Notícias de Educação - 07/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

'Resistir às incertezas é parte da Educação', diz Edgar Morin

O papel da Educação é de ajudar os alunos a enfrentar problemas da vida. Isso de uma forma geral, mas sobretudo num mundo em crise. Eu fiz vários livros sobre Eduicação e, para mim, a ideia fundamental é que falta nos programas de Educação alguns temas fundamentais para que as pessoas possam enfrentar problemas da vida.
Devemos ensinar aos jovens todas as dificuldades do conhecimento, todas as possibilidades de erro. (...) Não se ensina a compreender o outro.

O Globo

16 hábitos para aprender e desenvolver ao longo da vida escolar

Pesquisadora neozelandesa Karen Boyes discute hábitos e pensamentos que melhoram a nossa relação interpessoal e que podem ser trabalhados na escola
Que atitudes as crianças devem tomar quando não se deparam com um fato novo ou um problema que não encontram referência nos livros ou experiências anteriores? E se as respostas não forem sequer conhecidas? Karen Boyes, pesquisadora neozelandesa, que esteve no Brasil no último mês de abril para evento com pais de estudantes da Escola Concept, onde explicou como eles podem apoiar as crianças a lidar com os altos e baixos da vida escolar, lidar com frustrações e encontrar o próprio caminho.

Porvir

Biblioteca Essencial do Professor: os livros que impactam em sala de aula

Professores, pesquisadores e gestores interessados em transformar o cenário da educação pública no Brasil têm uma excelente ferramenta à disposição: a “Biblioteca Essencial do Professor”. Trata-se de uma coleção com nove livros da Penso Editora – de autores nacionais e estrangeiros – selecionados pela Fundação Lemann e pela Nova Escola.

Desafios da Educação

Dicas

Palavra Aberta e Google lançam projeto de educação midiática

EducaMídia busca estimular crianças e jovens a consumir e produzir informação de modo responsável
O Instituto Palavra Aberta e o Google lançaram nesta quinta-feira (6) o Programa de Educação Midiática (EducaMídia), que visa dar apoio para crianças e jovens consumirem e produzirem informação de maneira responsável, além de difundir no país o conceito de "media literacy", alfabetização ou educação de mídia.

Folha de São Paulo

Como educar seu filho para usar as mídias digitais em segurança

R7

UNICEF e Dove lançam parceria para educação sobre autoestima e confiança corporal

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a marca de produtos de higiene pessoal Dove, da empresa Unilever, firmaram na quarta-feira (5) parceria de três anos com o objetivo de apoiar, até 2022, 10 milhões de jovens de Brasil, Índia e Indonésia a aumentar sua autoestima e confiança em relação a seu corpo.

Unicef

Gestão

Propostas para a educação: o que já foi feito pelo governo Bolsonaro?

Em seis meses de gestão, Ministério da Educação já trocou de ministro, foi alvo de protestos que desgastaram governo e apresentou duas medidas para a área
Nos seis primeiros meses de governo do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Educação (MEC) apresentou duas propostas novas para a área: um projeto de lei que dispõe sobre o direito à educação domiciliar e um decreto presidencial que institui a Política Nacional de Alfabetização. O projeto Escola sem Partido, por sua vez, ficou sem formalização. A gestão de Bolsonaro ficou marcada pelo contingenciamento de gastos na pasta e pela troca de ministros após os cem primeiros dias de governo.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Ministro da Educação defende fortalecimento de ensino superior particular

Enquanto as universidades federais têm sido alvo de críticas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, indicou em encontro com representantes do ensino superior particular que o setor é a prioridade para o governo Jair Bolsonaro (PSL) na busca pela expansão de vagas.

Folha de São Paulo

Projeto determina que bolsas de pesquisa sejam reajustadas anualmente

O Projeto de Lei 2290/19 determina que os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa reajustem anualmente os valores das bolsas concedidas.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Projeto incentiva escotismo nas escolas públicas do Brasil

O Projeto de Lei 2300/19 estimula o escotismo nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Conforme o texto, os sistemas de ensino estimularão a prática como atividade extracurricular, com a participação voluntária de alunos, de professores e da comunidade, nas áreas abertas e nas quadras de esportes escolares.

Câmara

Avaliação

Enem deste ano está garantido, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a afirmar nesta quinta (6) que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está garantida. “Existe uma série de informações que estão sendo veiculadas a respeito do Enem. O Enem está garantido”, afirmou.

Exame

Educação de Jovens e Adultos

Quase 3 milhões: Encceja 2019 registra maior número de inscrições de todas as edições

De acordo com o Inep, 78% dos inscritos são para o ensino médio. Provas serão em 25 de agosto.
A edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve recorde de inscrições. O Inep registrou 2.973.375 inscritos, 75% a mais do que o ano passado.

Brasil Escola

Opinião

Aprendendo com quem transformou a educação no Brasil

É necessário pôr fim à narrativa paralisante de que nada funciona no país
Vale sempre a pena olhar com prioridade para o que dá certo no país e sair da narrativa paralisante de que aqui nada funciona. Há experiências educacionais de sucesso espalhadas em estados e municípios e certamente temos muito a aprender com elas.

Folha de São Paulo

Qualidade e equidade na educação – o futuro ou só uma utopia?

A melhoria da educação é um dos principais problemas enfrentados no nosso país, o que afeta diretamente profissionais de ensino, pais e alunos. Após muitos estudos e pesquisas, uma das soluções encontradas por muitos profissionais da área e equipes pedagógicas é a utilização da tecnologia.
Seu uso pode auxiliar no processo educacional dentro e fora da sala de aula, e que já está sendo implantada por muitas instituições, com o objetivo mudar de forma radical o cenário das escolas brasileiras.

IT Fórum 365

Ensino Superior

"Universidade é resistência a qualquer governo", diz nova reitora da UFRJ

Pela primeira vez em quase cem anos, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) terá uma mulher como reitora: a médica Denise Pires de Carvalho, professora titular do Instituto de Biofísica da universidade.
"Universidade é resistência a qualquer governo. Não só a esse", disse em entrevista ao UOL. "O ambiente universitário é o ambiente da pluralidade."

Uol

Eventos

Professores defendem liberdade de ensinar em debate na Câmara

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, professores defenderam a liberdade de ensinar e aprender - princípio fixado na Constituição. O debate foi promovido pela Comissão de Legislação Participativa nesta quinta-feira (6), com a presença de muitos estudantes.

Câmara

Policiais e jurídicas

Juiz concede multa diária de R$ 5 mil por aluno que ocupar universidade do MS

Estudantes que invadirem, bloquearem ou fecharem os portões de acesso da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), nas duas unidades do campus de Três Lagoas (MS), terão de pagar uma multa diária individual de R$ 5 mil reais. A decisão é do juiz Roberto Polini, da 1ª. Vara Federal de Três Lagoas, ao deferir, em caráter liminar, o pedido de interdito proibitório ingressado pela universidade, no último dia 29 de maio. Os réus da ação são integrantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) e do Diretório Setorial de Estudantes (DSE).

Gazeta do Povo

STJ mantém condenação ao Rio por não aplicar percentual correto em educação

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a um recurso apresentado pelo município do Rio de Janeiro e manteve a condenação contra a cidade por não aplicar, desde 1999, o percentual previsto na Constituição Federal para manutenção e desenvolvimento do ensino, por meio do Fundef e do Fundeb.

Consultor Jurídico

Polêmicas

Abraham Weintraub: as polêmicas do ministro da Educação

O economista Abraham Weintraub foi nomeado para assumir o cargo de ministro da Educação após o presidente Jair Bolsonaro anunciar pelo Twitter que Ricardo Vélez deixaria a posição após uma série de medidas contestadas e quase 20 exonerações no Ministério da Educação (MEC). No entanto, em pouco mais de dois meses no cargo, Weintraub também já acumula uma série de frases e posturas polêmicas dentro de de uma gestão marcada pelo contingenciamento de gastos na pasta.

Terra

MPF propõe canais de denúncia de atos políticos em escolas públicas

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás recomendou hoje (5) ao Ministério da Educação (MEC) que disponibilize aos cidadãos canais físicos e eletrônicos para receber denúncias sobre a realização de atos de natureza político-partidária, favoráveis ou contrários ao governo, em instituições públicas de ensino. Recomendação no mesmo sentido foi enviada à Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás (Seduce).

EBC

EUA: Manual orienta professores a falarem de identidade de gênero a crianças da pré-escola

Os ativistas da comunidade LGBTQ elogiaram as novas diretrizes, aprovadas em abril pelo Conselho de Educação da Califórnia, como uma etapa fundamental para resolver a questão da marginalização dos gays e da juventude transgênero.
O manual não determina que os professores sigam um currículo de educação sexual específico. Mas críticos conservadores dizem que o documento de mais de 700 páginas e que recomenda vários livros que mencionam detalhes de uma relação sexual homossexual para os alunos ataca os direitos dos pais.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário