Notícias de Educação - 13/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

(Vídeo) Como as escolas devem se adaptar à era tecnológica?

Tecnologia na escola é algo positivo ou negativo? Já que o mundo tecnológico chegou para ficar, como as escolas devem se adaptar? Sabemos que a internet pode ser fonte inesgotável de informação, mas é preciso saber pesquisar. E o que dizer do celular em sala de aula?

MSN

Projetos

Ministério prepara cartilha para escolas sobre educação sexual para crianças

Durante passagem pelo Paraná, onde recebeu homenagens, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o ministério está desenvolvendo um material de educação sexual para crianças, que será distribuído nas escolas. “Entendemos que educação sexual na escola tem que ser feita de forma madura, para empoderar a criança a se defender”, disse.

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

19 características de bons professores

Ser professor é um exercício que demanda muito tempo e paciência dos que escolheram traçar essa carreira e, por isso, alguns se destacam, assim como em todas as áreas do mercado. Embora cada um tenha características próprias que o legitimam como bom profissional, algumas delas são comuns a todos que se enquadram na categoria de “os melhores”.

Universia

Inclusão

Ex-alunos de direito da USP pagam reforma de salas e bolsas para estudantes carentes

Egressos da mais prestigiada instituição de ensino jurídico do país, no Largo São Francisco (centro de São Paulo), estão à frente de iniciativas que incluem a restauração da fachada, a reforma de salas de aula e o pagamento de bolsas para estudantes carentes.

Folha de São Paulo

Organizações entram na Justiça contra cancelamento de vestibular para trans

Representando organizações que defendem LGBT, o advogado Paulo Iotti moveu uma ação pública para que a seja aberto um novo vestibular para transexuais na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).
O pedido vem na esteira de uma intervenção do Ministério da Educação na Unilab, que suspendeu um vestibular para transexuais, travestis, intersexuais e pessoas não binárias em julho.

Uol

Leis e políticas

Caderno com orientações sobre a política de alfabetização deve ser divulgado nesta quinta, diz MEC

O Ministério da Educação deve lançar nesta quinta-feira (15) uma cartilha com orientações para prefeitos e governadores sobre a implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA). As novas orientações foram publicadas em 11 de abril, na cerimônia de 100 dias do governo Bolsonaro – a medida estava na lista de 35 prioridades para o período. Mas, passados quatro meses, elas ainda não foram implementadas em nenhum colégio.

G1

No dia da juventude, chefe da ONU defende educação para estimular pensamento crítico

Em mensagem para o 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alerta para a crise de aprendizado nas escolas, onde meninos e meninas nem sempre recebem o apoio necessário para desenvolver pensamento crítico e aprimorar competências tecnológicas.
O chefe das Nações Unidas defende uma educação que seja inclusiva, acessível e que conecte os jovens com o mundo de hoje, abordando temas como as mudanças climáticas, direitos humanos e igualdade de gênero.

ONU

Deduções de IR com saúde e educação devem acabar, diz secretário

A reforma tributária que deve ser apresentada pelo governo nas próximas duas semanas trará mudanças em tributos federais e também no Imposto de Renda. O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, disse já haver entendimento de que deduções no imposto da pessoa física com saúde e educação vão acabar.

Veja

Alunos criticam projeto de segurança para escolas em São Paulo

Há quatro anos, eles assistiram os alunos de turmas pouco mais velhas que as deles ocuparem mais de uma centena de escolas contra um projeto do governo estadual de São Paulo que pretendia fechar colégios. Com 12 ou 13 anos, eles viram os colegas não só barrar o plano, mas ainda sair com a promessa de que teriam mais poder de decisão nas políticas educacionais. Há um mês o governador João Doria (PSDB) apresentou um grande projeto de segurança para as escolas e os alunos dizem não ter sido consultados. Por isso, decidiram mais uma vez protestar.

O Estado de São Paulo

Política partidária

Por 'militância política', Capes nega verba de apoio a realização de congresso em Santa Catarina

Sob a justificativa de que os palestrantes e organizadores têm “elevada relevância para a comunidade de militância política na área do Direito”, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), recusou financiar um congresso internacional sobre Constitucionalismo e Democracia. Segundo os organizadores, o evento sempre teve apoio financeiro da Capes em suas outras oito edições. A agência diz que a análise é feita por especialista na área.

O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Ciências sociais representam apenas 1,4% das bolsas do CNPq e gasto em pesquisa é baixo, dizem debatedores

Os investimentos em ciência e pesquisa no Brasil ainda são baixos e os cursos de ciências sociais representam apenas 1,4% das bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As informações foram fornecidas durante audiência pública realizada na última quinta-feira (8) pela comissão externa criada na Câmara dos Deputados para acompanhar a gestão do Ministério da Educação.

Câmara

Ensino Superior

4 mitos sobre o Future-se que o pessoal do “tsunami da educação” quer que você acredite

A mobilização da categoria vem contando com artigos e memes criticando as iniciativas do Future-se. A verdade é que há um medo exagerado dos redutos de esquerda nas universidades contra parcerias com a iniciativa privada e, ao mesmo tempo, uma série de perguntas importantes, ainda sem resposta do governo (acesse a íntegra do Projeto de Lei do Future-se).

Gazeta do Povo

Consulta pública ultrapassa 40 mil cadastrados

MEC

'Quem vai investir nas universidades após tanto ataque?', questiona reitor da Unicamp

Folha de São Paulo

Eventos

UNE prevê grandes manifestações de rua nesta terça

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e outros organizadores dos atos marcados para esta terça em defesa da Educação e contra a reforma da Previdência avaliam que a adesão será grande; deve haver uma onda de protestos contra o governo Bolsonaro e pela liberdade de Lula. Há empolgação com a adesão de artistas, que se juntam a professores e a estudantes para repudiar o bloqueio de recursos na área.

Brasil 247

Estudantes marcam atos pelo Brasil em defesa da Educação

R7

Comissão debate proposta de parcerias privadas para captação de recursos e gestão em universidades

A Comissão de Educação debate nesta quinta-feira (15) a proposta do Ministério da Educação (MEC) de possibilitar a realização de parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais para gestão de universidades, e estimular as instituições a captarem recursos próprios para sua manutenção.

Câmara

Brasileiros são destaque em Olimpíada Internacional de Astronomia

Estudantes brasileiros conquistaram três medalhas e duas menções honrosas na 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). O evento, ocorrido em Keszthely, na Hungria, entre os dias 2 e 10 deste mês, contou com a participação de 254 estudantes de 47 países – número recorde de delegações. A maratona olímpica abrangeu provas teóricas, práticas e de análise de dados.

IT Mídia

Vídeos na web podem ajudar na educação

A tela do celular pode não ser uma distração, mas sim um aliado no aprendizado dos alunos. Com uma maior quantidade de smartphones e tablets à disposição, ficou mais fácil procurar e ter acesso a conteúdos que podem cair na prova da semana ou até no Enem. Ferramentas como o YouTube, o segundo maior buscador do mundo, perdendo para o próprio Google, hoje auxiliam milhões de alunos e milhares de professores. A grande dúvida é como utilizar a ferramenta da melhor forma, seja produzindo ou consumindo o conteúdo dentro e fora da sala de aula.

Folha de Pernambuco

Policiais e jurídicas

'Fui agredido em sala de aula': 3 professores contam histórias de violência, trauma e decepção

Segundo os dados mais recentes, de 2013, o Brasil lidera o ranking de violência escolar: 12,5% dos docentes brasileiros relataram ser vítimas de ameaças, xingamentos ou agressões ao menos uma vez por semana. A média mundial da organização que reúne 34 países é de 3,4%.

BBC

Outras do dia

Alunos de todo o mundo são atraídos pelas universidades neozelandesas

Até o ano passado, 102 brasileiros buscaram a Nova Zelândia para o doutorado em uma das oito universidades no país, todas entre as melhores do mundo. No país, 48% dos pesquisadores de doutorado são estrangeiros, o terceiro maior índice entre as nações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O percentual tem uma explicação. Em 2005, o governo adotou uma política que permite aos doutorandos internacionais pagar os mesmos valores que os neozelandeses: uma média de 7 mil dólares neozelandeses por ano (cerca de R$ 17.800). O visto permite que o doutorando trabalhe em tempo integral, assim como seu cônjuge. E os filhos têm direito a escola pública. Ao fim, ele pode ficar mais três anos no país, trabalhando legalmente, podendo entrar com pedido de residência permanente.

O Globo