Notícias de Educação - 15/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Se nem adulto reconhece fake news, como ensinar as crianças a fazer isso?

A resposta é “media literacy”. A tradução no Brasil varia, mas é algo entre alfabetização digital, alfabetização midiática ou alfabetização para a mídia.
Alfabetizar para a mídia não tem a ver com a técnica do uso, do manejo de botões, dos cliques, do vaivém dos dedos pela tela. O que se deve desenvolver é a leitura crítica de tudo isso, mostrar como separar o joio do trigo, buscar boas fontes, reconhecer e combater fake news, se proteger de criminosos, refletir sobre as redes sociais, entender a indústria, quais são as empresas que as dominam, que poder detém.

Folha de São Paulo

Dicas

Movile lança Aprendizap, projeto de educação e capacitação via WhatsApp

Objetivo do projeto é compartilhar conhecimento e criar oportunidades para os jovens; expectativa é alcançar 100 mil pessoas até março de 2019
A Movile, dona do iFood, lança nesta quinta-feira (15/08) o Aprendizap, um projeto que tem como objetivo promover a educação e a capacitação de jovens e professores. “A ideia veio de alguns fundadores da Movile. Queremos compartilhar o conhecimento e valor que criamos na nossa empresa”, diz Eduardo Henrique, co-fundador da Movile e CEO da Wavyz, uma das empresas do grupo.

Época Negócios

Projetos

Projeto com desenhos faz alunos questionarem apostila de ciências

Em Imperatriz (MA), a estratégia foi usada para despertar a curiosidade das crianças e promover a alfabetização científica
Nem sempre o que um professor ensina é o que o aluno necessariamente aprende. Paulo Freire em seu livro “Pedagogia da Autonomia” já dizia que ensinar não é meramente transferir conhecimento. E essa foi a minha motivação para desenvolver o projeto “Desenhando a Ciência”. A atividade foi desenvolvida com as turmas dos quartos anos do Colégio Dom Bosco, em Imperatriz (MA). Minha intenção foi fazer com que os alunos parassem de absorver e memorizar os textos da apostila de ciências, passando a construir de forma crítica seu conhecimento.

Porvir

Profissionais da Educação

Futuros professores: 61% dos calouros de pedagogia ou outra licenciatura estudam a distância

Desde 2010, o ensino a distância (EAD) se tornou o motor por trás da expansão no ensino superior brasileiro, e uma área se destaca entre as demais: a carreira docente, que inclui os cursos de pedagogia e das outras licenciaturas. Em 2017, quase dois terços dos novos universitários nos cursos de formação de professores se matricularam na modalidade EAD, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Movimento Todos pela Educação.

G1

Formação de professores a distância dobra em 7 anos

Terra

Boa formação do professor passa pela prática em sala de aula

R7

Leis e políticas

Falta de política para tempo integral é sintoma de ausência de projeto para educação

Escola de tempo integral é um termo que faz pouco sentido nos países desenvolvidos cujos resultados educacionais são muitas vezes comparados aos do Brasil. Oferecer ao menos sete horas diárias de aulas costuma ser regra nesses sistemas, não exceção, como é por aqui.
Os efeitos de uma maior exposição dos alunos à educação são comprovados em estudos e também nos indicadores educacionais, como a redução do abandono escolar e a melhora do aprendizado.

Folha de São Paulo

MEC quer trocar escola integral por convênio com faculdades

Folha de São Paulo

MEC quer dar bônus a faculdade privada que emprestar espaço para escola pública

O Estado de São Paulo

Comissão aprova saque do FGTS para educação e cirurgias

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em decisão final, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 1.540/2019, que amplia as possibilidades de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de curso de nível superior e de cirurgias essenciais à saúde. A relatora da proposta, senadora Mailza Gomes (PP-AC), deu parecer favorável ao projeto, que foi aprovado com oito votos favoráveis e dois votos contrários.

Senado

CCJ aprova novo conceito de biblioteca escolar e amplia prazo para criação de acervo

O texto considera biblioteca escolar o “equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo”, que terá uma série de objetivos, como disponibilizar e democratizar a informação, promover as habilidades e constituir-se como espaço de recursos educativos.

Câmara

RJ: Recursos do Fundeb usados para pagamento de servidores da Educação poderão constar dos contracheques

Professores da rede estadual poderão ter em seus contracheques os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) que são destinados ao pagamento dos servidores da pasta.
Para o autor da medida, o objetivo é dar transparência ao processo de aplicação dos recursos do fundo.

Extra

Política partidária

Deputado do PSL pede a USP explicações sobre "eventos ideológicos"

O deputado estadual Douglas Garcia (PSL) pediu ao reitor da USP (Universidade de São Paulo), Vahan Agopyan, explicações sobre os "vários eventos de diversas vertentes ideológicas, políticas e filosóficas" nos campi da universidade. No último dos cinco pedidos --publicado no Diário Oficial do Estado em 8 de agosto--, Garcia afirma que a USP vem destinando "espaço e despesas para fins questionáveis".

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Inep apresenta novo Catálogo de Escolas e novidades do Saeb em fórum da Undime

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e o diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, anunciaram um novo produto educacional a partir da base de dados do Censo Escolar: o Catálogo de Escolas. A plataforma foi apresentada durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, realizado na Bahia e promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), sob a temática "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”.

Inep

USP é a 8ª melhor do mundo em pesquisa acadêmica, diz ranking

A Universidade de São Paulo está entre as 10 melhores do mundo segundo um ranking produzido pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda.

R7

Avaliação

Novidade em 2019, questionário eletrônico aprimora e facilita a coleta de informações

As escolas de ensino fundamental e médio das redes municipais e estaduais do país participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) contarão com uma novidade em 2019. Pela primeira vez, os questionários contextuais direcionados a diretores e secretários de educação serão aplicados de forma eletrônica. Para estudantes e professores não há mudança – eles responderão o questionário tradicional, em papel. O modelo eletrônico também será aplicado aos docentes da educação infantil, que será avaliada pela primeira vez nesta edição, em caráter de estudo-piloto.

Inep

Opinião

Educação com base em evidências

Ainda hoje, no Brasil, quando se debate sobre Educação, é comum que os interlocutores sustentem suas opiniões com base na obra de reconhecidos pedagogos, sociólogos ou filósofos. Tais referências são, é claro, importantes, mas o problema desse tipo de debate é que ele quase nunca dialoga com evidências científicas. Os alinhamentos produzidos, assim, consolidam “tribos ideológicas”, grupos de defensores desta ou daquela doutrina que se comportam como membros de uma seita na defesa de seus dogmas e na disposição de apontar os “pecadores”. Pesquisas fundamentais nos últimos anos, em áreas como a Psicopedagogia, a Psicologia, a Neurologia, a Genética e a Criminologia, para citar apenas alguns campos do saber, têm descoberto aspectos muito importantes a respeito da aprendizagem, das capacidades socioemocionais, do papel do estresse e da violência como inibidores do funcionamento cerebral, etc., que seguem, em regra, desconhecidas, quando não desconsideradas pela maioria dos gestores, professores e legisladores. Doutrinas só aparecem como suficientes nos espaços vazios de evidências.

Extra Classe

O futuro da educação

Estudo recente realizado com empresas e instituições de ensino superior identificou que muitas empresas globais têm sido lentas para adaptar seus programas e abordagens de ensino, e muitas delas ainda estão em estágio inicial de identificação das habilidades mais relevantes no futuro.

IT Fórum

Ensino Superior

MEC vai prorrogar prazo de consulta pública do 'Future-se'

O Ministério da Educação (MEC) resolveu prorrogar por mais duas semanas o prazo para a consulta pública do "Future-se", programa lançado pelo governo Jair Bolsonaro para as universidade públicas. O prazo terminava nesta quinta-feira, 15. O secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima, informou que o adiamento do prazo foi feito a pedido dos reitores das universidades federais de São Carlos, Mato Grosso do Sul, de Lavras, Oeste do Pará e do presidente do Sebrae, Carlos Meles.

Terra

Na contramão, reitoria da Ufscar diz ver potenciais vantagens no Future-se

uOL

Future-se não é “cheque em branco” ao MEC e pode ampliar a captação de recursos

Gazeta do Povo

Saiba como vão funcionar os fundos criados para gestão do Future-se

MEC

“O MEC não pode tratar a universidade como uma repartição”

Reitor da UFBa e presidente da Andifes, João Carlos Salles fala sobre as estratégias para lidar com o programa Future-se
Durante a entrevista, o reitor explicou qual será a estratégia da Andifes diante da defasagem orçamentária dos últimos cinco anos nas federais, agora agravada com o bloqueio de 30% das verbas discricionárias, anunciada em abril pelo MEC. “É meio estranho discutir o futuro das universidades se nós não temos garantia de que em setembro as contas poderão ser pagas”, diz.

Carta Capital

Ministro sinaliza a reitores que pode desbloquear verba das federais a partir de setembro, diz Andifes

Reitores que se reuniram com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta semana afirmaram que o ministro sinalizou com a possibilidade de que o bloqueio bilionário no orçamento das universidades e institutos federais comece a ser revertido a partir de setembro. A informação foi divulgada na tarde desta quarta (14) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

G1

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do Prouni e Fies

MEC diz que sites sofrerem ataques hackers e pediu investigação da Polícia Federal.
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou nesta quarta-feira (14) o prazo das inscrições das etapas em andamento do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

G1

Negócios

Escolas-conceito para classe C em São Paulo têm mensalidade de até R$ 700

A mensalidade custa R$ 690, mas parece escola de rico: ensino integral, cada aluno com seu notebook, inglês todos os dias, laboratório “maker” para construir objetos utilizando na prática o que se aprende na teoria, aulas de Steam, o moderno sistema que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. E o prédio, na Penha, zona leste de São Paulo, foi reformado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Inaugurada em 2018, a Escola Mais é exemplo de um segmento que o mercado de educação privada começa a explorar, o de “escolas-conceito” para a classe C.

Folha de São Paulo

Kroton reforça que metas financeiras de 2019 serão atingidas

A Kroton pode voltar ao processo de aquisições de escolas no segundo trimestre de 2020. "Nossa estratégia é otimizar nossas escolas para depois retomar a consolidação. É um setor altamente fragmentado, pouco profissionalizado. O setor de educação básica hoje equivale ao do ensino superior de décadas atrás", disse Galindo. A companhia adquiriu a Somos Educação no ano passado, numa transação de R$ 6,3 bilhões.

Valor

Eventos

Como foram os protestos de 13 de agosto contra o governo

Manifestantes realizaram na terça-feira (13), em todo o país, um ato contra o contingenciamento de verbas na educação, as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação para instituições federais de ensino superior e a reforma da Previdência já aprovada na Câmara dos Deputados e atualmente em discussão no Senado.
Ao menos 85 cidades de 26 estados e do Distrito Federal registraram manifestações até as 19h da terça-feira (13), segundo levantamento feito pelo site G1. Os organizadores, porém, não conseguiram levar às ruas a mesma quantidade de pessoas do primeiro protesto, realizado em 15 de maio de 2019.

Nexo

No Twitter, Weintraub debocha de manifestações contra cortes na educação

Poder 360

Portuguesa retruca ministro após piada sobre tamanho da torcida

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Julgamento de recurso da União sobre repasses de fundo da educação a Estados é interrompido

Um pedido de vista do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, interrompeu nesta quarta-feira (14) o julgamento de uma ação em que o Estado de Alagoas busca o ressarcimento da União por supostos erros na complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Até agora, cinco ministros já se posicionaram a favor dos interesses de Alagoas.

Terra