Notícias de Educação - 31/jul/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Recursos visuais podem ser aliados no processo de aprendizado

Dados mostram que a informação visual é a mais captada pelo cérebro
Você já parou para pensar no impacto que o design pode ter no seu aprendizado? Ao contrário do que muitos pensam, a forma como o conteúdo é apresentado ao cérebro é determinante para sua compreensão, e é nesse momento que os recursos visuais se mostram grandes ferramentas da educação.

Universia

Profissionais da Educação

Justiça declara ilegalidade da greve dos profissionais da Educação de MT e determina volta às aulas em 72h

A desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, declarou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino e determinou que o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) retorne às salas de aula no prazo de 72 horas.

G1

Leis e políticas

Senado analisa se todos os gastos com educação poderão ser abatidos no IR

O projeto possibilita a dedução integral dos pagamentos de despesas com educação do contribuinte, e de seus dependentes, do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF).
Além da CE, esta proposta também deverá ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

Senado

Lei que obriga educação moral e cívica nas escolas do DF é inconstitucional

Na tarde desta terça-feira (30) o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios julgou procedente a ação e declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital 6.122/2018. A lei determinava que fosse incluído o tema de educação moral e cívica como conteúdo transversal no currículo das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal (DF).

Jornal de Brasília

Estatística, pesquisas e estudos

Rede federal tem condições de infraestrutura melhores que as de escolas privadas, diz estudo da Unesco

As escolas da rede federal de ensino são as que apresentam as melhores condições de infraestrutura do país, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (31) pela Unesco, a organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

G1

Escolas com infraestrutura ruim têm pior desempenho no Ideb

Escolas com prédios precários, pouco acesso a serviços públicos e sem inclusão para pessoas com deficiência tiveram as piores avaliações no Ideb — o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que sintetiza o desempenho médio dos alunos na Prova Brasil e a média de taxas de aprovação.
A relação entre resultados escolares e infraestrutura é um dos pontos apontados no estudo realizado pela Unesco e pela UFMG, que analisa a qualidade da infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental no Brasil.

Folha de São Paulo

Educação e saúde puxam criação de emprego formal

Em meio ao quadro de lenta recuperação da qualidade do emprego no País, que atingiu número recorde de 24 milhões trabalhadores atuando por conta própria no trimestre encerrado em maio, alguns setores começam a esboçar reação na geração de vagas formais. A recuperação é puxada por setores de serviços como saúde e educação, onde o total de vagas com carteira assinada avançou 3,1% no primeiro trimestre do ano ante mesmo período de 2018, o equivalente a 240 mil vagas, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

IstoÉ Dinheiro

EAD

Educação a Distância chama a atenção pela versatilidade e continua a crescer no país

Os números da Educação a Distância não param de crescer. A modalidade que caiu nas graças do brasileiro no começo da década continua sendo bastante procurada. De acordo com o último Censo da Educação Superior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância.

Enfoque MS

Opinião

A tradição brasileira de trocar educação por trabalho precoce

Não existe vazio no planejamento de uma família pobre para o futuro
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) levantou, semanas atrás, o debate sobre trabalho infantil. Como acontecera no passado, ele passou os últimos dias ora dizendo que não fora bem entendido ora reafirmando seu ponto. Enfim, aquele método que lembra a música de Tom Zé: “Eu tô te explicando pra te confundir/Eu tô te confundindo pra te esclarecer”.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Cobrança em universidades federais não traz resultados práticos, diz Weintraub

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã desta terça-feira, 30, que é contra a cobrança de mensalidade para alunos de alta renda em universidades federais porque "essa é uma medida que não trará resultados práticos". "Apenas 10% dos alunos das federais teriam condições de arcar com essa mensalidade", afirmou o ministro.

Terra

MEC volta atrás e “eleições” informais para reitor podem ser paritárias

O Ministério da Educação (MEC) voltou a permitir que as “eleições” para reitor – na verdade, consultas informais junto à comunidade acadêmica –, sejam paritárias, ou seja, com pesos iguais para os votos de professores, estudantes e técnicos administrativos. A decisão, porém, mantém a determinação de que o nome escolhido pela comunidade acadêmica possa não estar na lista tríplice enviada para a escolha do Presidente da República.

Gazeta do Povo

Eventos

Educação híbrida é debatida no Recife

Fazer “educação 4.0”, ou seja, colocar a demanda do aluno dentro da sala de aula utilizando tecnologias ainda não é realidade em Pernambuco. Mas aos poucos, vem sendo adotada por gestores, professores e alunos. Nessa segunda-feira (29), um evento gratuito para 200 profissionais da educação foi realizado no Colégio Madre de Deus, na Zona Sul do Recife, para repensar a relação entre ensino e tecnologia.

Folha PE

Policiais e jurídicas

Auditoria contabiliza cerca de 300 servidores fantasmas na Secretaria de Educação de Goiás

Uma auditoria apontou a existência de pelo menos 300 servidores fantasmas na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). A informação foi divulgada pela titular da pasta, Fátima Gavioli, durante balanço das ações realizadas pelo órgão nos primeiros seis meses de gestão.

G1

Outras do dia

Conselho de Educação de San Francisco decide apagar murais que retratam escravidão e genocídio nos EUA

Depois de meio século de debates e protestos intermitentes, o Conselho de Educação de San Francisco votou unanimemente em junho para apagar 13 murais que retratam a vida de George Washington . As obras estão distribuídas ao longo dos corredores de uma escola secundária cujo nome é o mesmo do primeiro presidente americano. O problema dos murais é que descrevem feias verdades sobre a História dos Estados Unidos , ou ao menos dois de seus pecados originais: a escravidão e o genocídio dos índios americanos.

O Globo