Notícias de Educação - 29/ago/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Projetos

Clube em escola pública de Salvador aproxima ciência ao cotidiano de alunos

Para mostrar que é possível fazer pesquisa com poucos recursos, professora incentivou a produção de trabalhos com foco na realidade local dos estudantes

Porvir

Inclusão

Enem terá acessibilidade maior para pessoas privadas de liberdade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga no edital Enem PPL ( Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa) que os participantes dessa modalidade terão mais recursos de acessibilidade.

R7

Leis e políticas

Pesquisadores podem ficar milionários com o Future-se, diz MEC

Em visita à Comissão de Finanças e Tributação, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (28), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que, se o país não discutir o projeto Future-se agora, em poucos anos, será preciso discutir a falência das universidades federais.
Ao apresentar o programa aos parlamentares, Weintraub e o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, ressaltaram que o Future-se é uma oportunidade para que pesquisadores que alcançarem resultados inovadores sejam premiados. Nas palavras do ministro, pesquisador que tiver bons indicadores "ficará rico".

Gazeta do Povo

Weintraub: Future-se não vai interferir na autonomia das universidades

EBC

MEC ressalta que recursos do Future-se serão adicionais e que a autonomia está mantida

MEC

MEC quer forçar aprovação do Future-se via Medida Provisória

Carta Capital

Conselhos lutam contra o EaD nos cursos de saúde. MEC defende modelo híbrido

Representantes dos conselhos federais de Medicina, Veterinária, Farmácia e de outras entidades da área de saúde defenderam a proibição de qualquer modalidade a distância de cursos de graduação do setor. As manifestações foram feitas em audiência pública realizada nesta terça-feira (27), na Câmara dos Deputados.

Gazeta do Povo]

Base curricular garante ensino uniforme para alunos de todo país

Entre as siglas do MEC (Ministério da Educação), a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma das conquistas mais importantes para a Educação. A base é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A meta é que todos os estudantes tenham garantido o direito à aprendizagem e de maneira uniforme.

R7

Major Olímpio defende bolsistas do CNPq e diz que Educação é prioridade

Nas redes sociais, posicionamento do senador causou estranhamento em seus seguidores. 'Você está esquisito', comentou um usuário. 'O que está acontecendo?', indagou outro
O senador Major Olímpio (PSL-SP) defendeu, nesta quarta-feira, a importância da liberação de verba para pagar bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele participou de uma reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado.

IstoÉ

Após pressão de deputados, Moisés decide retirar termos sobre identidade de gênero de currículo da educação de SC

Em vídeo divulgado nas redes sociais na noite desta quarta-feira, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) afirmou que vai pedir a retirada de expressões ligadas a identidade de gênero e diversidade do Currículo de Base da Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense. O assunto foi alvo de pressão de deputados estaduais, que pedem a retirada dos termos do plano e alegam que a inclusão seria uma "proposta ideológica".

NSC-total

EAD

Conselhos lutam contra o EaD nos cursos de saúde. MEC defende modelo híbrido

Representantes dos conselhos federais de Medicina, Veterinária, Farmácia e de outras entidades da área de saúde defenderam a proibição de qualquer modalidade a distância de cursos de graduação do setor. As manifestações foram feitas em audiência pública realizada nesta terça-feira (27), na Câmara dos Deputados.

Gazeta do Povo]

Opinião

Merval Pereira e o Escola sem Partido turbinado

Em Cuba, as escolas enchem as paredes com retratos de Fidel Castro e Che Guevara, e as crianças entoam canções de idolatria a essas figuras. No Brasil militar, os alunos marchavam, cantavam o hino nacional e estudavam a cartilha do regime nas aulas de educação moral e cívica. Está aí a outra faceta da censura em governos autoritários. Além de vetar o que não lhes interessa, impõe que se dissemine o que lhes convém.
Bolsonaro nos últimos dias demonstrou apreço por essa ambivalência.

Folha de São Paulo

Eventos

Em parceria com o Google, São Caetano lança programa de educação tecnológica

Na terça-feira (27/8), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, celebrou a parceria com a empresa multinacional de tecnologia Google, que lhe permitirá utilizar, sem custo, as ferramentas educacionais do programa Google for Education. O evento ocorreu no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona, reunindo cerca de 600 pessoas, entre gestores, professores, alunos e pais.

ABC do ABC

Outras do dia

Supremo venezuelano dá um golpe na autonomia das universidades

A crise política e institucional vivida pela Venezuela em 2019 se bifurca em uma nova frente de batalha. O Supremo, controlado por Nicolás Maduro, proferiu uma sentença polêmica que prevê a realização de eleições com novas regras para renovar os reitores das universidades nacionais, consideradas por anos um bastião oposicionista à revolução bolivariana. A decisão significa um golpe à autonomia democrática dessas instituições e que está garantida na Constituição.

El País