Notícias de Educação - 06/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

7 práticas pedagógicas para trabalhar a reciclagem na escola

Você sabia que é possível ensinar biologia, inglês, matemática, música e robótica com materiais reutilizáveis? No Dia Nacional da Reciclagem, que é celebrado em 5 de junho, o Porvir fez uma seleção de práticas pedagógicas para desenvolver a consciência ambiental dos estudantes e trabalhar a reciclagem na escola.

Porvir

Gestão

RJ: Secretário de Educação anuncia estudo para uso de energia solar nas escolas estaduais

O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, anunciou que o governo está realizando um estudo para o uso de energia solar nas escolas estaduais. A iniciativa é da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com Fernandes, até o momento, duas empresas demostraram interesse no projeto.

Extra

SP: Covas vai pagar 20% a mais por criança em creche nas regiões com menor fila de espera

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anunciou que vai pagar 20% a mais do valor por criança para conseguir abrir creches (com atendimento dos 0 aos 3 anos) menores em regiões da cidade em que a demanda por uma vaga nessa etapa da educação caiu. O contrato com entidades parceiras previa espaços para atender no mínimo 120 alunos, mas, segundo a pasta, hoje há áreas em que a fila de espera por vaga é menor que este número. A nova regra vai pagar a mais para abrir unidades que vão atender até 59 crianças.

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

MT: Greve na educação: governo reafirma estar legalmente impedido de dar aumento

O governo de Mato Grosso reafirmou que voltar a se enquadrar aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para os gastos com o pagamento de salários é uma condição essencial para conceder o reajuste de 7,69% cobrado pelos professores e demais profissionais da educação, em greve a pouco mais de uma semana.

O Livre

Leis e políticas

Ideia de deixar professores fora da reforma da Previdência ganha força no Congresso

Ganha força no Congresso Nacional a ideia de tirar os professores da reforma da Previdência, proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. Nesta quarta-feira, uma moção de apoio à proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Educação da Câmara

O Estado de São Paulo

Forças Armadas e BB vão oferecer atividades no contraturno escolar

Serão oferecidas ações educacionais e esportivas. As primeiras turmas serão formadas em Brasília e em Mossoró (RN)
O projeto tem previsão de início em agosto deste ano e visa beneficiar alunos regularmente matriculados em escolas públicas, prioritariamente, àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social durante 18 meses.

Correio Braziliense

Escolas alagoanas terão música em sua grade curricular na educação básica

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas, projeto de lei que dispõe sobre a implantação da música na grade curricular da educação básica do ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino.
Pelo projeto, o processo de aprendizagem será feito por meio de aulas expositivas, teóricas e práticas, mediante a utilização de todo e qualquer recursos disponíveis nas escolas.

Aqui Acontece

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo: custo da violência equivale a percentual do PIB gasto com educação

Estimativas feitas por pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que as perdas do Brasil com a violência chegam anualmente a 6% do PIB (Produto Interno Bruto), ou aproximadamente R$ 373 bilhões considerando valores de 2016. O valor é equivalente ao investido pelo Estado em educação.

Uol

Opinião

A Educação precisa de paz

Nenhum país do mundo alcançou o crescimento sustentado sem construir um amplo pacto para alavancar a qualidade da Educação. E em nenhum lugar a Educação deu o salto necessário em clima de guerra ideológica, caça às bruxas, denuncismo, estigmatização de professores ou falta absoluta de diretrizes; traços marcantes desses cinco meses do governo Bolsonaro na área educacional.

Veja

Ensino Superior

Estudantes e professores mostram a realidade da educação no Brasil

Após o anúncio do corte de verbas para as universidades públicas, as equipes do Profissão Repórter foram a três universidades para conversar com alunos e pesquisadores.
O corte atinge todas as 63 universidades federais do país. Após o primeiro protesto, no dia 15 de maio, o governou anunciou a suspensão de mais um corte, no valor de R$ 1,5 bilhão. Quinze dias depois, estudantes e professores voltaram às ruas para protestar novamente.

Globo Repórter

No coração da balbúrdia (Um dia na UnB, acusada pelo ministro da Educação de fazer "bagunça" e "evento ridículo")

Uol

Sem bolsas, restaurantes e obras: os impactos dos bloqueios do MEC

Carta Capital

Eventos

Encontro inédito reunirá comissões de educação de todo o país

Pela primeira vez, presidentes e vice-presidentes das Comissões de Educação do Legislativo de todo o Brasil devem se reunir em um mesmo debate sobre os rumos do ensino no País. Nesta sexta (07/06), às 9h, a deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, será a anfitriã do encontro promovido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em pauta, o financiamento do setor, ameaçado pelo término iminente do Fundeb, e a performance do Plano Nacional de Educação, que completa cinco anos neste mês de junho sem alcançar 50% das metas a serem atingidas até 2024.

GCR

Outras do dia

Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep é exonerado

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Vieira Garonce, foi exonerado a pedido nesta quarta-feira (5).

G1

Janaina Paschoal e Frota querem instituir aulas de luta para meninas nas escolas

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) e o deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) querem instituir uma lei para que as escolas tenham aulas de luta corporal para as meninas, com o objetivo de defesa e prevenção à violência doméstica ou sexual.

iG

Pesquisadores classificam a queimada como um jogo de “opressão” e “bullying”

A queimada (ou jogo de caçador), mais do que uma atividade inofensiva com bola, é um instrumento de intimidação e bullying nas escolas. A conclusão polêmica é de uma pesquisa apresentada pela Faculdade de Educação, da University of British Columbia (UBC), no Canadá.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário