Notícias de Educação - 26/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

Projeto na Unifesp lança jogo de tabuleiro Guerra dos Patógenos

O jogo de tabuleiro “Guerra dos Patógenos – Os parasitas atacam”, desenvolvido pelo projeto de extensão universitária “Patógenos em Jogo”, conduzido na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), permite ao usuário aprender sobre diversas doenças causadas por parasitas, ao mesmo tempo em que se exercitam elementos de outras matérias como Geografia e Matemática .

Fapesp

Projetos

Iniciativa no Paraná tenta melhorar o inglês de professores universitários

Não é novidade que as instituições públicas no Brasil falham no ensino do inglês. E uma das causas para esse problema é o perfil dos professores: a maioria deles não tem formação em língua inglesa (61%, de acordo com levantamento do British Council), sendo que grande parte é formada nas graduações de letras-português ou pedagogia, sem fluência no idioma.
Para minimizar esse problema, a Universidade de Cambridge, em parceria com instituições no Brasil, está oferecendo uma séria de capacitações em universidades.

Gazeta do Povo

Como dragões ajudaram um menino a superar a dificuldade escolar

Mãe usa tecnologia para ajudar o filho no processo de aprendizagem e abre espaço para outras crianças usarem a criatividade a favor da educação
A transformação do filho motivou Sofia a expandir a ideia para outras crianças. Nasceu uma startup de educação e tecnologia. Atualmente, uma das apostas é unir o real e o virtual, usando a “tecnologia para o bem”, o que inclui o uso de realidade aumentada e o uso do storytelling, promovendo uma nova usabilidade para jogos como quebra-cabeças e jogos da memória.

R7

Australiana usa tecnologia para promover educação ambiental de crianças

A australiana Natalie Kyriacou, fundadora e diretora-executiva da empresa My Green World, foi finalista do prêmio Jovem Campeão da Terra de 2018, da ONU Meio Ambiente. A empreendedora tem uma missão: lembrar as pessoas da conexão intrínseca que elas possuem com a natureza e mostrar como a empatia pela biodiversidade é fundamental para o futuro da vida na Terra.
A jovem desenvolveu uma plataforma digital de conteúdos pedagógicos sobre biologia e ecologia, adaptados para crianças. Outro produto da sua companhia é o aplicativo World of the Wild, que ensina conceitos de conservação por meio de um jogo eletrônico.

ONU

Educação vai puxar crescimento de realidade virtual e realidade aumentada

A realidade aumentada e a realidade virtual vão passar por um crescimento explosivo nos próximos cinco anos, impulsionando em grande parte pela educação – tanto no ensino fundamental quanto no ensino superior. A previsão é da consultoria IDC.

Porvir

Gestão

MEC e outros 11 órgãos assinam Pacto Nacional pela Primeira Infância

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, assinou junto a outros representantes de órgãos e entidades o Pacto Nacional pela Primeira Infância. O objetivo é traçar um diagnóstico da situação da atenção às crianças de 0 a 6 anos no país, bem como capacitar profissionais envolvidos no Marco Legal da Primeira Infância e implementar as boas práticas da legislação sancionada em 2016.

MEC

Doria desvia recursos da educação em SP e mantém manobra vetada pela Justiça

O governo João Doria (PSDB) tem repetido uma prática de seus antecessores considerada irregular tanto pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) como pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
A gestão dele, assim como fizeram Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB), tem contabilizado como recursos destinados à educação a cobertura de gastos com aposentadoria de servidores.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

MT: Governo e sindicato não entram em acordo e greve da Educação continua

Governo de Mato Grosso e Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), mais uma vez, não chegaram a um consenso em relação à greve da Educação, que nesta quinta-feira (27) completará 30 dias.

O Livre

Profissionais da educação fazem ato em frente à sede do governo do Amapá

Trabalhadores da educação do Amapá se reuniram na frente da sede do governo do estado, em Macapá, nesta terça-feira, para pedir reajuste salarial, entre outras reivindicações. A categoria entrou em greve por tempo indeterminado nessa segunda-feira.

EBC

Inclusão

'Qualidade para poucos não é qualidade': novo indicador sobre educação põe desigualdade em foco

Iporã do Oeste, cidade que fica perto da fronteira de Santa Catarina com a Argentina, tem 9 mil habitantes e uma educação pública de destaque no cenário nacional. Quase 80% das crianças da 5ª série têm aprendizado adequado em matemática, contra 44% da média brasileira.
Os indicadores positivos acima, porém, ocultam um problema que não aparece no Ideb: também no 5º do ensino fundamental, os alunos negros e mais pobres têm aprendido, em média, bem menos do que os alunos brancos e mais ricos.

BBC

Leis e políticas

Plano Nacional de Educação completa cinco anos com muitas metas a serem cumpridas

Nesta terça-feira, o Plano Nacional de Educação (PNE) completa cinco anos de vigência. Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei Nº 13.005/2014 tem dez diretrizes, como a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar, por exemplo. O texto também prevê a conclusão de 20 metas educacionais ao longo de uma década.
No entanto, com a metade do tempo já percorrida, poucos dos objetivos estipulados estão sendo cumpridos.

Extra

Ministro da Educação defende mudanças na PEC do Fundeb

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendeu mudanças nas regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que estão em discussão na Câmara. Ele participou, nesta terça (25), da última audiência pública da comissão especial da PEC que torna o Fundeb permanente. A proposta amplia a participação da União no fundo e altera a fórmula de distribuição dos recursos.

Câmara

Ministro da Educação diz que aumento superior a 15% no Fundeb só pode ser discutido 'mais pra frente'

O Globo

Proposta permite estágio para alunos de curso de qualificação profissional

O Projeto de Lei 2651/19 permite que os alunos de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional façam estágio. O texto altera a Lei do Estágio (11.788/08), que atualmente não prevê essa possibilidade.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

CE aprova regras para valorizar profissionais da educação básica pública

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o Projeto de Lei da Câmara 88/2018, conforme sugeriu o relatório do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A proposta estabelece regras gerais para valorização dos profissionais da educação básica pública e segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Senado

CE aprova texto sobre monitoria originado do Projeto Jovem Senador de 2017

As atividades de monitoria no ensino médio deverão ser reguladas por normas dos sistemas de ensino. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 170/2018, aprovado nesta terça-feira (25) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria segue para votação no Plenário do Senado.

Senado

Alunos da rede estadual de MS terão disciplina de educação financeira

Alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, poderão ter mais um conteúdo complementar, a de educação financeira. O projeto de Lei de número 258/ 2019, foi aprovado em segunda votação na sessão desta terça-feira (25) e segue para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Notícias Vip

Estatística, pesquisas e estudos

Número de jovens no ensino médio aumenta de 61% para 68,7% em 6 anos

O número de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio aumentou de 61% em 2012 para 68,7% em 2018. O percentual de jovens nessa faixa etária que frequentam a escola também vem crescendo e chegou a 91,5% em 2018. Os dados estão no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado hoje (25) pelo movimento Todos pela Educação em parceira com a Editora Moderna e traz dados organizados de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

EBC

Anuário da educação básica mostra falta de professores bem preparados

Pesquisa destaca ainda a falta de condições de trabalho para os professores nas escolas públicas e os baixos salários.
Um anuário sobre a educação básica no Brasil mostrou a dimensão das deficiências de qualificação de professores do ensino público em algumas disciplinas.

JN

Opinião

Educação é a Base? Livro discute política curricular na educação

Não está errado quem afirma que o debate educacional no Ministério da Educação (MEC) está morto ou quase morto. Apesar disso, o governo que saiu em dezembro de 2018 entregou muito do que prometeu aos que apoiaram e legitimaram o golpe de 2016: Reforma do Ensino Médio, desmonte das instâncias participativas da educação, aparelhamento do Conselho Nacional de Educação (CNE), fortalecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Carta Capital

Por um Fundeb que dialogue com os nortes do Plano Nacional de Educação

"O fim do Fundeb em 2020 representaria possivelmente o ocaso do PNE e ampliaria largamente a desigualdade financeira no País. Um mecanismo mais justo, melhor estruturado, bem pactuado e com mais recursos significará um impulso para a Educação do Brasil", afirmam as organizações parceiras do OPNE

O Estado de São Paulo

Negócios

Ainda não é o momento da educação básica, diz Credit Suisse, que recomenda compra de Kroton e Ser

Contrário ao que vislumbravam para o ano, analistas do Credit Suisse recomendam comprar ações da Kroton e da Ser Educacional, citando maior otimismo com as oportunidades na educação superior em relação ao ensino fundamental, cuja gestão mais complexa deve ofuscar as perspectivas de crescimento no segmento no curto prazo.

TC News

Eventos

Secretários de educação do país se reúnem em JP em prol do Fundeb

Vinte e cinco secretários de educação do Brasil discutirão a proposta de emenda da constituição que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) um fundo permanente, em reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece nestas quarta-feira (26) e quinta-feira (27), no Hotel Lord Luxxor, em João Pessoa.

Portal Correio

Brasília sedia evento para jovens discutirem metas da ONU

Nesta sexta-feira (28), a cidade de Brasília receberá o evento “A maior aula do mundo".
Lançado em 2015, o evento está presente em mais de 130 países e atinge milhões de crianças e jovens em todo o mundo. A iniciativa trabalha com foco nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, produzindo recursos livres e criativos para que os educadores ensinem lições, gerenciem projetos e estimulem ações de apoio às metas de desenvolvimento traçadas pela ONU.

Correio Braziliense

UNICEF: educação é estratégia crucial de proteção de crianças e adolescentes contra a violência

Qual é a educação que protege contra a violência? As alternativas a essa questão foram discutidas neste mês de junho, durante o seminário “Educação é proteção contra a violência”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Cidade Escola Aprendiz no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).

ONU

Polêmicas

Escola do Pará cria boletim para estudantes darem nota aos pais

Familiares foram avaliados a partir de critérios como diálogo, passeio em família, estresse diário e ajuda nas atividades da escola
A escola particular Hotel Escola Girassol, localizada em Ananindeua, Pará, surpreendeu os familiares com uma avaliação completamente diferente. No dia em que tradicionalmente os pais vão à escola para pegar o boletim escolar e conhecer as “temidas” notas, receberam um modelo em que eles próprios eram avaliados pelos filhos.

Carta Capital

 

 

Voltar ao calendário