Notícias de Educação - 14/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Filmes são importantes para uma aprendizagem ativa

Não é novidade que filmes fazem parte do repertório pedagógico de educadores das diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino. Porém, o filme como recurso didático é comumente utilizado na perspectiva passiva do estudante-telespectador que assiste à determinada obra para refletir sobre algum tema, interpretar histórias e discutir ideias.
Poucos são os educadores que utilizam a linguagem audiovisual numa perspectiva metodológica ativa, na qual é dada ao estudante a possibilidade de aprender sobre determinado assunto e desenvolver habilidades e competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas a partir da produção de um filme.

MSN

Após atingir 20 mil crianças no Ceará, iniciativa de educação financeira ganha versão em espanhol

Visando despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas públicas brasileiras, o Projeto Jogos de Educação Financeira utiliza jogos para ensinar crianças a cuidar do próprio dinheiro de forma prática e interativa.
Foram 20 mil alunos impactados pelo projeto piloto, além de melhores práticas e indicadores em conhecimento de educação financeira em 77% das escolas trabalhadas. O sucesso foi tanto que, após dois anos de atuação, o método ultrapassou a fronteira e hoje atende mais de 5.000 alunos no Chile.

Folha de São Paulo

Projetos

Escola 42 desafia estudante a aprender programação de forma autônoma

Ninguém vai fazer chamada, não vai perguntar que horas você entrou e nem quando planeja vai sair. E sem pagar nada, na última vez que você passar pela porta, seja em seis meses ou três anos, deve ter em mente que não terá um diploma para colocar na parede do quarto, mas pode estar com um pé no mercado de trabalho. É assim que funciona a 42, projeto francês que chega ao Brasil para formar profissionais em tecnologia a partir da prática. Entre o público-alvo está quem sequer cogita passar pelo vestibular, ou que se frustrou com as possibilidades do ensino superior tradicional ou simplesmente quer dar um novo rumo à carreira.

Porvir

Gestão

GDF e Embaixada da Espanha firmam acordo para escolas bilíngues

Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Embaixada do Reino da Espanha no Brasil vai tornar bilíngues duas escolas da rede pública: o Centro de Ensino Médio 3 (CEM) de Taguatinga, e o Centro de Ensino Fundamental Caseb, na Asa Sul. O convênio foi firmado hoje pelo governador Ibaneis Rocha, pelo secretário de educação Rafael Parente, e pelo embaixador da Espanha, Fernando García Casas.

Correio Braziliense

Ensino Superior

Mais de 40 federais criticam Future-se; duas rejeitam adesão ao projeto

Mais de 40 universidades e institutos federais divulgaram até hoje manifestações com críticas ao Future-se, programa anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) para estimular a captação de recursos privados nas universidades públicas. Duas delas, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), já se manifestaram oficialmente contra a adesão ao programa.

Uol

Ministro destaca programa em reunião com parlamentares e reitores

MEC

ONGs lançam nota contra o desmonte da educação e ‘tendência privatizante’ do programa ‘Future-se’

RBA

Negócios

Ânima Educação ainda vê oportunidades na área de medicina

A Ânima Educação, que adquiriu o Centro Universitário Ages (UniAges) na semana passada por R$ 200 milhões, ainda enxerga oportunidades para mais compras de instituições de ensino que ofereçam cursos de medicina. Segundo André Tavares Andrade, diretor financeiro da empresa, são procuradas marcas que sejam fortes na área de saúde.

Valor

Eventos

Cidades brasileiras têm atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência

Cidades brasileiras registraram, desde a manhã desta terça-feira (13), atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência. Até por volta de 10h40, 13 cidades de 7 estados e do Distrito Federal haviam tido protesto.

G1

País registra manifestações em defesa da educação nesta terça-feira

Zero Hora

Protestos por educação reúnem 100 mil em todo o país, diz UNE

R7

Atos contra Bolsonaro levam milhares às ruas pelo Brasil

Folha de São Paulo

Protestos a favor da educação levam 1,5 milhão de pessoas às ruas

MSN

Em ato contra cortes na educação em SP, esquerda retoma verde e amarelo

Uol

Multidão faz ato pela educação em São Paulo, mas mobilização geral encolhe

El País

Tsunami ou marolinha? Estudantes e professores vão às ruas contra o governo pela 3ª vez

Gazeta do Povo

Policiais e jurídicas

Justiça nega ação do MPF para suspender lista tríplice para reitoria de universidade federal em MS

Governo federal nomeou reitora temporária para ocupar o cargo
O MPF questiona a forma como a lista foi composta. O órgão havia conseguido a suspensão no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Por conta disso, o governo federal nomeou uma reitora temporária: a professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio, que não disputou a eleição. Professores da UFGD consideram esse ato "uma intervenção".

Folha de São Paulo