Notícias de Educação - 02/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Homem não chora? Projeto com jovens visa o fim da masculinidade tóxica

Objetivo do projeto Okara é permitir que os meninos se expressem livremente e se afastem dos estereótipos que definem o que é ser homem
“Homem não chora.” “Você é homem ou um saco de batatas?” Essas expressões são comumente associadas aos meninos e remetem a um tipo rígido de masculinidade ainda sustentado no imaginário de muita gente. “Esse modelo do que é ser menino, no entanto, é tóxico. Priva grande parte dos meninos de se expressar livremente, acessar sua subjetividade e desenvolver plenamente suas capacidades”, explica o educador físico Leonardo Oshiro. Com a missão de romper esse ciclo, Oshiro criou o projeto Okara, em 2017.

Carta Capital

Ensino bilíngue: moda passageira ou investimento necessário?

Em um mundo globalizado e dominado por novas tecnologias, falar uma segunda língua é fundamental. Por essa razão, muitos pais se perguntam se vale a pena colocar os filhos em uma escola bilíngue, até porque o investimento é alto. O primeiro passo é entender a diferença entre o ensino bilíngue, as escolas de idioma e os colégios internacionais.

R7

Gestão

Para cumprir teto, USP reduz salários de 2 mil servidores

Pressionada pelo Ministério Público e por outros órgãos de fiscalização, a Universidade de São Paulo (USP) informou esta semana que vai reduzir os salários de 2.082 servidores, ativos e aposentados, que recebem salários acima do teto. O limite é a remuneração do governador João Doria (PSDB), de R$ 23.048. No informe à comunidade universitária, a reitoria classificou a medida como "dura, mas necessária".

Terra

Profissionais da Educação

Convicção e comprometimento: os principais atributos do bom professor

Desde os anos 70, vários estudos mostram que o professor é o elemento que faz a real diferença na aprendizagem, não há fator mais crucial para o sucesso de um aluno na escola e fora dela. Um bom professor é mais decisivo do que tecnologia, apoio da família, total de alunos por classe e até mesmo do que os gastos de um país em Educação ou das condições socioeconômicas dos estudantes. O que faz um professor tão bom e especial a ponto de mudar nossas vidas e jamais nos esquecermos dele?
As respostas estão no livro Os 10 princípios da aprendizagem visível, escrito em parceria com o professor de Educação da Universidade de Augsburg, na Alemanha, Klaus Zierer, e recém-lançado no Brasil.

O Estado de São Paulo

MT: Servidores da Educação ignoram a ordem para voltarem a trabalhar e mantêm greve

Teve efeito contrário a liminar do Tribunal de Justiça (TJMT) determinando que os servidores da Educação voltem ao trabalho em 72 horas e julgando a greve ilegal. Em nota, a direção do Sintep pontua que, apesar da multa estipulada, a ordem judicial não muda as deliberações da categoria e a greve geral por tempo indeterminado somente será suspensa por decisão da Assembléia. O Sintep reitera que tentará cassar a liminar, após notificação.

RD News

EAD

Ranking traz lista dos melhores cursos a distância do país

A pós-graduação em gestão pública com ênfase em auditoria e controladoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado em São Paulo foi eleita como o melhor curso a distância do Brasil, segundo o EAD Ranking, primeiro ranking de educação a distância do Brasil, idealizado pelo Canvas.

Correio Braziliense

Opinião

Educação: o que realmente importa?

Cabe aqui uma provocação: o que e como as escolas devem ensinar? Há um estudo da Associação Nacional de Educação (NEA – USA), que discorre sobre como devemos preparar os alunos do século XXI para uma sociedade global, tecnológica e hiperconectada. Os argumentos desse estudo sugerem que devemos levar em consideração o uso de estratégias que permitam aos alunos e professores explorarem os 4C’s: comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico. E como fazer isso? Com um mix de ingredientes que cabem perfeitamente no momento em que estamos discutindo a chamada inovação educacional: metodologias ativas de aprendizagem + tecnologia como ferramenta, como meio (e não fim do processo de ensino e aprendizagem) + professor mediador que deixa de estar entre o quadro negro e os alunos para estar entre os alunos + gestão e infraestrutura alinhados aos objetivos de entrega dos seus serviços educacionais e propósitos da própria organização.  Ou seja, 4 pilares muito explícitos: metodologia, ferramenta, pessoas e gestão.

Gazeta do Povo

Um futuro para as universidades federais?

Com o lançamento do Future-se, alguns problemas vividos pelas universidades federais foram destacados. Mais do que as soluções propostas pelo governo, muitas relacionadas a financiamento privado e a flexibilidade de gestão, seria bom nos determos no diagnóstico feito pelo ministério.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Bolsonaro escolhe último nome da lista tríplice como reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano

O professor Fábio Josué Souza dos Santos deve ser oficializado nesta quinta-feira (1º) como o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Santos foi o terceiro colocado na lista tríplice, enviada à Presidência da República há mais de quatro meses.

G1

Policiais e jurídicas

Juízes de PE e RS suspendem extinção de cargos em universidades públicas

As Justiças Federais de Pernambuco e do Rio Grande do Sul decidiram, em caráter liminar, suspender a extinção de cargos nas instituições federais de ensino superior desses estados determinada pelo governo federal.
Em março desse ano, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro eliminou 21 mil cargos, funções comissionadas e gratificações no serviço público federal, dos quais 13 mil em universidades e institutos federais.

Gazeta do Povo

MPF na Bahia proíbe escolas militares de controlar vida dos estudantes

O Ministério Público Federal na Bahia determinou que as escolas públicas municipais no estado que tenham gestão compartilhada com a Polícia Federal não mais interfiram na liberdade de expressão dos estudantes, nem controlem a vida privada deles. Isso significa que não podem exigir padrões estéticos, como cortes de cabelo, unhas, forma de vestir ou obrigatoriedade de uso de bonés ou boinas, dentre outros.

Carta Capital

Polêmicas

Ministro da Educação sobre Paulo Freire: “Se fosse tão bom, ia ter pelo menos mais um país usando o método dele”

Abraham Weintraub, ministro da Educação, deu uma aula no Morning Show da Jovem Pan. Edgard Picoli, apresentador do programa, questionou o ministro sobre a posição dele sobre Paulo Freire, e perguntou qual era o “educador, se não Paulo Freire, que deveria ser referência para o Brasil”.
“Na nossa proposta de alfabetização, a gente não quer mais a unanimidade. A única coisa que a gente pede é que o educador ou o método tenha critérios científicos comprovados, tem que ter estudo científico de verdade”, respondeu o ministro.

República de Curitiba