Notícias de Educação - 31/mai/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar em todo o site:


Destaque: Manifestação

Atos contra cortes na educação têm menor expressão; MEC parte para o ataque

Milhares de pessoas foram às ruas pela segunda vez, nesta quinta-feira (30), para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mas o número de cidades que foi palco de protestos diminuiu, quando comparado ao último dia 15 de março. Foram em 136 cidades em 25 estados e no Distrito Federal, contra 222 municípios no primeiro ato. No domingo (26), 156 cidades registraram atos em apoio ao presidente e às reformas em 26 estados e no Distrito Federal. Os protestos foram pacíficos.

Gazeta do Povo

Veja as imagens das manifestações pela educação em todo o Brasil

iG

Estudantes organizam protestos em 23 estados e no DF contra cortes na Educação

Nova Escola

Estudantes e MEC medem forças em 2º dia de protestos

Folha de São Paulo

Atos pela educação incorporam pautas anti-Bolsonaro e perdem fôlego

Uol

Brasileiros no exterior também se mobilizam pela educação

Fórum

Cortes ou "contingenciamento"? Entenda medida do MEC que desencadeou protestos

iG

Manifestantes queimam boneco de Bolsonaro em frente ao MEC

Gazeta do Povo

Presença de partidos, sindicatos e 'Lula Livre' causa divergências em ato pela educação em SP

BBC

Manifestação em São Paulo evita partidos e 'Lula Livre'

Terra

'Você foi às ruas quando Dilma cortou na Educação?' Manifestantes respondem

Uol

"Mais Paulo Freire e menos Olavo", pedem manifestantes durante protesto em SP

iG

Centrais sindicais usam atos pela educação para promover greve de 14 de junho

iG

MEC diz ter indícios de que professores coagiram alunos a participar de manifestações

Gazeta do Povo

MEC diz que professores, alunos e pais não podem divulgar protestos

Folha de São Paulo

MEC sugere que vai descontar pagamento de servidores que foram às manifestações

iG

NOTA OFICIAL: Instituições de ensino públicas não podem promover movimentos políticos

MEC

MEC quer denúncia de alunos, professores e até pais que divulgarem protestos

iG

Opinião: Ministro reage a protestos com delírio totalitário e perseguição

Folha de São Paulo

Professor intima alunos a assumirem “papel revolucionário” contra o governo

Gazeta do Povo

O efeito do novo ato pela educação. Para governo e oposição

Nexo

Sala de aula

‘As pedagogias progressistas são elemento de equidade’, diz professor brasileiro de Columbia

“Se os itinerários vão ser os mais simples, mais baratos e menos sofisticados, vamos perder a oportunidade trazer o interesse dos alunos para a escola.” Com essa afirmação, Paulo Blikstein, professor brasileiro da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), e pesquisador em novas tecnologias para a educação, ressalta o papel das pedagogias progressistas como um elemento importante para promover a equidade, já que uma escola com diferentes aulas, metodologias e espaços traz mais motivação para crianças, adolescentes e jovens.

Porvir

Gestão

Conselho Nacional dos Direitos Humanos recomenda revisão de bloqueios na educação

Documento também cita a "não ingerência" na autonomia universitária e a livre iniciativa científica.
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) publicou uma recomendação para que o governo revise o contingenciamento (bloqueio) de recursos da educação e que não interfira na autonomia universitária e na livre investigação científica. O texto está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

G1

Profissionais da Educação

Burnout entre professores: precisamos falar mais sobre isso

A síndrome de burnout, mais conhecida como a síndrome do esgotamento físico e mental, é muito comum entre professores e apresenta diversos sinais nem sempre tão claros para si mesmo e para os que estão ao redor

Nova Escola

Leis e políticas

Projeto autoriza criação de auxílio-creche para famílias de baixa renda

O Projeto de Lei 2426/19 autoriza os municípios e o Distrito Federal a pagar um auxílio financeiro para que famílias de baixa renda possam matricular crianças de 0 a 5 anos em creches privadas. A autorização será válida apenas quando não houver vagas suficientes nas instituições públicas.
A proposta será analisada pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Coleta de dados do Censo Escolar 2019 começa com novidades; prazo termina em julho

Está aberto o período de coleta de dados do Censo Escolar 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início ao levantamento nesta quarta-feira, 29 de maio, Dia Nacional do Censo Escolar. O registro dos dados deverá ser feito por todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, da educação básica e da educação profissional, exclusivamente pela internet, no Sistema Educacenso. O prazo se encerra em 31 de julho.
As instituições deverão informar os dados da matrícula inicial. Esta etapa do Censo Escolar tem foco nas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Inep

Pesquisa inédita sobre refugiados no país revela boa formação escolar

A maioria dos refugiados no Brasil trabalha, tem nível de escolaridade acima da média brasileira e, apesar das dificuldades que enfrenta, buscaria mais uma vez o país, caso precisasse novamente de guarida. Muitos deles também manifestam que querem prosperar no país através do empreendedorismo. E, embora, por um lado, alguns tenham a alegria de estabelecer laços afetivos com brasileiros, por outro, uma parcela ainda sofre discriminação, ganha pouco e desconhece seus direitos.

Uol

EAD

O estudo a distância na era dos MOOCS

Ainda hoje, existem cursos por correspondência, programas educativos no rádio e telecursos televisivos. De uma forma geral, nenhum deles apresentou uma grande ruptura em relação ao modelo anterior de educação a distância, até a criação dos MOOCs.
A sigla MOOC é de origem inglesa e significa Massive Open Online Course (curso aberto online e massivo), o que quer dizer que eles são abertos e voltados para um grande público que acessará o conteúdo do curso completamente online.

Unioversia

Opinião

Por que investimos tão pouco na primeira infância?

As evidências mostram que os retornos ao destinar recursos para os primeiros anos de vida das crianças são altos. Desafio é criar políticas públicas de larga escala.

Nexo

Ensino Superior

Com incubadoras universitárias, alunos se formam com diploma e empresa própria

Núcleos de incentivo ao empreendedorismo nas universidades ganham força entre alunos de Administração e de outras carreiras
Pensadas para ser um ambiente para criar empresas de verdade, com consultorias e tutorias profissionais, as incubadoras têm selecionado alunos de diversas áreas para fomentar o empreendedorismo e a inovação. O espaço é uma forma de conectar alunos ao mercado de trabalho, por meio de contato até com grandes empresários.

O Estado de São Paulo

Eventos

A pedagogia do cuidado

Qual o propósito da Educação? Para que ela serve hoje? Qual é o objetivo de se educar as gerações futuras? Sem essas respostas, podemos virar tudo do avesso – as escolas, os sistemas de ensino, as políticas públicas, as faculdades de Pedagogia –, mas vamos continuar a acumular fracassos, frustrações e não vamos conseguir preparar as pessoas para que sejam realizadas e capazes de se comprometer com a coletividade à sua volta.
Essa foi a principal provocação feita pelo professor Bernardo Toro, filósofo colombiano que esteve no Brasil semana passada.

O Estado de São Paulo

Para MEC, educação domiciliar deve ser opção para famílias

Tema dividiu opiniões em seminário da Câmara. Pais querem liberdade para educar em casa, mas especialistas argumentam que a escola é lugar de convívio com o diferente e que prover educação é dever do Estado
A regulamentação da educação domiciliar, também chamada de homeschooling, dividiu opiniões em seminário na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (30).

Câmara

Polêmicas

Jesuítas recusam substituição de Paulo Freire por Anchieta como patrono da educação

Nota assinada pelos padres Nilson Marostica, reitor do santuário, e Bruno Franguelli, vice-reitor, defende que “São José de Anchieta não pode ser usado com fins ideológicos”. A publicação é uma resposta ao projeto de lei 3.033/2019, de autoria do olavista Carlos Jordy (PSL-RJ), que pede a substituição de Paulo Freire por José de Anchieta como patrono da educação

Fórum

 

 

Voltar ao calendário