Notícias de Educação - 05/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Saiba o que seu filho deve aprender nos próximos anos

Conheça as competências para o século 21 que estão presentes na Base Curricular Nacional e como isso pode impactar as futuras gerações
Em uma palestra, Viviane Senna, a presidente do Instituto Ayrton Senna, fez o seguinte questionamento: Se um médico cirurgião que atuava no início do século 20 pudesse visitar um centro cirúrgico de hoje, ele conseguiria fazer uma cirurgia? Provavelmente não. E um professor? Ele conseguiria dar aula? Pouco mudou na educação nos últimos anos e muito se discute sobre as competências para o século 21. O R7 ouviu especialistas para explicar quais são essas habilidades e como os pais podem preparar seus filhos para o futuro.

R7

Dicas

Filme ‘Miradas’ analisa como crianças brincam de forma espontânea

É brincando que a criança explora suas relações e as possibilidades de estar no mundo. Esse processo frequentemente chama a atenção de documentaristas e pesquisadores do desenvolvimento infantil, que buscam entender o que faz essa interação com o que está ao redor ser tão divertida e prazerosa. Esse é o caso de “Miradas”, o mais novo filme capitaneado pelo programa Território do Brincar, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, que está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp.

Porvir

Gestão

Capes anuncia novo corte de 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou nesta terça-feira (4) o corte de mais 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Todos os cortes se aplicam em cursos com conceito nota 3 e valem para bolsas que ainda seriam futuramente concedidas. O congelamento não afeta quem atualmente recebe o benefício. Serão cortadas 2.331 bolsas de mestrado; 335 de doutorado; 58 de pós-doutorado

G1

Profissionais da Educação

Conselho da Unicamp aprova reajuste de 2,2% em salários de professores e funcionários

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou nesta terça-feira (4) reajuste de 2,2% nos salários de professores e funcionários técnico-administrativos. Segundo a universidade, a decisão do órgão máximo de deliberação ocorreu em sessão extraordinária e estabelece que o índice será aplicado a partir de 1º de maio e pago nos vencimentos de julho, junto com os valores de junho. As categorias, por outro lado, criticam o percentual

G1

Leis e políticas

Ex-ministros da Educação lançam documento contra cortes e perseguição ideológica

Encontro reuniu José Goldemberg, Murílio Hingel, Cristovam Buarque, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Renato Janini
Seis ex-ministros da Educação se reuniram na manhã desta terça-feira (4) na USP para manifestar preocupação com as políticas voltadas para educação do governo de Jair Bolsonaro.
O grupo entregou um documento em que defende a liberdade de cátedra, autonomia acadêmica e se coloca contrário a “perseguição ideológica” e aos cortes da pasta.

Folha de São Paulo

Ex-ministros da Educação lançam carta em defesa das políticas de ensino do país, da autonomia universitária e da igualdade de acesso

G1

Bloqueio na educação pode ter impacto irreversível, dizem ex-ministros

Uol

Ex-ministros da Educação assinam carta contra “efeito fatal” do contingenciamento

Gazeta do Povo

Seis ex-ministros divulgam nota e dizem que atual governo vê educação como ameaça

O Estado de São Paulo

“Políticas educacionais não podem ser objeto de rinha partidária”

Carta Capital

A primeira infância em primeiro: por que focar os investimentos nessa fase é mais inteligente

O combate à desigualdade costuma estar associado a políticas de redistribuição de renda, uma pauta tipicamente de esquerda. Eficientes sob alguns aspectos, políticas como essa são, no entanto, insuficientes.
A tese de Heckman é que não apenas a desigualdade acentuada, mas outros problemas como a criminalidade, a gravidez na adolescência e condições de saúde adversas, têm a sua raiz em falhas no desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo que vêm desde a infância. Trocando em miúdos: a redistribuição não resolve o problema se a desigualdade persiste nas próprias condições em que nascemos; o apelo à meritocracia também não, se a largada é diferente para uns e para outros.

Gazeta do Povo

Gestores públicos defendem maior participação do governo federal no Fundeb

Aumentar a participação do governo federal no financiamento da educação. Este foi o principal consenso da audiência pública da comissão especial sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15), que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Gestores públicos e representantes da sociedade civil salientaram que, apesar de a União ter maior arrecadação, responde pelo menor percentual de investimento. O texto em discussão sugere que os 10% de hoje cresçam para 15% em um primeiro momento, chegando gradativamente a 30% do orçamento.

Câmara

Investimento por aluno realça desigualdade na educação

Além dos resultados obtidos pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que também diferencia as escolas públicas das privadas é o valor do investimento realizado por estudante matriculado. Na rede pública estadual, um aluno do ensino médio custa oito vezes menos do que um jovem matriculado em escolas particulares de elite de Belo Horizonte. Especialistas destacam que, se houvesse pelo menos uma distância menor nessa diferença, os resultados obtidos na aprendizagem seriam menos desiguais.

O Tempo

SP: Projeto prevê que aluno infrator reforme escola danificada

Proposta apresentada na Câmara Municipal também cobra ressarcimento e serviços de manutenção dos pais pelo patrimônio depredado
Um projeto de lei determina que alunos infratores e pais responsáveis participem na reparação de escolas e objetos danificados com ressarcimento e serviços de manutenção. O projeto foi apresentado na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira (4).

R7

Política partidária

Perseguidos, universitários de direita contam suas histórias

(...) Situações semelhantes acontecem rotineiramente nas universidades públicas. Assim como professores conservadores também os alunos que não compartilham da ideologia política de seus professores e colegas se sentem ameaçados e perseguidos. A ponto de nenhum dos sete estudantes ouvidos pela reportagem autorizar a divulgação de seus nomes, com medo de retaliação.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Pais tendem a frear generosidade com filhos, mostra experimento

Embora estejam dispostos a investir em seus filhos — e cientes de que isso trará retornos no futuro —, pais acabam sendo menos generosos com seus filhos do que planejavam.
Ou seja, uma "sabotagem" inconsciente age especificamente quando ele tem que dividir os recursos entre si mesmo e o próprio filho, reduzindo a generosidade almejada.

Folha de São Paulo

Educação de Jovens e Adultos

Encceja 2019 tem aumento de 75% no número de inscritos, diz Inep

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve 2.973.375 inscritos para a edição de 2019. O número é 75% maior do que o total de inscritos na edição de 2018, com 1.695.607 estudantes.
O exame é voltado a jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade esperada e desejam obter um certificado. A participação é gratuita.

G1

Após quebra de segurança, Inep refaz prova do Encceja e mantém calendário

Uol

Ensino Superior

MEC autoriza a criação de doze cursos superiores de graduação

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de mais 12 cursos superiores de graduação em várias cidades do país. A portaria foi publicada nesta terça-feira, 4 de junho, no Diário Oficial da União (DOU).
São 1.410 vagas distribuídas nos cursos de Engenharia de Alimentos, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Engenharia Civil, Biomedicina, Serviço Social, Gestão de Seguros, Psicologia, Gestão Hospitalar, Ciências Biológicas, Gestão de Segurança Privada e Administração em várias instituições de ensino superior.

MEC

 

 

Voltar ao calendário