Notícias de Educação - 22/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Projetos

Projeto sobre identidades questiona narrativas históricas oficiais

Como construímos nossas identidades na diversidade? Esta é a pergunta que pretende mobilizar os estudantes que chegam ao 7º ano da Escola Viva, em São Paulo (SP). Neste processo de pesquisa, entra em jogo o que aconteceu nos encontros entre os povos originários, os europeus e os povos africanos escravizados. Também é na busca de respostas e até na necessidade de elaborar outras perguntas que colocamos em xeque a história escolhida como oficial e as histórias que resistiram ao apagamento.

Porvir

Gestão

Escuta ativa e gestão democrática: jogar bola sozinho não ganha campeonato

Uma gestão centralizadora pode parecer mais simples do que transformar a participação da comunidade em uma gestão democrática. José Marcos Couto Júnior aborda os benefícios e potencialidades gerados pela escuta ativa de gestores

Nova Escola

SP: Gestão Doria promete aumentar em 32% o número de alunos em ensino integral

Hoje, 417 escolas do estado fazem parte do programa, que tem 156 mil alunos do ensino fundamental e médio matriculados.
A expectativa da gestão Doria é que cerca de 100 escolas, com média de 500 alunos, passem a fazer parte do programa no ano que vem - - isto é, que mais 50 mil estudantes estejam matriculados no ensino integral em 2020.

Uol

Matrículas na rede estadual de São Paulo serão feitas online

R7

Saiba como a escola pode ajudar a lidar com a depressão infantil

Criança também sofre de depressão. Irritabilidade, falta ou sono excessivo, isolamento, tristeza, desânimo, alterações de humor e desinteresse por atividades antes prazerosas são algumas características que acendem o sinal de alerta para pais e para a escola.

R7

Profissionais da Educação

Servidores municipais da educação fazem nova paralisação em Belo Horizonte

Servidores e trabalhadores terceirizados da educação municipal alertam contra o risco da demissão de mais de 5 mil profissionais, o que, segundo o sindicato da categoria, pode comprometer o funcionamento de escolas e Umeis.

G1

MT: Sintep acusa secretaria de “calote” e diz que faz “retaliação” aos profissionais da Educação

O Sindicado dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) acusou a secretaria estadual de Educação de “calote”, e de promover “retaliação” aos profissionais da Educação. De acordo com o sindicato, parte dos servidores não teve a “primeira data para pagamento dos dias cortados, os salários referente aos meses de maio e junho não foram depositados”.

Só Notícias

Leis e políticas

Proposta exige biometria nos cursos de educação a distância

O Projeto de Lei 3998/19 exige o uso das tecnologias de biometria durante a aplicação de provas para alunos de educação a distância. Na avaliação presencial, a medida poderá ser dispensada, a critério da instituição de ensino.

Câmara

Projeto do Senado aumenta verba para educação de alunos com deficiência e superdotação

A CE (Comissão de Educação) do Senado aprovou nesta terça-feira (20) o relatório de Flavio Arns (Rede-PR) ao PLC (Projeto de Lei da Câmara) 18/2018, que eleva os repasses do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para a educação especial, voltada ao atendimento de estudantes com deficiência ou com superdotação.

ND+

Opinião

Educação e o índice de Gini

O antídoto para atenuar a desigualdade no Brasil e impedir o seu avanço é o forte investimento em Educação de qualidade
Quando a maioria quase absoluta dos brasileiros empobrece e somente os muitíssimos ricos registram um aumento significativo na renda, como vem acontecendo de forma sistemática no Brasil há mais de quatro anos, é que se sente ainda mais fortemente o efeito perverso da falta de uma Educação de qualidade para nossa sofrida população.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC: Brasil atinge 2ª melhor marca de impacto científico em 30 anos

O Brasil atingiu no primeiro semestre de 2019 o segundo melhor nível em 30 anos no indicador Web of Science, base de dados administrada pela organização Clarivate Analytics que mede o impacto da pesquisa científica. Em junho, a marca foi de 2019 ficou em 0,89; a maior verificada anteriormente de 0,92 foi em 2016, referente ao ano inteiro. A média mundial é 1.

EBC

Eventos

Educação profissional leva 63 brasileiros para competir na Rússia

A partir desta quinta-feira (22) até 27 de agosto acontece a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, que neste ano será realizada em Kazan, na Rússia. Nesta edição, 1.600 jovens de 60 países vão competir por medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de excelência. Com delegação de 63 competidores em 56 ocupações, o Brasil tem um bom histórico na competição, principalmente nos últimos anos.

R7

Pais debatem a importância do uso consciente da tecnologia

Especialistas têm se debuçado em pesquisas para entender como lidar com esses novos fenômenos, do isolamento, da pressa, da ânsia em ver tudo ser resolvido em um instante. Da conexão eletrônica e do desligamento emocional. Das pessoas viverem "em on." Mas dos sentimentos não serem analisados nem "em off."
Entre estes especialistas estão duas das mais influentes estudiosas americanas, Sherry Turkle e Jean Twenge, cujos trabalhos foram apresentados em uma palestra com pais de alunos de uma escola particular em São Paulo, sobre uso consciente da tecnologia.

R7

Policiais e jurídicas

A cada dia, ao menos 2 professores são agredidos em escolas estaduais em SP

A cada dia, ao menos dois professores do ensino fundamental e médio são agredidos fisicamente por alunos dentro da sala de aula de escolas estaduais.
Em 2018, foram registrados 434 ROEs (Registros de Ocorrência Escolar) referentes a violência física dentro da sala de aula. Em média, são 2,17 agressões físicas por dia letivo contra professores.

Uol

Ataque com machadinha deixa alunos e professora feridos em escola do RS

Um ataque ao Instituto Estadual Educacional Assis Chateaubriand, em Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre, deixou pelo menos seis alunos e uma professora feridos no começo da tarde desta quarta-feira (21). O criminoso, que usou uma machadinha, é um adolescente, informou a Secretaria Estadual de Educação. De acordo com a Brigada Militar, ele fugiu e está sendo procurado.

G1