Notícias de Educação - 28/jun/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Como a prática de atividade física pode ajudar nos estudos

Enquanto muitos esperam seu dia chegar, outros relutam contra ela: a aula de Educação Física. Desde os primeiros anos de vida em que são apresentadas às práticas esportivas, muitas pessoas dividem gostos e opiniões diferentes. Uns a fazem por obrigação, outros a amam e têm também aqueles que não a praticam de forma alguma.
Mas o que nem todos têm conhecimento é da série de benefícios que a prática de uma atividade física pode trazer, inclusive, para estudantes.

Brasil Escola

Projetos

PR: Experiências científicas transformam as aulas de Química em escolas públicas

Professores do ensino fundamental de escolas municipais de Curitiba estão virando cientistas, pelo menos aos olhos dos alunos. Ao todo, 50 docentes já participaram do programa “Experimentando Ciência”, que ensina experiências científicas simples para serem reproduzidas em sala de aula. Para adquirir os novos conhecimentos, os professores escolares ocupam um dos laboratórios de química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aprendem com voluntários do curso de Química como conduzir experimentos que chamam atenção das crianças, tornam as aulas muito mais divertidas e despertam o interesse dos pequenos pela Ciência.

Gazeta do Povo

Gestão

Gastos não obrigatórios com educação em 2018 foram os menores da última década

Ipea diz que, desde 2014, despesas vêm caindo para conter gastos num cenário de aperto nas contas públicas. Em 2018, governo gastou R$ 1 bilhão a menos do que em 2008.
O estudo divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ipea mostra a queda das chamadas despesas não-obrigatórias no setor de educação. Investimentos, manutenção de instalações, contas de luz e de água, salários de funcionários terceirizados: gastos que, apesar de não serem exigidos por lei, podem fazer falta nas salas de aula.

JN

Em educação, tecnologia e aula presencial são apostas

Inovações e adaptações em cursos contrastam com ensino tradicional
O setor educacional busca inovar e se adaptar ao atual paradigma tecnológico, com a criação de novos cursos adaptados às necessidades do momento, como aulas de videomaker, criação de aplicativos, games e robótica. No entanto, ainda aposta na presença do professor em sala de aula e na troca de experiência entre alunos, elementos tidos como de alta relevância para o aprendizado.

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Pagamentos de dias cortados para servidores da educação está condicionado a encerramento da greve, diz governo de MT

Durante audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (27), entre governo e servidores da educação, o executivo afirmou que o pagamento dos dias cortados está condicionado ao retorno dos profissionais às salas de aula. A greve completou um mês.

G1

Leis e políticas

Documento apoia implementação de currículos de educação infantil alinhados à BNCC

Com o objetivo de apoiar a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em creches e pré-escolas de todo o país, o documento “BNCC na Educação Infantil” traz referências para gestores municipais encarregados de colocar em prática os novos currículos. Com sugestões e orientações de abordagens práticas, o material também trata de revisão do PPP (projeto político-pedagógico) e formação continuada de professores.

Porvir

Relator aposta em consenso na PEC do Fundeb Permanente

O senador Flávio Arns (Rede/PR), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) 65/2019, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), disse que há consenso entre parlamentares, dirigentes do Ministério da Educação, governadores, prefeitos e movimentos sociais pela manutenção e perenidade do fundo.

EBC

CCJ estende distribuição de livros didáticos para educação profissionalizante

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo o Projeto de Lei 2422/15, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que institui o Programa Nacional do Livro Técnico e Profissionalizante.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Ibope: Queda de Bolsonaro foi maior na Educação

Segundo dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (27), o setor em que mais aumentou a insatisfação da população com o governo de Jair Bolsonaro foi o da Educação.
A desaprovação com relação a forma como Bolsonaro governa no âmbito da Educação saltou 10 pontos percentuais, de 44% para 54%. Apenas 42% aprovam a maneira como as políticas educacionais tem sido tocadas.

Fórum

Millennials priorizam gastos com casa própria e educação dos filhos

Dados são da pesquisa “Desmistificando as Famílias Millennials” elaborado pela Kantar. Segundo estudo, 9 em cada 10 usam celular para se conectar
Algumas características são certas entre os Millennials, como serem hiperconectados e buscarem alto nível de personalização nos serviços. A geração nascida entre o início da década de 1980 e o fim dos anos 1990 cresceu, teve filhos, comprou casa, tem novas preocupações e, por tudo isso, não é mais exatamente como imaginada e mudou sua maneira de consumir e ser percebida pelo mercado.

Consumidor Moderno

Brasil adere a exame internacional para avaliar capacidade de leitura de crianças

Alunos do 4º ano vão passar a ter a capacidade de leitura e compreensão de textos avaliadas por um estudo internacional, o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study). O exame é realizado por amostragem em larga escala em escolas públicas e privadas.
A primeira aplicação do exame no Brasil será realizada em 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que assinou termo de adesão ao estudo.

MEC

Opinião

Avanços em educação, mas para todos?

Um dos documentos divulgados foi o módulo anual de educação da Pnad Contínua, do IBGE. O texto revela que houve melhora em quase todos os indicadores educacionais do Brasil entre 2016 e 2018. E, se olhamos para a evolução desde 2000, os avanços foram impressionantes. Naquele ano, o analfabetismo adulto era de 13,7%. Hoje, contamos com apenas 6,8%, concentrados na população de mais de 60 anos.
O que chama a atenção no relatório, porém, é a não diminuição das desigualdades.

Folha de São Paulo

Em busca da qualidade e da quantidade na educação

Apesar da discussão sobre a necessidade de melhorarmos a qualidade do nosso ensino, não podemos esquecer que ainda precisamos fazer com que nossos jovens permaneçam na escola por mais tempo.

Nexo

Ensino Superior

USP propõe reformular pós-graduação e reduzir tempo para formar doutores

Aluno poderá migrar para doutorado ao fim do 1º ano de mestrado, para evitar hiato entre uma etapa e outra; universidade diz que objetivo é diminuir burocracia e aumentar produção científica de grande impacto. Expectativa é iniciar mudança em 2020
A Universidade de São Paulo (USP) quer oferecer um novo modelo de pós-graduação, integrando o mestrado ao doutorado, o que reduziria o tempo total de titulação de seis para cinco anos. Com o novo formato, a instituição espera aumentar o número de doutores e, assim, estimular uma produção científica de maior impacto. Com a redução de um ano, também propõe oferecer um auxílio financeiro maior do que em outros programas para atrair os melhores pesquisadores do País.

O Estado de São Paulo

Análise: Criado em 1965, modelo do Brasil perdeu o sentido

Terra

Policiais e jurídicas

MPF processa Secretário de Educação de São Paulo por dispensa de licitação no valor de R$ 12,7 milhões no AM

O Ministério Público Federal (MPF) processou o ex-secretário de Educação do Amazonas Rossieli Soares da Silva, atualmente à frente da pasta de Educação do estado de São Paulo, por improbidade administrativa e pelo crime de dispensa ilegal de licitação na contratação de serviços de transporte escolar em sete municípios do estado, entre 2013 e 2015. A informação foi confirmada pelo MPF nesta quinta-feira (27).

G1

Polêmicas

Balbúrdia e ideologia de gênero: ex-ministro critica políticas de Educação de Bolsonaro

O general Santos Cruz afirmou que “teria de baixar muito o nível” para comentar as falas de Olavo de Carvalho e que “faria diferente” do presidente em várias questões
Demitido do cargo de ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República há pouco mais de dez dias, o general Santos Cruz criticou nesta quinta-feira (27/06) as políticas educacionais do atual governo. Questionado se a preocupação do Ministério da Educação em balbúrdia e ideologia de gênero, estaria contribuindo para a solução dos problemas educacionais no país, o ex-ministro afirmou que “faria diferente”, embora tenha garantido não ter conhecimento algum sobre a área.

Nova Escola

Outras do dia

Os alunos que acumulam 'dívida da merenda' no país mais rico do mundo

Nos EUA, milhares de crianças não podem pagar pelas refeições que fazem nas escolas e muitas são estigmatizadas por isso.
Como é possível que, na nação mais rica do mundo, milhões de estudantes não tenham como pagar seu almoço? Esse cenário desconcertante é o que alguns políticos nos Estados Unidos querem reverter.

G1

 

 

Voltar ao calendário