Notícias de Educação - 27/set/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Educação em realidade virtual ainda tem muitos desafios pela frente

Levar os alunos para uma excursão de história no Egito Antigo. Fazê-los entrar em uma célula e conhecê-la com detalhes, indo até o código genético. Ver grupos de alunos de arquitetura, engenharia e design colaborando para resolver problemas de construção. As aplicações de realidade virtual na educação podem ser inúmeras, mas a tecnologia ainda tem muitos desafios pela frente até conseguir ser adotada de forma ampla por instituições de ensino ao redor do mundo. Essas foram as conclusões de diversos debates realizados na Oculus Connect, feira dedicada à realidade virtual (VR) realizada pelo Facebook nesta semana em San José, nos Estados Unidos.

Terra

Projetos

5 projetos de educação integral mostram como é possível subverter o currículo

Construir um projeto de educação integral que contemple práticas contextualizadas e inovadoras é um desafio para redes e escolas de todo o país. Como subverter o currículo para garantir que o desenvolvimento dos estudantes nas suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural seja o centro da proposta formativa?

Porvir

Gestão

Uma alternativa à Educação espelhada no modelo militar

Políticas educacionais adotadas por alguns estados brasileiros são um caminho mais promissor que o projeto do MEC inspirado em colégios militares
Tomando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como parâmetro, o país tem registrado ganhos significativos nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, modestos no segundo ciclo dessa mesma etapa e quase nulos no ensino médio. Mas há algumas redes públicas que, a despeito de resultados ainda insatisfatórios, ao menos registram avanços contínuos. Dos quatro estados com melhor Ideb no ensino médio — Pernambuco, Espírito Santo, Goiás e Ceará —, apenas um deles, Goiás, apostou no modelo de parcerias com militares. No entanto, apesar de toda a visibilidade que ganharam, os 60 colégios militarizados no estado representam apenas 5% do total da rede. Quando apontam os motivos que levaram o estado a avançar, gestores goianos citam principalmente a melhoria da gestão, os materiais curriculares, as políticas de apoio às escolas e o uso de avaliações para detectar problemas de aprendizagem como estratégias principais.

Época

Inclusão

Inep lançará série de conteúdos para o Enem em Libras

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) irá lançar uma série de conteúdos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) no portal e nas redes sociais do instituto para ajudar os estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019.

R7

Leis e políticas

O impacto da educação no salário e na produtividade

No Brasil, o aumento da escolaridade registrado nas últimas décadas não tem sido acompanhado do aumento da produtividade. Onde está o problema?
Os dados sugerem que há uma falta de informação dos indivíduos a respeito dos riscos de suas decisões. E comprova que nossa política de ensino médio é inadequada para a população.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Apenas 2% das escolas públicas de ensino médio oferecem condições satisfatórias de aprendizado, diz estudo

Em todo o território nacional, somente 2% das escolas públicas de ensino médio oferecem as condições necessárias para um aprendizado satisfatório. Este é o resultado de um levantamento feito com as instituições que atendem a alunos de baixa renda, divulgado na quinta-feira (26).

G1

Ensino Superior

Ministro da Educação diz que governo está descontingenciando verba para universidades federais: 'Não houve nenhum bandejão sem alimento'

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira (26) em São Paulo que o governo federal está descontingenciando recursos para as universidades federais do país e que, ao longo do ano, "não faltou comida" aos estudantes.

G1

Defensoria Pública da União pede na Justiça fim do contingenciamento de verbas das universidades do RJ

G1

Corte de verbas afeta vestibular da Universidade Federal do RJ

R7

UFBA desliga até o ar condicionado após corte de verbas

R7

Polêmicas

'Vou atrás da zebra mais gorda', diz ministro sobre salários de universidades federais

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira, 26, que o principal problema da pasta é "gastar uma fortuna com um grupo pequeno de pessoas", os professores de universidades federais. "Tenho de ir atrás da zebra mais gorda, que está na universidade federal trabalhando em regime de dedicação exclusiva para dar só 8 horas de aula por semana e ganhar R$ 15 mil, R$ 20 mil", disse ele, em evento sobre ensino superior privado. Ele ainda disse que "não vai fazer nada" sobre o programa de Financiamento Estudantil (Fies). "Vocês têm de se virar", afirmou, em resposta direcionada a gestores de faculdades particulares.

Terra

Fies? “Vocês têm que se virar”, diz Weintraub a universidades particulares

Gazeta do Povo

Ministro defende autorregulação para instituições privadas de ensino superior

MEC

Ministro da Educação critica a palavra "educação": "quem educa é a família"

Uol