Notícias de Educação - 17/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

Livro digital traz reflexão sobre importância da criatividade

O pensamento científico, crítico e criativo é uma das dez competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com essa olhar, o programa Escolas Transformadoras, realizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana, lançou o livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo” (clique para baixar), que mostra como a criatividade pode ser uma competência para transformar a educação.

Porvir

Profissionais da Educação

Mulheres levam mais tempo e ganham menos para dirigir escolas

Mulheres levam mais tempo na carreira para chegar à direção de escolas públicas brasileiras e, quando o fazem, recebem menos, mostra levantamento da Folha a partir de dados da Prova Brasil 2017. A discrepância chama atenção porque elas são 4 em cada 5 professores da educação básica no Brasil.

Folha de São Paulo

Paralisações afetam aulas em escolas e universidades em ao menos 23 capitais do país

Escolas e universidades amanheceram fechadas em ao menos 23 capitais. Houve registro de adesão à paralisação nacional em todos os estados e no DF.
Os protestos e paralisações desta sexta-feira (14) contra os cortes do governo na educação e contra a reforma da Previdência afetaram as aulas em escolas e universidades em todo o país.

G1

Greve empolga menos no Twitter que atos por educação em maio

Folha de São Paulo

PR: Em assembleia, servidores da educação aprovam greve a partir de 25 de junho

Professores(as) e funcionários(as) de escolas da rede pública estadual vão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir do próximo dia 25 de junho.
A medida é consequência da falta de resposta do governador Ratinho Junior (PSD) para as reivindicações da categoria, principalmente o pagamento da reposição salarial do funcionalismo.

RBJ

Leis e políticas

A lei brasileira permite filmagens em sala. E não está sozinha

A multiplicação dos celulares com câmera, a popularização das redes sociais e o acirramento do clima político geraram em escolas país afora um fenômeno cujas consequências já se debatem no Legislativo: gravações em que alunos flagram professores cometendo o que parecem ser atos de pregação política – ou outros excessos – em sala de aula.
De um lado, defensores de organizações como o Escola Sem Partido argumentam que a gravação é um direito do estudante, especialmente em instituições públicas de ensino. De outro, sindicatos de professores alegam que a medida é ilegal e fere os direitos dos docentes. E o Brasil não é o único país em que o assunto veio à tona.

Gazeta do Povo

Aprovada criação de fundo para financiar aumento de vagas na educação infantil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui um fundo para financiar o aumento do número de vagas da educação infantil para o cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE).
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Comissão aprova reserva de vagas ociosas para idosos em universidades

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reserva para idosos entre 5% (mínimo) e 20% (máximo) das vagas não preenchidas para acesso às instituições de ensino superior.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Mulheres aumentam escolaridade em relação aos homens

Evolução da escolaridade é um dos dados abordados pela pesquisa da UFF, que comprova a desigualdade de rendimentos entre homens e mulheres
O ano de 1991 foi um marco para o perfil da mulher no mercado de trabalho porque, pela primeira vez, o nível de escolaridade feminina superou o dos homens.
Nesse período o tempo de estudo das mulheres passou a ser maior. Conforme a pesquisadora, as mulheres aumentaram em um ano a escolaridade média em relação aos homens.

R7

Avaliação

Como os professores estão preparando os alunos para o Enem de Bolsonaro

Ministro da Educação, Abraham Weintraub: “Questões ideológicas e muito polêmicas, como no passado, não vão acontecer este ano”.
A declaração representa um desafio aos professores de cursos pré-vestibulares, principalmente das disciplinas de ciências humanas. Como preparar os alunos para uma avaliação de tendência “conservadora”? Por outro lado, com tantos recuos nas decisões do atual governo, estão mesmo descartadas as questões mais polêmicas?

Gazeta do Povo

Opinião

Gastar melhor na universidade pública: o alunato

A tensão provocada no meio acadêmico pela ascensão do governo Bolsonaro e pelas idas e vindas no MEC vêm impedindo uma discussão mais serena e objetiva sobre os gastos da universidade pública brasileira. Entramos no terreno do tudo ou nada, terreno ideal para atolarmos e não sairmos do lugar. O gasto com o alunato, por exemplo, pouco tem sido pensado para imprimir aí maior racionalidade, extrair melhores resultados e, sobretudo, promover uma revalorização das vagas das universidades públicas, que infelizmente andam bastante desprestigiadas.

Gazeta do Povo

Diretor de escola: um gestor de pessoas ou gestor de conflitos?

Reuniões e burocracia são dois grandes males da educação! Há excessos de reuniões, em geral pela falsa indução por uma cultura de gestão democrática, pois reuniões amiúde promovem atritos que, em vez de gerarem luz, geram calor, desavenças. Há outras consequências funestas: mau uso do tempo, menos ensino e menos convivência com os educandos.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Ex-alunos viram ‘padrinhos’ e ajudam a financiar estudos de universitários

A exemplo do que há nos Estados Unidos, iniciativas em universidades brasileiras convocam antigos estudantes para “adotar” alunos pobres, ajudando a bancar bolsas de permanência. Em um contexto de mudanças no perfil do ensino superior, com as cotas e programas de inclusão, os projetos querem dar a chance para que jovens escolham o caminho que querem seguir - sem o peso das cifras nos ombros.

O Estado de São Paulo

Só em doações, Harvard recebeu o orçamento da USP

O Estado de São Paulo

Policiais e jurídicas

Inep investiga faculdades particulares suspeitas de fraudar o Enade no Mato Grosso

Três faculdades particulares do estado do Mato Grosso são investigadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por suspeitas de participarem de um esquema que fraudava o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

G1

Polêmicas

Publicação do MEC gera repercussão nas redes sociais

Uma publicação que o Ministério da Educação (MEC) fez nas redes sociais na quinta-feira (13) sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni) gerou polêmica. Na foto, uma mulher negra segura um diploma. No entanto, a mão com o documento é de uma pessoa branca. Nos comentários do post — no Twitter, no Facebook e no Instagram —, usuários reclamaram da peça, que anuncia o prazo de inscrições do ProUni. “Não entendi. A gente entra preta e sai branca da faculdade? Oi?” e “Meu Deus, que absurdo de montagem. Que gafe!” são alguns dos comentários nas mídias do MEC.

Correio Braziliense

MEC é acusado de racismo por embranquecer estudante negra em campanha

iG

 

 

Voltar ao calendário