir nossos recursos
Qualquer análise um pouco mais detida sobre o orçamento da União constata que, para além da retórica circense, há uma tendência de corte de gastos em todas as áreas do setor público que já dura cinco anos e três presidentes, sendo cada um de um recorte ideológico do nosso mapa político.

Nexo

Universidades públicas: falta de verba, ideologia e soluções

A notícia mais comentada nas últimas semanas foi o bloqueio de 30% do orçamento discricionário de todas as universidades federais e a greve de professores e alunos no Brasil.
Mas fora dos holofotes de Brasília, a 1.729km dali, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), também fez cortes no orçamento das universidades estaduais.
É necessário separar o que é político do que é matemático. É inegável que o governo vem se atrapalhando na comunicação com a população. Mas esses dois casos de partidos extremos agindo da mesma maneira, são mais uma evidência de que o problema não é ideologia, é falta de dinheiro.

Gazeta do Povo

A fatura universitária

Públicas ou privadas, alguém paga pelas universidades
O lado positivo de crises fiscais é que elas nos obrigam a repensar prioridades, oferecendo a possibilidade de nos livrarmos de dogmas. O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que estudantes de famílias ricas poderiam contribuir com a universidade pública pagando mensalidades. Costa, é importante frisá-lo, é do PT, partido que se destaca na defesa da chamada “universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Ministro da Educação diz que MEC não cobrará mensalidade em universidades federais

Em um vídeo publicado nesta segunda-feira no Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, entre outras coisas, que não serão cobradas mensalidades em universidades federais. Ainda na gravação, ele diz que terá uma "ótima notícia" sobre contingenciamento na pasta, mas que só revelará o que é "em uma outra mensagem".

O Globo

Eventos

Ministro defende Fundeb, metas e mensalidade na pós em sessão marcada por tumulto na Câmara

Estudantes da UNE e da UBES tentaram fazer perguntas e houve confusão com deputados do PSL. É a terceira vez que Weintraub vai ao Congresso desde o início do mês.
Em sessão marcada por tumultos na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que concorda com a proposta de ampliar as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas pretende “cobrar metas” de estados e municípios como contrapartida. Weintraub também defendeu a cobrança de mensalidades na pós-graduação.

G1

Bate-boca na Comissão de Educação: Weintraub discute com parlamentares

Metrópoles

Ministro se recusa a ouvir alunos e sessão na Câmara termina em balbúrdia

Correio Braziliense

Após criticar 'balbúrdia', Weintraub diz querer esvaziar tensões em escolas

Uol

Abraham Weintraub critica política do Fies e destaca inadimplência de 47% dos estudantes

MEC

Ministro quer rever metas do Plano Nacional de Educação

Câmara

Tabata acusa Weintraub de divulgar seu telefone e diz que vai processá-lo

Uol

Senadores defendem deputada e protestam contra ministro da Educação

Senado

Policiais e jurídicas

AL - Golpe do Diploma: Comissão de Educação ouve depoimentos de estudantes

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa reuniu-se, extraordinariamente, na manhã desta quarta-feira, 22, para ouvir depoimentos de estudantes que foram lesados pelo chamado golpe do diploma. Só em Alagoas, estima-se que mais de 20 mil alunos tiveram seus sonhos interrompidos pela atuação fraudulenta faculdades fantasmas.

TNH1

 

 

Voltar ao calendário