Notícias de Educação - 11/set/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Criatividade será 3ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho futuro

A criatividade hoje é considerada o terceiro skill principal para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido. Embora a BNCC tenha sido apresentado pelo Ministério da Educação, o Instituto Arte na Escola lembra que ele não detalha conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Estão incluídas nesse leque as manifestações artísticas, como teatro, música, dança e artes visuais.
O Instituto defende que estes processos criativos sejam um componente curricular obrigatório nas escolas. Isso requer professores especialistas nestas áreas que possam conduzir os alunos na descoberta dos campos artísticos.

MSN

Dicas

Site reúne filmes de atualidades gratuitos para estudar para o vestibular

Os grandes vestibulares do país estão chegando! Em dois meses, vestibulandos de todo o país farão as provas do Enem, USP, Unicamp e Unesp e outros. Com a proximidade, não é o momento de deixar a energia ir embora e tampouco de se desesperar e querer abraçar todas as apostilas e livros do mundo. Além de revisar os conteúdos que já estudou, aproveite esse momento para aprender de forma mais descontraída e leve. A gente te dá uma dica: que tal reunir os amigos vestibulandos e assistir a filmes que podem te ajudar na hora da prova?

MSN

Gestão

Gasto com educação precisa ter mais eficiência, dizem especialistas

O Brasil investiu 4,2% do seu PIB em educação fundamental e média em 2016, acima da média da OCDE, que é 3,2%
Especialistas em educação afirmam que o desafio do Brasil não é só ampliar os investimentos no setor, mas também melhorar a eficiência do gasto. Mais difícil do que aumentar o número de matrículas, segundo eles, é garantir qualidade de ensino às crianças e adolescentes do País.

Terra

Quatro municípios do Espírito Santo querem escolas cívico-militares

As prefeituras de Aracruz, Linhares, Montanha e Viana, do Espírito Santo, manifestaram interesse em aderir ao modelo de escolas cívico-militares lançado pelo governo federal na quinta-feira, 5 de setembro. O assunto foi pauta de reunião do ministro Abraham Weintraub com o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) na sede do MEC, em Brasília.

MEC

Leis e políticas

CAE aprova projeto que beneficia estudantes com dislexia

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei (PL) 3.517/2019, que beneficia alunos da educação básica com dislexia e outros transtornos de aprendizagem. O projeto estabelece que o poder público deve desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para educandos com dislexia, transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. O projeto seguirá agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e depois para a Comissão de Educação (CE), que tomará decisão final sobre o tema, caso não haja recurso para votação em Plenário.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Atrasado na educação, Brasil corre risco de recuar com corte de verbas

O Brasil está atrasado em todos os níveis da educação. Dados da OCDE, organização que reúne países ricos e em desenvolvimento, confirmam o quadro. O Brasil sempre fica atrás da maioria dos países, mas vinha avançando na comparação com anos anteriores. O temor agora é que, com os cortes de verbas, haja um retrocesso.

O Globo

OCDE: Apesar de nível superior mais acessível, falta mão de obra qualificada

O Ensino Superior está se tornando mais acessível, graças em parte ao aumento dos orçamentos públicos, mas alguns setores ainda têm problemas para encontrar mão de obra qualificada,- afirmou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta terça-feira (10).

Uol

Brasil tem uma das piores taxas de Ensino Superior do mundo, diz OCDE

MSN

Mais de 8 mil professores sofreram tentativa de assassinato em sala em 2018

Mais de 8 mil professores do último ano da rede escolar pública do Brasil sofreram tentativa de assassinato dentro de sala de aula no ano de 2018. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que analisou o comportamento da violência dentro das escolas ao longo do ano por meio de questionário aplicado a professores e diretores de instituições.

iG

Docentes veem mais alunos sob efeito de drogas ilícitas do que de álcool em sala

Enquanto 15,6 mil professores dizem ter visto alunos sob efeito de drogas ilícitas dentro de sala, 11,6 mil já presenciaram alunos sob efeito de álcool
A presença de alunos sob efeito de drogas lícitas e ilícitas dentro das escolas públicas brasileiras é uma realidade na rotina de dezenas de milhares de professores . Os dados foram constatados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (10).

iG

Opinião

Para desatar os nós da educação: uma nova agenda

Crise atual também abre oportunidades. Teremos menos demanda de matrículas e metade dos professores poderá se aposentar nos próximos 15 anos.
O documento Para desatar os nós da educação: uma nova agenda é um convite para um novo olhar sobre a educação e um convite para aprofundar o debate sobre o tema. Iniciaremos hoje uma série de blogs com desdobramentos dos temas tratados.

Veja

Escola cívico-militar é apenas pensamento mágico do bolsonarismo

As melhores escolas públicas do Brasil estão em cidades do Ceará, no ensino fundamental, ou são ligadas a universidades e institutos federais espalhados pelo país, no ensino médio. Essas instituições geralmente se apoiam em um tripé. Elas investem na formação dos seus professores, tem currículos claros e escolhem material didático alinhado aos seus objetivos. São fruto do trabalho árduo de milhares de pessoas e foram aperfeiçoadas ao longo de muitos anos. Não há milagre.
Por isso, o programa de escolas cívico-miliares lançado pelo MEC na semana passada é mais uma prova de que caneta presidencial aceita qualquer coisa. E, infelizmente, essa caneta vai descobrir cedo ou tarde que a realidade não se muda por decreto.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

MEC quer enviar ao Congresso em outubro texto do programa Future-se

O Ministério da Educação (MEC) pretende enviar ao Congresso Nacional, no início de outubro, texto que definirá o programa Future-se para que seja analisado pelos parlamentares, de acordo com informações do secretário de Educação Superior da pasta, Arnaldo Barbosa. O governo ainda vai definir se apresentará um projeto de lei ou uma medida provisória (MP).

Uol

Polêmicas

SP: Justiça manda governo de SP devolver a alunos apostilas recolhidas por ordem de Doria

A Justiça determinou que sejam devolvidas em até 48 horas aos alunos da rede estadual de São Paulo apostilas recolhidas na semana passada por ordem do governador João Doria (PSDB).
A decisão liminar (provisória) atende a pedido formulado por um grupo de professores em ação popular protocolada nesta terça-feira (10). Cabe recurso.

Folha de São Paulo

Justiça manda MST devolver área onde construiu escola de formação política

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) terá de devolver uma área onde construiu, de forma irregular e contra a vontade de assentados, uma escola de formação política, o Centro de Capacitação Paulo Freire, no município de Caruaru, Pernambuco. A pedido do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a 24ª. Vara Federal de Pernambuco expediu mandado de reintegração de posse do local para cumprir uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região (TRF-5) de 6 de dezembro de 2017.

Gazeta do Povo