Notícias de Educação - 24/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Inovar como? Professores não aprenderam a usar tecnologia e não se sentem preparados para dar aula

Relatório da OCDE aponta que países precisam tornar a carreira mais atraente para dar conta da demanda por Educação de qualidade
Mais da metade dos professores não receberam treinamento para lidar com novas tecnologias em sala de aula, mas quem teve acredita que foi o desenvolvimento mais importante em sua profissão. A conclusão faz parte do relatório “Teacher and School Leaders as Lifelong Learners”, baseado na pesquisa Teaching and Learning International Survey (TALIS) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada nesta quarta-feira (19).

Nova Escola

10 livros de tecnologia na Educação para você inovar na sala de aula

Tecnologia assistiva, sala de aula invertida, linguagem, gêneros digitais, letramento digital, robótica, inteligência artificial. Esses são apenas alguns dos temas abordados em nossa lista de livros essenciais para a biblioteca dos apaixonados e também dos iniciantes na tecnologia na Educação. A partir deles, você conhecerá mais sobre os conceitos e práticas de inovação para sua sala de aula e poderá se inspirar nas tendências do mundo da Educação para você começar o ano letivo usufruindo de como levar ferramentas digitais para sua turma. Chegou o momento de inserir tecnologia nas aulas!

Nova Esola

Veja as cinco principais mudanças que a Educação 4.0 traz para as salas de aula

Alunos mais autônomos, críticos e engajados são algumas delas.
A globalização vem proporcionando grande agilidade no fluxo de informações entre os países. Com diversos processos sendo acelerados, vários setores da sociedade têm sido impactados pelas facilidades trazidas pelas novas tecnologias. Hábitos, rotinas e processos são modificados. Com tantas mudanças, tem sofrido alterações também o processo de educação em sala de aula. A Educação 4.0, o que há de mais novo no ramo, já é realidade no ensino: ela se refere ao uso de inteligência artificial ampliado e estimulando o conhecimento do aluno.

IP News

Educadores apostam em modelo híbrido, mas criticam 'homeschooling'

Desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o governo, em janeiro, modalidades alternativas de ensino ganharam destaque no noticiário, como a educação a distância (EAD) e o ensino domiciliar, também chamado de "homeschooling". Enquanto a primeira é vista como uma alternativa, sobretudo no que diz respeito a potencializar o acesso ao ensino superior, a segunda é encarada como uma configuração que pode trazer um ônus maior do que o bônus.

Fenep

Futebol e gênero na escola: como aproximar meninas do esporte

Pela primeira vez na história, os jogos da Copa do Mundo Feminina foram transmitidos ao vivo na televisão aberta. Apesar da seleção brasileira de futebol feminino marcar presença desde a primeira edição do evento, que aconteceu há 28 anos, na China, desta vez os jogos conseguiram atrair muito mais holofotes. O momento também reforça a necessidade de levantar o debate sobre futebol e gênero na escola. Como aproximar as meninas do esporte e desconstruir estereótipos que cercam a modalidade? Para tratar essa questão, o Porvir conversou com educadores e especialistas de programas educacionais esportivos.

Porvir

Dicas

(Enceja) Inep disponibiliza material de estudo gratuito para preparação para o exame

Quem vai fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode se preparar com materiais de estudo gratuitos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza para download um Livro do Estudante para cada área do conhecimento avaliada. A coleção é dividida entre ensino fundamental e ensino médio e está disponível no portal do Inep.

Inep

Gestão

Escolas melhores para os mais pobres: Prefeitura paga ensino particular para crianças

Desde março, Porto Alegre conta com uma iniciativa inédita no Brasil: a Prefeitura paga para que 73 crianças estudem no ensino fundamental em uma escola com gestão privada, que utiliza a mesma metodologia de ensino encontrada em um dos principais colégios particulares da cidade. E a Prefeitura garante: o investimento público é menor do que nas escolas mantidas pelo poder público.

Gazeta do Povo

Com 1.085 obras de creches paradas, país tem 65% das crianças de 0 a 3 anos fora da escola

A meta de vagas em creches ainda está longe de ser cumprida pelo governo federal e prefeituras do país. É o que mostram os dados divulgados na quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo, das 10,1 milhões crianças de 0 a 3 anos, 34,2% estão matriculadas. O percentual fora das creches representa 6,7 milhões de crianças, das quais pelo menos 61,8% das famílias tinham interesse em conseguir uma vaga, segundo levantamento do IBGE de 2017.

Gazeta do Povo

O desafio de manter jovens no ensino médio, principal obstáculo à universalização da educação

Garantir que os adolescentes brasileiros permaneçam na escola nos anos finais do ensino médio é o principal desafio para que o Brasil consiga universalizar o acesso à educação básica. Isso porque, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a evasão escolar continua a afetar, sobretudo, jovens na faixa etária dos 15 a 17.

BBC

Professor defende aumentar em 5 vezes investimento em escolas públicas

A União precisaria investir quase cinco vezes mais do que investe atualmente nas escolas públicas do país para garantir o mínimo de qualidade aos estudantes e professores, de acordo com dados apresentados hoje (18), pelo professor da Universidade Federal de Goiás Thiago Alves, um dos coordenadores do Simulador de Custos para Planejamento de Sistemas Públicos de Educação Básica em Condições de Qualidade (SimCaq).

EBC

Escolas usam aplicativos para facilitar a vida dos pais

Tecnologia tem sido utilizada para agilizar a comunicação entre os professores e a família. A vantagem é acompanhar o filho em tempo real
Esqueceu de olhar a agenda do filho? Não viu o bilhete que a professora mandou? Faltou na reunião? Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Nem sempre a comunicação entre a escola, pais e filhos é simples e os aplicativos prometem facilitar a vida de todo mundo.

R7

Profissionais da Educação

Salário de professor no Brasil é "horrível", diz ex-presidente do Inep

Maria Inês comentou o atual piso salarial do professor, de R$ 2.557 por mês, e levantamento da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômica) divulgado na terça-feira (19) que mostra os rendimentos do magistério no Brasil nas últimas posições entre os países pesquisados. A pesquisa Talis da OCDE, da qual Maria Inês participou, analisa as condições de ensino e do magistério no mundo.

Uol

MT: Líder do governo na AL diz que Estado não vai aumentar salário de professores

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), reforçou que o Estado não tem condições financeiras de conceder aumento aos profissionais da Educação que deflagraram greve em 27 de maio. O democrata pediu para que os servidores façam uma reflexão, principalmente, nesse momento de dificuldade econômica.

O Bom da Notícia

Educação do Tocantins ameaça greve em agosto após governo conceder 0,75% de data-base

O índice de correção salarial foi duramente criticado pela categoria. O Sintet quer 5,75%.
A rede estadual de ensino do Tocantins cogita entrar em greve no início de agosto. A medida afetaria cerca de 150 mil estudantes e foi avaliada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sintet), em reunião realizada nesta quinta-feira (20), em Palmas, para discutir a proposta da data-base 2019 de 0,75% publicada pelo Governo.

AF Notícias

Leis e políticas

Fundeb: o que pode mudar no fundo de financiamento da educação básica

Prestes a vencer em 2020, o Fundeb está há semanas no centro de um debate que envolve governo, Ministério da Educação (MEC) e parlamentares. A novidade é que deputados e senadores têm o desejo de viabilizar uma tramitação conjunta no Congresso – na Câmara e no Senado –, aprovando o orçamento até o início do próximo ano.

Desafios da Educação

OAB pede no STF suspensão de congelamento de verbas de universidades

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a suspensão imediata dos congelamentos de verbas de universidades públicas anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Para a OAB, os congelamentos ferem a autonomia universitária e causaram um "caos no sistema educacional".

Folha de São Paulo

Viviane Senna: Brasil ainda não fez lição de casa do século 19 na educação

O Brasil ainda usa mal a quantidade de dados e evidências já produzidos na educação, o que leva o poder público a tomar decisões erradas sobre onde alocar recursos financeiros, avalia Viviane Senna, que comanda há 25 anos o instituto que leva o nome de seu irmão e é dedicado à formulação de políticas públicas educacionais.
Uma das evidências, na opinião dela, é a de que apenas conceder aumentos de salário aos professores não equivale a uma melhoria automática do ensino.

BBC

Sancionada lei que garante vagas, na mesma escola, a irmãos com idades aproximadas

Foi convertido em lei o Projeto de Lei 48/07, que garante a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica vagas na mesma escola pública próxima a sua residência. A Lei 13.845/19 foi sancionada, sem vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (18).

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

PNAD Contínua 2018: educação avança no país, mas desigualdades raciais e por região persistem

Os resultados do módulo de Educação da Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) revelam que houve melhora em praticamente todos os indicadores educacionais do Brasil, entre 2016 e 2018, porém persistem as desigualdades regionais, de gênero e de cor e raça: mulheres permaneciam mais escolarizadas do que os homens, pessoas brancas tiveram indicadores educacionais melhores que os das pessoas pretas ou pardas e, as regiões Nordeste e Norte apresentaram uma taxa de analfabetismo bem mais alta e uma média de anos de estudo inferior a das regiões do Centro-Sul do país.

IBGE

Mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica, aponta IBGE

G1

Brasileiro branco estuda 2 anos a mais que pretos e pardos, diz IBGE

R7

Quase um quarto dos jovens brasileiros não estuda nem trabalha

Terra

Brasil tem 24,3 milhões de jovens que pararam de estudar

R7

Analfabetismo cai, mas ainda fica abaixo da meta no Norte e no Nordeste

Uol

Ter algum progresso em educação após anos de crise econômica não deixa de ser alívio

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Existe salvação fora da universidade. E ela está no ensino técnico

Enquanto o Brasil perpetua, como uma espécie de dogma, a ideia de que "fora da universidade não há salvação", o resto do mundo tem obtido sucesso ao investir na direção oposta: educação técnica no ensino médio.
A formação técnica de nível médio gera, sobretudo, rápida inserção ou requalificação no mercado de trabalho, além de uma média de 18% de acréscimo na renda dos profissionais.

Gazeta do Povo

Opinião

Tecnologia: como aproveitar melhor o que você já tem na escola

Uma das principais reclamações que escuto sobre o uso de tecnologias na escola é a falta de recursos. Sem dúvida, contar com infraestrutura e conectividade é de suma importância, mas acredito que da mesma maneira que é preciso olhar para o que está ao alcance de nossas mãos, vale a pena pesquisar e experimentar maneiras de usar ferramentas digitais junto ao planejamento. E fazer isso tendo objetivos claros para alavancar o processo de aprendizagem.
Para melhorar efetivamente o aprendizado, elaborei a seguir algumas dicas para mostrar de maneira bem produtiva como lidar com a falta de recursos.

Nova Escola

Ensino Superior

Reitor admite preocupação com queda da Unicamp no ranking das melhores do mundo diante de cortes na educação

O desempenho da Unicamp frente a universidades pelo mundo é motivo de preocupação para o reitor da universidade, Marcelo Knobel. Além do cenário de cortes de verbas do governo federal por conta de contingenciamento na educação, o estudo internacional QS University Ranking 2020 traz o ranking das melhores e apontou que a instituição de Campinas (SP) perdeu posições.

G1

Negócios

Franquias nas áreas de saúde e educação são destaque de feira em SP

Na próxima semana, entre quarta (26) e sábado (29), a ABF (Associação Brasileira de Franchising) apresentará as novidades do setor para empreendedores e interessados em franquias, numa feira no Expo Center Norte, em São Paulo.
"As áreas médica e educacional têm bons espaços na feira [da ABF]. São setores que, na minha opinião, vão crescer bastante em função da ineficiência do governo."

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Associação terá que indenizar em R$ 20 mil professora que era obrigada frequentar cultos religiosos

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) condenou uma associação beneficente de Belo Horizonte a pagar R$ 20 mil em indenização por danos morais a uma ex-professora que era obrigada a participar de cultos evangélicos realizados pela entidade.

Hoje em Dia

Polêmicas

Deputados discordam sobre presença da polícia em universidades

Deputados divergiram sobre a iniciativa da Advocacia-Geral da União (AGU). A deputada Carla Zambelli(PSL-SP), defendeu a presença de policiais nas universidades. Já a deputada Natália Bonavides (PT-RN), criticou a iniciativa da AGU.
Mesmo com a manifestação da AGU pedindo que o Supremo reveja a decisão do ano passado, deputados do PSL anunciaram que vão apresentar proposta para garantir o acesso das polícias às universidades.

Câmara

Advogado da União pede liberdade com responsabilidade em universidades

EBC

 

 

Voltar ao calendário