Notícias de Educação - 09/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

Projeto abre inscrições para professores pedirem colaboração de voluntários em suas escolas

Qual professor nunca pensou em pedir um apoio específico para enriquecer uma aula ou atividade com a sua turma? Até o dia 10 de setembro, o projeto Quero na Escola Especial Professor está com inscrições abertas para educadores de escolas públicas que desejam receber voluntários em suas escolas para oferecer ajuda em algum projeto.

Porvir

Gestão

Weintraub sobre cortes orçamentários: 'Nada vai ser afetado'

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu que, apesar do contingenciamento de recursos da pasta, nada vai ser afetado.
"Nada vai ser afetado, a gente está administrando uma situação de crise deixada por governo passado. Nenhum serviço será atingido", disse hoje.

Uol

Com déficit de funcionários, órgão do MEC diz não conseguir analisar ações judiciais do Fies

Terra

MEC anuncia troca na presidência do FNDE

O Ministério da Educação anunciou na tarde desta quinta-feira (8) que vai trocar a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em um comunicado, a pasta afirmou que o atual presidente, Carlos Alberto Decotelli, vai assumir a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp). Seu lugar será ocupado por Rodrigo Sergio Dias, que já integrou o governo do ex-presidente Michel Temer e cargos no governo estadual de São Paulo.

G1

Novo chefe de órgão do MEC já foi alvo de investigação do TCU

Terra

GO: Escolas conveniadas podem ser estadualizadas, diz secretária de Educação

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, disse nesta quinta-feira (8) à Sagres 730 que espera estadualizar boa parte das escolas particulares conveniadas com o Estado. A secretaria anunciou na semana passada que vai cancelar em médio prazo esses convênios que consomem R$ 89 milhões por ano ao Tesouro estadual. Por isso, em 2020 a secretaria vai cortar todos os servidores administrativos e 50% dos professores cedidos a essas escolas. Em função disso, duas delas já decidiram entregar a gestão ao Estado.

Sagres

Leis e políticas

Projeto garante a estudante de baixa renda 50% das vagas ociosas em universidades

O Projeto de Lei 1255/2019 assegura a estudantes de baixa renda o direito de ocupar metade das vagas ociosas em universidades ou em institutos públicos federais. Para ter acesso às vagas, o estudante precisa comprovar que a renda total de sua família é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. O texto altera a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).

Câmara

Política partidária

Barroso: Problemas da educação não são doutrinação nem ideologia de gênero

Em fala durante sessão de julgamentos na tarde de hoje, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso criticou o pensamento que coloca a chamada ideologia de gênero e o movimento Escola Sem Partido entre as principais questões da educação nacional. Nas palavras do ministro, essas seriam "assombrações erradas", enquanto os verdadeiros problemas da educação no país seriam outros.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Bibliotecas também melhoram aprendizado de matemática, diz pesquisa

Além de melhorar a leitura e o conhecimento em língua portuguesa, frequentar uma biblioteca integrada ao projeto pedagógico da escola pode incrementar o aprendizado dos alunos em matemática. A conclusão é de uma pesquisa do Instituto Pró-Livro.

EBC

Avaliação

ENEM: Preparação para o exame inclui conhecer as ações que eliminam o participante

A menos de 90 dias para a realização das provas, dedicar-se a uma rotina de estudos faz parte da preparação dos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Porém, outras atitudes exigem atenção do participante, e uma das mais importantes é estar atento às condutas que podem levar à eliminação na prova.

Inep

Ensino Superior

Universidades federais dizem só ter como pagar as contas até setembro

As universidades federais afirmam que todo o recurso previsto para ser liberado até o fim do ano não é suficiente nem para pagar integralmente as contas e contratos que vencem em setembro. Algumas instituições alertam que, sem a liberação de mais dinheiro pelo Ministério da Educação (MEC), terão de suspender aulas ou atividades por não conseguir pagar, por exemplo, serviços de vigilância, limpeza e energia.

MSN

Trabalhadores da educação superior alertam para sucateamento do setor

Representantes dos trabalhadores, professores e alunos das universidades públicas criticaram, nesta quarta-feira (7), o Programa Future-se, que está em consulta pública no Ministério da Educação.
A proposta apresentada pelo governo tira das universidades públicas a autonomia para a condução de pesquisas e de conteúdo, subordinando as entidades à gestão de Organizações Sociais.

Câmara

Eventos

Mudanças na Avaliação são apresentadas para o CNE

A reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) ocorrida nesta quarta-feira, 07, teve a participação de Anderson Correia e Sônia Báo, presidente e diretora de Avaliação da CAPES, respectivamente. Na ocasião foi apresentada uma análise da pós-graduação brasileira e as mudanças no sistema de Avaliação.

Capes

Policiais e jurídicas

Justiça autoriza emprego da Força Nacional em apoio ao Ministério da Educação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Ministério da Educação, nas ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na defesa dos bens e dos próprios da União, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 12 e 13 de agosto de 2019. Apesar da autorização já prever ação desde a quarta-feira, 6, dia 7, a Portaria está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8. A portaria diz ainda que, se necessário for e houver solicitação do MEC, a período de uso da Força Nacional poderá se prorrogado.

IstoÉ Dinheiro

Insatisfeita após reunião com Weintraub, UNE quer mobilizar 80 cidades

Uol

MEC aciona PF após suspeita de sabotagem nos sistemas do ProUni e do Fies

Os prazos de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão ser prorrogados em virtude de falhas no sistema. O Ministério da Educação (MEC) informou que as plataformas têm apresentado atrasos e intermitências nos últimos dias. A pasta suspeita de invasão. Na manhã desta quinta-feira, 8, o MEC comunicou o fato à Polícia Federal, que deverá conduzir investigações. "Há indícios de sabotagem", afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Terra

MEC aciona Polícia Federal para apurar ataques cibernéticos

Hoje em Dia

Unicamp perde amostras da área médica estudadas por 15 anos após furto de quase 1km de cabos de energia: 'Inestimável'

Amostras de diversas doenças estudadas há cerca de 15 anos pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp em Campinas (SP) foram perdidas após o núcleo de pesquisas da universidade sofrer um furto de quase um quilômetro de cabos de energia elétrica no fim de semana.
Os cabos alimentavam os geradores, que já trabalhavam de maneira diferenciada para fornecer energia de acordo com as necessidades das pesquisas, sendo conectados diretamente aos equipamentos.

G1

Outras do dia

Governo pode acabar com deduções de saúde e educação do Imposto de Renda

Mudanças na tabela do IR estão entre os pontos que serão incluídos na reforma tributária da gestão Bolsonaro
A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (PSL) estuda acabar com as deduções de gastos com saúde e educação do Imposto de Renda. A medida é uma contrapartida para a redução da alíquota máxima da tabela, hoje em 27,5%.

O Tempo

"Pais helicópteros" atrapalham a carreira profissional dos filhos

"Pais helicópteros" são aqueles que ficam rodeando os filhos todo o tempo e ultrapassam os limites da delicada linha que separa a educação da proteção.
O resultado é que esses pais superprotetores estão criando uma geração insegura, despreparada para os desafios da vida real e os reflexos podem ser sentidos no mercado de trabalho.

R7

DF: Estudantes de escolas militarizadas sofrem repressão quanto ao cabelo

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) publicou um editorial intitulado "Governador manda estudante negro cortar o cabelo". A publicação se refere às medidas tomadas pela Secretaria de Educação em conjunto com a Polícia Militar no processo de militarização de escolas públicas.

Correio Braziliense