Notícias de Educação - 18/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Tarefa das férias: ser voluntário

Se para muitos as férias escolares são um momento de descanso, há quem escolha esse momento para praticar ações de voluntariado. Várias escolas promovem atividades desse tipo em grupo e, mesmo quando não há nada previsto, os estudantes também buscam por conta própria iniciativas que promovam o bem ao próximo.

O Estado de São Paulo

Afetividade na Educação Infantil: a importância do afeto para o processo de aprendizagem

As demonstrações de carinho, cuidado e respeito entre professores, crianças e seus pares são fundamentais para o desenvolvimento pleno dos sujeitos
Falar, andar, comer alimentos sólidos, brincar com outras crianças, ir para a escola e ali aprender milhares de coisas… Os adultos ficam ansiosos para essas etapas, mas você já parou para pensar que antes disso tudo acontecer as crianças já estão descobrindo e aprendendo a lidar com diversos sentimentos e emoções? Pensando nisso, o professor não pode ignorar que seus educandos, assim como ele, são seres que quando tratados com afeto têm mais chance de se desenvolver emocional e intelectualmente.

Nova Escola

Dicas

Guia apresenta metodologia para educação integral no território

A aplicação de uma política educação integral demanda ações que vão além da escola e envolvem parcerias com toda a comunidade. Nos projetos do “Bairro-Escola Rio Vermelho”, em Salvador (BA), e “Transformando São Miguel dos Campos pela Educação”, em São Miguel dos Campos (AL), o Instituto Inspirare, seus parceiros, fóruns e grupos locais somaram esforços para colocar em prática uma concepção de educação orientada a desenvolver crianças, adolescentes e jovens em suas dimensões física, cognitiva, intelectual, afetiva, social e ética. O resultado e a metodologia que detalha como esse trabalho foi feito agora está disponível no Guia Educação Integral no Território

Porvir

Profissionais da Educação

MT: Profissionais da Educação dizem que greve continua no Estado

Os profissionais da educação estadual participaram de audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (17) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e reiteraram a continuidade da greve pelo pagamento do aumento salarial garantido pela Lei 510/2013.

24 horas News

Mendes diz que lei proíbe Governo dar aumento para Educação

Mato Grosso Mais

Leis e políticas

Investir em educação é eficaz para redução de homicídios, diz Unicef

Um conjunto de estudos promovidos e apoiados pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vinculada à Organização das Nações Unidas, apontam evidências de que garantir o direito à educação é uma estratégia eficaz para a proteção da vida e para a prevenção da violência. Com base em tais pesquisas, a entidade aposta no acesso à escola como um mecanismo fundamental para reverter a tendência atual que, segundo ela, pode levar à morte de quase 2 milhões de crianças e adolescentes no mundo até 2030.

EBC

Projeto determina doação de livros às famílias de estudantes

Está em análise, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei que garante um acervo mínimo de livros às famílias de estudantes da educação básica.
A proposta assegura às famílias, com filhos de até 17 anos matriculados em instituição pública de ensino, o recebimento de dois livros, independentemente do número de filhos, a cada bimestre letivo, de conteúdo artístico ou científico. A distribuição do material será de responsabilidade da instituição de ensino em que o aluno estiver matriculado.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Confira o desempenho do Enem 2018 por escola

Dois colégios de Fortaleza estão no topo da lista: o Farias Brito Colégio de Aplicação é o primeiro colocado; e o Ari de Sá Cavalcante Colégio - Major Facundo está na segunda posição. Completa o pódio o terceiro colocado, de São Paulo, o Objetivo Colégio Integrado. Todos três têm quantidade de alunos considerada baixa: 43, 39 e 47 estudantes, respectivamente.

Correio Braziliense

SP: Total de estudantes estrangeiros na rede estadual de educação cresceu 18% neste ano

Imagine aprender matemática, química, história ou física em um idioma que você não conhece. É esse o desafio que enfrentam os 11.905 estudantes estrangeiros da rede estadual de ensino paulista. E é um número crescente: houve um acréscimo de 18% neste ano, segundo a Secretaria da Educação. A rede tem 3,5 milhões de alunos.
Na capital, a dificuldade é enfrentada por 6.910 alunos de cem nacionalidades, entre bolivianos, chineses, haitianos, angolanos e venezuelanos.

Metrô

Avaliação

Diagnóstico da rede estadual do RJ apresenta resultados ruins em matemática e português

Teste foi voluntário; média em português ficou em 5,5; em matemática, 2,8.
O resultado do Programa Conhecer, um diagnóstico de como vai a rede estadual de ensino do RJ, apresentou notas baixas em português e matemática.

G1

Opinião

A escola pública é cemitério de sonhos no Brasil

Em um país tão desigual como o nosso, onde a grande maioria dos adultos é analfabeta funcional, não podemos esperar que as famílias sejam responsáveis por ampliar o horizonte das nossas crianças
Basta olhar algumas escolas públicas, que logo se percebe a distância entre a ciência e a dura realidade das salas de aula. Enquanto crianças pequenas sonham com até mesmo duas ou três profissões, os alunos chegam ao ensino médio sem um sonho sequer. Diversas vezes, ao questioná-los se tinham algum sonho, qualquer que fosse, apenas um de cada dez alunos levantava a sua mão. Ao conversar com os alunos que não conseguiam expressar um sonho, logo vinham as razões. Familiares, vizinhos e, até mesmo, professores tinham lhes dito que pessoas de sua cor, gênero, orientação sexual ou origem não faziam faculdade.

Nexo

Ensino Superior

Ministro da Educação diz que contingenciamento não afetou diretamente o funcionamento de nenhuma instituição de ensino

“A gente já recebeu todos os reitores que quiseram conversar com a gente. A gente já está falando de contingenciamento há dois meses e pouco. No começo os grandes veículos de comunicação disseram: Olha vai fechar, vai quebrar, vai falir e absolutamente não tem um único exemplo até agora de aula interrompida, fruto do contingenciamento, porque a verdade aparece. Passado dois meses, a verdade apareceu. A gente está tendo que apertar o cinto em 3,5% que é administrável e isso não afetou diretamente o funcionamento de absolutamente nenhuma instituição de ensino no país”, ressaltou.

G1

Eventos

Educação ouve ministro da AGU sobre defesa da presença de policiais em universidades

A Comissão de Educação reúne-se nesta terça-feira (18) para ouvir o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, sobre manifestações relacionadas à defesa da presença de policiais em universidades. O ministro foi convocado pelo colegiado.

Câmara

Comissão externa debate cortes orçamentários na educação básica

A comissão externa destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação realiza audiência pública nesta terça-feira (18), na Câmara dos Deputados, para discutir o impacto dos cortes orçamentários na educação básica.

Câmara

Comissão realiza nova audiência pública para debater proposta que torna Fundeb permanente

A Comissão Especial do Fundeb realiza audiência pública nesta terça-feira (18) para debater sobre a PEC 2015/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Câmara

Outras do dia

Pós em segurança de barragens crescem depois de Brumadinho

Profissionais e empresas buscam mais cursos de gestão ambiental, que receberam ajustes no conteúdo após desastre ocorrido em Minas Gerais. Brasil tem mais de 24 mil barragens
A Pós-Graduação em Segurança de Barragens oferecida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP), agora em 2019 teve aumento da procura, resultado do desastre de Brumadinho.
Apesar de não terem a mesma flexibilidade que os programas de pós-graduação ou os cursos técnicos, até mesmo o conteúdo de graduações tem sido atualizado para atender a essa especificidade do mercado.

O Estado de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário