Notícias de Educação - 04/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

“O que mais precisamos para mudar a Educação é coragem”

Mesmo com tecnologia limitada, Jon Bergmann acredita que é possível implantar a metodologia da sala de aula invertida no Brasil
Ao criar o conceito de sala de aula invertida com seu colega Aaron Sams, em 2007, Jonathan Bergmann também estabeleceu que a metodologia abre espaço para relações mais próximas entre professor e aluno. “O bom ensino começa com um bom relacionamento, mas também precisamos acrescentar curiosidade e conteúdo”, sintetiza o professor norte-americano em um de seus vídeos.

Nova Escola

Projetos

Alunos estudam física observando saltos de atleta olímpico

Alunos do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie terão uma experiência de aula conjunta na próxima quarta-feira (5/6). Os professores Nelson Braga (física) e César Castro (educação física) irão juntar as disciplinas com o objetivo de agregar teoria e prática.

Correio Braziliense

Gestão

Governo de SP exonera 26 dirigentes de ensino após 'entrevista de emprego'

A Secretaria Estadual da Educação, sob comando de Rossieli Soares, vai exonerar um terço dos dirigentes regionais de ensino, que comandam grupos de escolas no estado de São Paulo. Dos 91 gestores atuais, 26 não preencheram os requisitos do novo sistema de seleção para cargos de chefia da pasta. Outros 8 deixarão o posto para se aposentar.
Chamado de Líderes Públicos, o programa de avaliação baseado em critérios objetivos está sendo implementado pelo governo João Doria (PSDB), que tem como discurso o foco em gestão no setor público aos moldes das empresas privadas.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

MT: Professores radicalizam e greve da Educação entra na 2ª semana; Governo pede apoio do MPE e Assembleia Legislativa

Os trabalhadores da rede estadual de ensino entram na segunda semana com as atividades paralisadas, em Mato Grosso. Na última sexta-feira (31), representantes da categoria estiveram reunidos com o governador Mauro Mendes (DEM), mas não houve acordo. Além de reajuste ou recomposição salarial, eles cobram reforma e melhorias na infraestrutura das mais de 760 unidades escolares localizadas no Estado. O movimento começou na última segunda-feira (27). Desde então, os pontos dos grevistas estão sendo cortados. Com o radicalismo da categoria, o Governo pediu apoio ao Ministério Público do Estado (MPE) e Assembleia Legislativa para tentar convencer os professores a cessarem a greve no estado.

O Documento

Inclusão

Frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família chega a 90,31%

A frequência escolar no primeiro bimestre dos estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família teve o melhor índice desde 2007. A taxa de alunos dentro da sala de aula em fevereiro e março deste ano, que corresponde ao primeiro bimestre escolar, chegou a 90,31%, enquanto há doze anos registrou 66,22%.
Entre os motivos apresentados pelos 10% restantes dos estudantes que não mantém a frequência escolar estão doenças, problemas físicos, falta de transporte, gravidez e desastres naturais.

Hoje em Dia

Educação superior brasileira: inclusão interrompida?

Os dados mostram uma redução das desigualdades no acesso à educação superior muito clara, pelo menos até 2015, com uma aproximação do perfil dos estudantes de graduação brasileiros ao da população brasileira em termos de renda, cor/raça e região.
Mas, a partir de 2015, para além da crise no mercado de trabalho, há cortes no orçamento da educação superior com fortes impactos nas políticas públicas, que afetam a capacidade financeira das famílias.

Nexo

Leis e políticas

Continuação do Fundeb é unanimidade entre os políticos. Mas como garantir?

A continuidade do Fundeb ou a implantação de mecanismos para substituí-lo, mas com sistemática semelhante, é um tema que detém rara unanimidade no cenário político, com um arco de apoios que vai do PSL ao PSOL. A ideia de manutenção conta também com apoio do governo federal, por meio do Ministério da Educação - a diretriz de se fortalecer o ensino básico é cada vez mais reforçada pela gestão de Jair Bolsonaro (PSL).
Apesar do ambiente de consenso, existem diferenças sobre como garantir essa continuidade.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

UFG é premiada por realizar testes farmacêuticos sem a necessidade de cobaias

Um dos maiores desafios das indústrias farmacêutica e de cosméticos é o desenvolvimento de tecnologias que permitam a realização de testes de novos produtos sem o uso de animais. Novas regulações impostas pelos países - e também recomendadas pela Organização Mundial de Saúde - têm aumentado a necessidade de inovação nesse campo.
Na Universidade Federal de Goiás, um laboratório se tornou referência no assunto. O Tox In, criado em 2004, permite a realização de testes com alto grau de confiabilidade sem a necessidade de cobaias.

Gazeta do Povo

Sisu do 2º semestre terá 59 mil vagas para o ensino superior em todo o país, diz MEC

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2019 vai oferecer 59 mil vagas em 1,7 mil cursos de 76 instituições, afirmou nesta segunda-feira (3) o Ministério da Educação. De acordo com a pasta, este é o maior número ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa.

G1

Cortes de gastos não prejudicaram Sisu, garante secretário do MEC

R7

Administração e pedagogia são os cursos com maior oferta de vagas no 2º semestre do Sisu

Hoje em Dia

Negócios

Empreendedor cria coworking na área de educação e amplia oportunidades para professores

A Porto educação é uma escola para professores e gestores educacionais e, recentemente, foi criado um coworking ligado à educação.
Conta com salas para professores darem aulas particulares, salas para cursos, reuniões e eventos. Além disso, conta com um leque de cursos voltados à formação docente de professores - cursos de curta duração cujo objetivo é o de levar ferramentas e inovação ao trabalho dos professores em sala de aula. As escolas de educação básica cotam cm pacotes anuais de assinatura, em contratam um número de cursos por ano para seus professores.

Bem Paraná

Eventos

Ex-ministros da Educação se reúnem para criar propostas para o MEC

Um grupo de seis ou sete ex-ministros da Educação, ao observar a crise no setor, promovida pelo governo de Jair Bolsonaro e seu ministro Abraham Weintraub, decidiu tomar uma providência.
Eles se reunirão na tarde desta terça-feira (4) para debater o momento atual do ministério. O encontro ocorrerá a portas fechadas na Universidade de São Paulo (USP) e será seguido de uma coletiva de imprensa

Fórum

Legislação Participativa debate liberdade de cátedra na educação

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (6) a “Liberdade de Cátedra” na educação, em especial na universidade pública.
Em seu requerimento para realização da audiência, a deputada Érika Kokay lembra que a Constituição Federal determina no artigo 206 que “a educação deve ser guiada pela liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e pelo pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”.

Câmara

Comissão de Educação debate políticas para o ensino a distância

A Comissão de Educação debate nesta quinta-feira (6) políticas para a educação a distância.
A reunião será realizada às 9 horas, em plenário a definir. O público poderá participar do debate pela sala interativa

Câmara

Deputados defendem educação domiciliar em solene na Câmara

A regulamentação da educação domiciliar, também chamada de homeschooling, foi tema de sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (03). O termo homeschooling refere-se aos pais e responsáveis que decidem educar crianças em casa, sem que elas frequentem qualquer tipo de instituição de ensino.

Câmara

Policiais e jurídicas

Alunos são suspensos após jogar carteiras e livros em professora em SP

Em um vídeo que circulou nas redes sociais na última semana, alunos atiram carteiras e livros em uma professora na escola estadual de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Educação informou que sete estudantes envolvidos foram suspensos.

iG

Polêmicas

Contra ‘balbúrdia’, professor cria diário e narra dias na universidade

Em um momento em que as universidades, professores e estudantes são enquadrados em narrativas de balbúrdia que colocam em xeque a atividade universitária, Ponte teve a ideia de criar uma página para relatar o seu dia a dia na instituição.
Em uma página criada na plataforma Medium, o professor fez ao menos cinco posts para relatar a semana de 6 a 10 de maio.

Carta Capital

 

 

Voltar ao calendário