Notícias de Educação - 24/mai/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar em todo o site (via Google):


Sala de aula

Unesco firma parceria para promover a educação midiática no Brasil

O Instituto Palavra Aberta e a Unesco firmaram no último mês uma parceria para promover a educação midiática dos jovens brasileiros. A cooperação vai capacitar professores para trabalhar com seus alunos temas como o acesso à informação no mundo digital e a função das mídias nas democracias.

Jornal da USP

Ferramenta permite ao professor avaliar suas competências em tecnologia

Ferramenta lançada pelo Centro para a Inovação da Educação Brasileira entrega devolutiva com descrições sobre como o docente pode evoluir até chegar a um nível de transformar a própria prática e a dos colegas
O conceito de escola conectada vai muito além do acesso à internet. Nesta quinta-feira (23), o 17º Conecte-C, evento promovido pelo CIEB (Centro para Inovação da Educação Brasileira), discutiu como uma formação mais assertiva do professor pode fazer com que a adoção de novas tecnologias apoie a transformação de práticas pedagógicas.

Porvir

Projetos

Para especialista da ONU, governos devem promover educação para pais

Além das políticas econômicas e sociais, os governos devem se preocupar também em promover programas de educação para pais. É o que defende a cientista política polonesa Renata Kaczmarska, porta-voz do Secretariado da ONU para questões de família.
Na última sexta, a especialista esteve em São Paulo para apresentar estudo das Nações Unidas que mostra como políticas públicas voltadas para a família podem ajudar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conjunto de 17 metas definidas pelas ONU que devem ser cumpridas até 2030.

Folha de São Paulo

Projeto De Geração para Geração promove troca de experiências entre crianças e idosos

Respeitar os mais velhos e aumentar a autoestima dos idosos. Foi por meio dessas diretrizes que nasceu o projeto De Geração para Geração, desenvolvido em uma escola pública do município de Indaial, em Santa Catarina.
O projeto social promove troca de experiências entre crianças e idosos em escola, além de aumentar a autoestima dos idosos.

MEC

Gestão

Orçamento do MEC tem perdas reais desde 2015 após série de cortes

Verba da pasta da Educação cresceu 10% durante governos Lula e Dilma, mas retraiu 6% em 4 anos
Sucessivos cortes de recursos ocorridos desde 2015 causaram queda real (descontada a inflação) no orçamento total do MEC (Ministério da Educação), que deixou de acompanhar o aumento dos preços no período que vai até 2018, mostram dados oficiais.

Folha de São Paulo

Por que investir na educação bilíngue? Saiba mais sobre a opção

Se antes era considerado um diferencial, o domínio de um segundo idioma tornou-se uma necessidade básica para quem deseja conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho. Não é à toa que a escola bilíngue tornou-se uma das modalidades mais procuradas pelos os pais que querem proporcionar uma educação diferenciada aos seus filhos.
Basicamente, uma instituição de ensino bilíngue apresenta a mesma grade curricular das escolas brasileiras, porém na comunicação estrangeira.

Catraca Livre

A diferença entre a infraestrutura de escolas públicas e privadas

Menos da metade das escolas do Brasil têm refeitório ou laboratório de informática. Particulares têm mais itens de infraestrutura em todos os quesitos.
(Gráficos)

Nexo

Governo do RS estuda modelos de parcerias público-privadas para escolas estaduais

A remodelação da estrutura do Estado, com as privatizações de estatais e concessões de serviços públicos à iniciativa privada, ganhou uma nova frente de atuação no Rio Grande do Sul: as parcerias público-privadas na educação. O governo gaúcho trabalha com pelo menos duas propostas pensadas para minimizar problemas na estrutura física das escolas e na aprendizagem dos alunos.

Zero Hora

Prefeito que cancelou carnaval pra investir em educação inaugura escola

Lembra do prefeito de Colatina, no Espírito Santo, que cancelou a festa de carnaval da cidade pra economizar e investir em saúde e educação? Com o dinheiro ‘não gasto’ no carnaval do ano passado Sérgio Meneguelli acaba de inaugurar uma escola rural.

NotiSul

Profissionais da Educação

Cresce o interesse por cursos de licenciatura

Um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Fundação Carlos Chagas (FCC) rendeu a publicação Professores do Brasil que apresenta um aumento de estudantes que optaram pela formação na área de educação. De acordo com o material, que é o terceiro da série, as matrículas para a licenciatura passaram de 659 mil alunos, em 2001, para 1,5 milhão em 2016. Desse total, 882.749 faziam licenciatura em cursos de ensino presencial e, o restante, 641.580, por meio de cursos a distância.

Estado de Minas

Com a crise, mestres e doutores brasileiros vivem de “bico” para se sustentar

Números mais recentes do Relatório Mestres e Doutores, divulgado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mostram que o mercado mudou. Cada vez mais, os profissionais passaram a se qualificar e os títulos de mestre ou doutor deixaram de virar sinônimo de emprego.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Deputado do PSL propõe tirar Paulo Freire como patrono da educação do Brasil

O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) apresentou nesta quarta-feira (22) um projeto de Lei que contempla um antigo desejo de grupos liberais e conservadores: a substituição do pedagogo Paulo Freire como patrono da Educação. O projeto já contempla o nome do substituto.
O PL 3033/2019, se aprovado, instituirá São José de Anchieta como patrono da educação no Brasil.

Boletim da Liberdade

"Para nos preparar para a revolução industrial 4.0, precisamos entender que educação temos no Brasil"

É preciso inovar em infraestrutura e capacitação de profissionais para que o Brasil se aproxime da indústria 4.0 -- e integrar universidades e empresas é um dos caminhos. Mas para Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ, também é preciso voltar algumas casas nessa discussão. Segundo ela, a educação básica precisará receber mais atenção se o país quiser inovar.

Época Negócios

PL quer José de Anchieta como patrono da educação

O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) apresentou um projeto de lei que, se aprovado, colocará José de Anchieta como patrono da educação no Brasil. O cargo é atualmente ocupado pelo pedagogo Paulo Freire.

Pleno News

Política partidária

'Eu exagerei', diz Bolsonaro sobre ter chamado manifestantes da educação de 'idiotas úteis'

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo que exagerou ao chamar de "idiotas úteis" manifestantes que foram às ruas no último dia 15 contra cortes de verbas para a Educação. Na ocasião, Bolsonaro também afirmou que os estudantes são "massa de manobra", manipulados por uma minoria que comanda as universidades federais. Para o presidente, o "certo" seria chamá-los de "inocentes úteis".

O Globo

Pai diz que filho foi impedido de frequentar aula por defender Bolsonaro

Um pai de aluno de uma escola municipal de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) registrou um boletim de ocorrência onde afirma que seu filho, de 12 anos, foi impedido por um professor de História de frequentar as aulas depois de defender o presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante um debate em sala de aula.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Alunos de escola integral têm mais chance de passar no vestibular

Passar mais tempo na escola e participar de atividades como teatro, dança e reforço escolar aumenta a chance de estudantes do ensino médio serem aprovados no vestibular. Além disso, eles terão, em média, um salário maior do que os demais ao ingressar no mercado de trabalho. O resultado faze parte da pesquisa inédita Mais integral, mais oportunidades.

EBC

Educação em tempo integral garante diminuição das diferenças sociais

iG

Opinião

O nosso compromisso com a educação

A guerra ideológica que o governo está travando contra o que chama de “marxismo cultural” está destruindo o Ministério da Educação, o campo de batalha escolhido para o embate.
Diante desse cenário de polêmicas, desmandos e absurdos, criamos uma comissão externa na Câmara dos Deputados para acompanhar de forma séria e responsável os trabalhos da pasta. É a maior comissão externa já criada, com 59 deputados em diferentes posições do espectro ideológico, desde representantes do PSOL até o partido Novo.

Nexo

Ensino Superior

Menos de 1% dos estudantes aderiram à renegociação de dívidas com o Fies

O governo federal lançou em abril a renegociação com o objetivo de reduzir em R$ 2,2 bilhões o passivo do programa
O processo de renegociação das dívidas de alunos inadimplentes há mais de 90 dias com o Fies (Financiamento Estudantil) ainda não surtiu efeito: menos de 1% dos 517 mil estudantes com contratos em atraso aderiram até o momento.

Folha de São Paulo

Eventos

Professores mostram livro de Paulo Freire ao tirar foto com ministro da Educação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou na manhã deste sábado (25) de um encontro com 30 educadores que venceram o Prêmio Professores do Brasil. Ao fim do encontro, realizado em um hotel em São Paulo, ao menos quatro professores levantaram livros do educador e filósofo Paulo Freire quando posaram para uma foto ao lado do ministro.

G1

Weintraub conversa com professores premiados e fala de contingenciamento

iG

Estudantes vão às ruas para o segundo protesto global contra a mudança climática

Estudantes de diversas partes do mundo fazem nesta sexta-feira (24) a segunda greve global pelo clima, cobrando das autoridades ações mais efetivas contra as mudanças climáticas.

G1

Legislação Participativa debate liberdade de cátedra na educação

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na terça-feira (28), para debater a “Liberdade de Cátedra” na educação, em especial na universidade pública.

Câmara

Defesa do Consumidor debate problemas no Fies

A Comissão de Defesa do Consumidor debate nesta terça-feira (28) problemas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Foram convidados para o debate representantes dos ministérios da Educação; da Economia; do Desenvolvimento Regional; da Casa Civil da Presidência da República; da Caixa Econômica Federal; e da União Nacional dos Estudantes.

Câmara

Comissão do Fundeb faz duas audiências na próxima semana

A Comissão Especial do Fundeb (PEC 15/15) promove duas audiências na próxima semana nesta semana para debater a proposta de tornar o permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Câmara

Policiais e jurídicas

TCU investiga possíveis desmandos no MEC durante gestão de Vélez

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar se houve desmandos na gestão desastrosa de Ricardo Vélez Rodriguez à frente do Ministério da Educação (MEC), durante os primeiros três meses do governo Bolsonaro. Desde o início do mês, o TCU está debruçado sobre diversas acusações ao ex-ministro.
Contra ele, é preciso apurar “possíveis prejuízos ao regular andamento das políticas públicas e programas de governo a cargo do MEC , além de possíveis ilegalidades advindas das decisões da alta gestão da referida pasta ministerial”, diz a investigação.

iG

Outras do dia

Alimentos orgânicos chegam a 41% na rede de ensino municipal de SP

As escolas da rede municipal do município de São Paulo já contam com 41% de alimentos orgânicos nas refeições oferecidas aos alunos: são mensalmente compradas 287 toneladas de arroz e legumes, 34.104 unidades de banana e 7,5 litros de suco de uva — todos cultivados de forma orgânica.

R7

Aplicativos podem ser aliados dos pais na educação dos filhos

Ao olhar as lojas virtuais dos smartphones, o que não é falta é aplicativo para baixar. Tem opções para todos os gostos e interesses. Mas quando o assunto envolve os filhos, os pais precisam ficar atentos. Alguns aplicativos ajudam na educação das crianças e podem ser interessantes.

R7

 

 

Voltar ao calendário