Notícias de Educação - 16/ago/2019

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Sala de aula

Conheça a Educação Maker que alia criatividade e aprendizado para crianças

No geral, o movimento cria espaços para as crianças colocarem a “mão na massa” e desenvolverem projetos educativos de forma prática. Estes ambientes são construídos e projetados com uma infraestrutura e equipamentos que atendam às necessidades da proposta.
Quando inseridos na cultura de construir projetos com as próprias mãos, as crianças exercitam a criatividade e habilidades psicomotoras e socioemocionais.

Alagoas 24h

Quando a zoeira entra como ferramenta na sala de aula

Um sucesso nas redes sociais e muito presente nos celulares de crianças e adolescentes, os memes também podem ser usados em sala de aula. Pode parecer estranho, mas a “zoeira” é uma expressão cultural e, sim, pode ser um recurso para os professores.

R7

Gestão

Prestamos pouca atenção à qualidade do ensino, afirma Eduardo Mufarej

A precariedade da educação básica impede a formação de pessoas com espírito crítico e raciocínio lógico mínimo. Isso acaba causando problemas de produtividade e eficiência no mercado de trabalho. A observação do CEO da Somos Educação, maior grupo educacional do País, Eduardo Mufarej, foi feita durante entrevista ao UM BRASIL.

MSN

Leis e políticas

MEC lança orientações sobre a Política Nacional de Alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15) uma cartilha com orientações para prefeitos e governadores implementarem a Política Nacional de Alfabetização (PNA).
"O caderno de apresentação da PNA, tornado público hoje, tem uma função importante pois esclarece e aprofunda o conteúdo exposto no decreto: os conceitos, os termos, e a concepção de alfabetização baseada em evidências", afirma o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, durante evento em Brasília. As evidências apontadas pelo secretário não foram apresentadas no evento.

G1

MEC lança cartilha sobre nova política de alfabetização mas não detalha implementação

Folha de São Paulo

Caderno sobre política de alfabetização do MEC é 'muito genérico', dizem especialistas

G1

MEC lança cartilha sobre alfabetização baseada em evidências científicas

Gazeta do Povo

MEC lança cartilha que propõe método fônico para alfabetização

Desafios da Educação

Métodos de alfabetização: entenda a diferença entre o fônico, o global e os demais

G1

Após fim de programa, MEC diz que vai manter tempo integral no ensino médio

Após anunciar o fim do programa "Novo Mais Educação" e o início de convênios com faculdades para estender a jornada escolar, o Ministério da Educação afirmou que irá manter o fomento ao tempo integral no ensino médio.

Folha de São Paulo

Em educação, Brasil costuma copiar tendências não positivas

No Ministério da Educação (MEC), sob a liderança de Abraham Weintraub, a frase da vez é "evidências científicas". A gestão atual tem prometido basear suas políticas e programas em resultados já consolidados pela ciência. E nada além disso.
Há muito tempo, o Brasil optou por não dar ouvidos ao que diz a ciência cognitiva e análises já consagradas em outros lugares ao redor do mundo. Mas a tradição de "copiar tendências não positivas" promete ter um fim, afirma Renan Sargiani, coordenador geral de Neurociência Cognitiva e Linguística da pasta de Alfabetização do MEC.

Gazeta do Povo

Comissão aprova oferta de material didático inclusivo em escolas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou na quarta-feira (14) proposta que obriga escolas de todo o País a oferecerem oportunamente material didático e equipamentos indispensáveis ao acesso, participação e aprendizagem de pessoas com deficiência. Segundo o texto, esses recursos deverão atender a diferentes características dos alunos com deficiência.

Câmara

CCJ aprova acesso gratuito de estudantes a informações em instituições de ensino

Escolas podem ser impedidas de cobrar alunos por informações e documentos.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quinta-feira (15) projeto de lei que garante acesso gratuito do estudante a todas as informações produzidas sobre ele pela instituição de ensino (PL 10156/18).

Câmara

CCJ aprova obrigatoriedade de quadras esportivas acessíveis em escolas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto que inclui entre as obrigações dos estados, Distrito Federal e municípios a disponibilização de quadras esportivas cobertas e em condições de segurança e funcionamento nas escolas públicas. A quadra deverá ter acessibilidade e equipamentos adaptados para o uso de pessoas com deficiência.

Câmara

Política partidária

"Ala ideológica" e Centrão disputam fundo bilionário

Os partidos do Centrão e a chamada "ala ideológica" do Ministério da Educação (MEC) disputam a indicação de nomes para a diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão cobiçado pelo orçamento superior a R$ 50 bilhões e que trata desde a compra de livros escolares ao Financiamento Estudantil (Fies). As siglas esperam conseguir ao menos quatro das seis diretorias do órgão.

Terra

Estatística, pesquisas e estudos

Tecnologia apoia preparação de estudantes para o futuro, dizem professores em pesquisa do Google

Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto YouGov mostra o posicionamento de pais e de professores em relação ao uso de tecnologias na sala de aula. Se por um lado 95% dos educadores entendem que a tecnologia prepara os alunos para o futuro, 47% dos familiares entrevistados avaliam que os recursos digitais são atualmente usados da melhor maneira para beneficiar a aprendizagem dos alunos.

Porvir

Ensino Superior

Contrato com organizações sociais caberá a reitor, diz secretário do MEC

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima, promete às universidades flexibilidade no formato de contratação de organizações sociais e extensão de atividades com o Future-se.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

CGU aponta uso irregular de quase R$ 51 milhões do Fundeb em todo o país

Levantamento feito pela GloboNews, em parceria com a TV Globo, aponta que, somente entre 2018 e 2019, foram identificadas possíveis irregularidades na utilização de R$ 50,8 milhões oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

G1