Notícias de Educação - 21/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

BNCC na prática: como garantir o direito de Expressar na Educação Infantil

Com esse direito a criança pode construir conhecimentos sobre o mundo, as pessoas a sua volta, as relações e sobre si mesma
Os seis direitos de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Eles representam um avanço nas políticas públicas pensadas para a Educação Infantil e, para aplicá-los no dia a dia, é necessário que o professor conheça a fundo cada um deles para garantir às crianças experiências que contemplem os aspectos considerados fundamentais durante esse processo.

Nova Escola

Educação com afeto: A estudante de pedagogia que transformou a rotina da sala de aula

A ideia de transformar a hora da chegada em algo especial partiu da estudante de pedagogia Camila Magalhães. Aos 19 anos, a futura pedagoga auxilia a professora titular Luciana Maria Saura na responsabilidade com a turma.
Além da recepção na porta da sala de aula, outra atitude de Camila que faz a diferença no dia a dia é demonstrar para as crianças a importância que elas têm.

HuffPost

Projetos

Conheça os projetos semifinalistas do prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

Iniciativas de empreendedorismo e sustentabilidade, programação a serviço da saúde e tecnologias para a inclusão. Essas são algumas das propostas selecionadas para a semifinal do prêmio “Respostas para o Amanhã”, que reconhece projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica feitos por estudantes do ensino médio público, com a orientação de seus professores.

Porvir

Gestão

DF: Ibaneis estuda juntar secretarias de Educação e Trabalho e quer escolas 100% militarizadas

Um dia depois da queda do secretário de Educação Rafael Parente, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que vai acelerar o processo de gestão compartilhada das escolas. Está nos planos do GDF o lançamento de escolas 100% militares para o ano que vem. O emedebista afirmou também que estuda unir as secretarias de Educação e Trabalho.

Correio Braziliense

Processo de gestão compartilhada começa em mais cinco escolas

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

MT: Sem receber pagamento, profissionais da Educação ameaçam retornar a greve

Em nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), profissionais da Educação denunciam não terem recebido o pagamento de salário referente ao corte de maio e junho por parte do Governo.
O Executivo havia anunciado que que a devolução dos dois primeiros meses seria feita nesta terça-feira (20), o que não aconteceu para muitos servidores.

Agora MT

Leis e políticas

Deputado quer regulamentar Educação Familiar em Santa Catarina

O deputado estadual Bruno Souza (sem partido) pretende estimular a criação de uma legislação nacional sobre Educação Familiar. A ideia ganhou força e aliados durante a audiência pública sobre o assunto, na semana passada, onde o deputado propôs a criação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).

Diário do Iguaçu

Estatística, pesquisas e estudos

Para 95% dos professores brasileiros, tecnologia precisa estar em sala de aula

Segundo levantamento do Google, entretanto, 82% dos professores estão preocupados com equidade de acesso quando se trata de tecnologia nas escolas
A pesquisa usou formulários on-line para entrevistar 300 professores e 500 pais de alunos e concluiu que a grande maioria dos professores entrevistados (95%) acreditam que levar a tecnologia para a sala de aula pode ajudar a preparar estudantes para o futuro, além de tornar o aprendizado mais atrativo. Já para os pais, 91% deles acreditam que a tecnologia em sala de aula pode tornar o aprendizado mais envolvente.

IT Mídia

Opinião

O financiamento da educação

Ao final de 2020 expira-se a lei que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – um dos principais mecanismos de financiamento da educação. Como é um fundo provisório, se não for prorrogada a lei, ele será extinto. O Fundeb não cria recursos novos. Ele apenas redistribuiu o que já deve ser gasto. Mas, ao fazê-lo, afeta o orçamento de estados e municípios e, consequentemente, o financiamento das escolas e o salário dos professores. Daí a intensa mobilização de grupos que defendem os vários interesses envolvidos.

Veja

Quem é Charlotte Iserbyt e a teoria da educação projetada para nos tornar burros

O raciocínio de Iserbyt é muito semelhante ao de um outro livro inquietante sobre o mesmo assunto – o francês Maquiavel Pedagogo (Vide Editorial), escrito por Pascal Benardin. Não é por acaso que ela também o cita no decorrer da sua narrativa. Ambos fazem uma leitura minuciosa de documentos, sejam do Departamento de Educação americano, sejam da UNESCO ou da ONU, e chegam à mesma conclusão: há, de fato, um plano para nos tornar cada vez mais burros e, assim, destruir por dentro a soberania de cada nação que não se render diante da sutil coerção dos organismos supranacionais.

Gazeta do Povo

Os sentidos da leitura e da escrita, praticados em sala de aula

Este artigo, fruto do encontro de pesquisas e pesquisadoras das infâncias e dos cotidianos escolares, é um convite a refletirmos sobre alguns conceitos que, mesmo não sendo novos, apresentam certa urgência em serem revisitados: os conceitos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, à formação docente e ao ensino dos anos iniciais de escolaridade e de alfabetização que se confrontam em nossas escolas na contemporaneidade.

Desafios da Educação

Ensino Superior

Weintraub espera adesão de 25% das universidades federais ao Future-se

Uma das grandes apostas do governo Jair Bolsonaro na área da Educação, o Future-se deve atrair inicialmente um quarto das 68 universidades federais do País. A projeção foi feita ao jornal O Estado de S. Paulo pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Uol

Consulta pública ultrapassa 55 mil cadastrados

MEC

MEC afirma que um terço das vagas de residência médica estão ociosas

Baixo valor das bolsas - R$ 3.330 - é apontado como uma das causas. Medicina da família e da comunidade é a área com mais vagas ociosas
Debatedores denunciaram o grande número de vagas ociosas em residência médica no Brasil, em debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (20). Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, visando à especialização.

Câmara

Universidades do Nordeste firmam parceria com Japão por uma educação superior humanista

Tecnologias sociais, educação e sustentabilidade são o mote da parceria internacional a ser firmada entre as universidades federais do Nordeste e a Universidade Soka, de Tóquio, Japão. O acordo será firmado no próximo dia 24 de agosto

Diário de Pernambuco

Eventos

Debatedores apoiam permanência do Fundeb e indicam possíveis recursos

A Comissão de Educação (CE) promoveu, na tarde desta terça-feira (20), mais uma audiência pública para debater a renovação e o financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja vigência expira em 2020. Pela manhã, a comissão realizou uma primeira audiência para debater o mesmo tema.

Senado

Economistas trazem sugestões para financiamento futuro da educação

Câmara

Ciclo de debates na Comissão de Educação vai discutir Programa Future-se

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (20) a realização de um ciclo de debates sobre o programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC). Segundo o portal do MEC na internet, o Future-se busca o fortalecimento da autonomia de gestão, financeira e administrativa das universidades e institutos federais (IFs). Estas ações serão desenvolvidas através de parcerias com as organizações sociais (mais conhecidas como OS).

Senado

Jornalistas discutem cobertura de educação no governo Bolsonaro

A fim de discutir o trabalho da imprensa na cobertura das políticas de educação do governo Bolsonaro, o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação trouxe em seu segundo e último dia a mesa "Governo x jornalismo: a cobertura do MEC". Realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Rio Branco, em São Paulo, o evento é organizado pela Associação dos Jornalistas de Educação (Jeduca), que é presidida por Antônio Gois,

Portal Imprensa

Jeduca: não existe um único método para aprendizado na educação infantil

ND+