Notícias de Educação - 30/set/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

O novo papel da escola no universo dos nativos digitais

Os nativos digitais, utilizam as ferramentas tecnológicas de forma intuitiva, chegaram às escolas com novos comportamentos, habilidades, necessidades e expectativas. Eles precisam, portanto, de métodos e sistemas de ensino que utilizem os benefícios das novas tecnologias. A escola precisa evoluir.

MSN

Participação de pais na vida escolar melhora desempenho dos filhos

Dados são da plataforma educacional Mapa da Aprendizagem
No Brasil, 50,2% dos estudantes dizem que os pais têm interesse pelas atividades escolares.
Participar da vida escolar é acompanhar a frequência escolar dos filhos, ou seja, saber se estão ou não indo para a escola, participar de reuniões e conversar com os próprios filhos. Não significa necessariamente corrigir os deveres de casa, isso poderá ficar a cargo da escola, mas ter uma clareza do que a instituição de ensino espera do estudante e se ele está engajado nos estudos. É importante, segundo o pesquisador, que pais e escolas ajam em conjunto.

EBC

Diagnóstico (errado) de TDAH é mais frequente em crianças que estão adiantadas na escola

Descobertas anteriores de pesquisadores de Harvard mostraram maiores taxas de diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) para crianças que eram as mais novas da turma do jardim de infância em comparação com as mais antigas. Porém, novas pesquisas recém-publicadas na JAMA Pediatrics revelam que, além de diagnósticos mais altos de TDAH de crianças que estão entre as mais jovens de sua série, estar em uma turma anterior à indicada também pode levar ao aumento do diagnóstico de deficiências intelectuais e depressão.

Gazeta do Povo

Projetos

Professora cria mapas e gráficos táteis para aluno cego

Para que Nathan, o aluno cego, não ficasse de fora das aulas, Fabiana, com sensibilidade e dedicaçaõ, decidiu procurar alternativas para incluir o jovem da melhor maneira na classe.
O jeito foi pesquisar por conta própria. “Fui para a internet, li, fui atrás de modelos para que o Nathan pudesse participar melhor das aulas”, conta. Com criatividade e paciência, Fabiana criou mapas em relevo. “Como os mapas em 3D tem um custo alto, usei materiais que tinha a mão para produzir esse efeito tátil”. Para isso, Fabiana usou grãos, diferentes tipos de EVA (com gliter, felpudos, etc) e até pirâmides de pecinhas de Lego.

R7

Gestão

Escolas públicas com bons resultados no ensino médio têm relação próxima com alunos

A relação próxima com os alunos é um dos principais diferenciais das escolas públicas com bons resultados no ensino médio, mostra a pesquisa “Excelência e Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar suporte efetivo às escolas”. O estudo mapeou escolas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo e obtiveram notas acima da média no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 e na Prova Brasil, com taxa de aprovação mínima de 95%.

Porvir

CE: Sindicato de escolas propõe "voucher educação"

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) está levando para a Prefeitura de Fortaleza e para o governo do estado a proposta de aplicação do "voucher educação". Também há uma negociação com a União para que medidas similares sejam aplicadas, já que é sentido o impacto dos cortes de verbas no Prouni e no Fies.

O Povo

Minas Gerais aceita programa do MEC e terá duas escolas cívico-militares

A Secretaria de Estado e Educação (SEE) de Minas Gerais definiu, nesta sexta-feira, que vai aderir ao programa de escolas cívico-militares, lançado em 5 de setembro pelo Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada na data limite para uma resposta ao órgão. A princípio, serão duas unidades em todo o estado.

MSN

Inclusão

(Vídeo) Pedagogia das elites chega à comunidade pobre de São Paulo

O alternativo e elitista método de educação alemã Waldorf está se integrando com as comunidades desfavorecidas de São Paulo, como no caso do Colégio Micael, onde alunos de diferentes camadas socio-econômicos convivem.

R7

Leis e políticas

Paulo Freire: entenda por que ele é o patrono da educação brasileira

Paulo Freire tem uma grande influência no mundo todo quando o assunto é educação. Seu trabalho e sua teoria são estudados não apenas na faculdade de pedagogia, como também em diversos outros cursos ao redor do globo.
Para se ter uma ideia da importância de suas pesquisas para o desenvolvimento do saber, ele atualmente ocupa a 3ª posição no ranking dos pensadores mais citados em trabalhos acadêmicos. Ou seja, suas ideias têm servido de base para que muitos outros pesquisadores desenvolvam seus trabalhos.

Capital News

Como o Ministério da Educação tenta reciclar o Escola sem Partido

O Ministério da Educação anunciou em 23 de setembro que encaminhou a todas as secretarias estaduais e municipais de ensino do país um ofício com orientações sobre como manter um ambiente escolar harmônico, sem “doutrinação” ou propaganda político-partidária.
O documento tem propostas semelhantes ao Escola sem Partido, movimento defendido pela base eleitoral do presidente Jair Bolsonaro que denuncia uma pretensa “doutrinação ideológica” em sala de aula e propõe uma neutralidade política que favoreça valores familiares, religiosos e patrióticos nas escolas.

Nexo

Peso de elevar fundo do ensino básico opõe Câmara e Planalto

Governo omite conta; cifra é 258% da de consultoria orçamentária da Câmara
O governo Jair Bolsonaro (PSL) tem estimado um forte impacto do aumento da complementação da União no Fundeb sobre os cofres públicos se a proposta que tramita na Câmara for aprovada. O cálculo do Planalto, contudo, difere das projeções que circulam no Legislativo.

Folha de São Paulo

Comissão aprova inclusão de direito à educação de brasileiro emigrado no PNE

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25) proposta que acrescenta a promoção do direito educacional dos brasileiros residentes no exterior à meta 10 do Plano Nacional de Educação (Lei 13005/14). Esta meta trata da educação de jovens e adultos.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Câmara

RJ: Deputado propõe obrigar professores a fazer exame toxicológico a cada 90 dias

Tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei que propõe tornar obrigatório o exame toxicológico para professores da rede pública e privada a cada 90 dias.

Gazeta do Povo

Avaliação

Avanço no uso de tecnologias garante a segurança e o sigilo no Enem

A cada ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avança no uso de tecnologia para que todas as etapas do exame sejam realizadas com a máxima segurança e sigilo. A implantação de novos processos e ferramentas tecnológicas também veio para facilitar a integração entre todos os parceiros institucionais da maior prova do ensino médio.

MEC

Opinião

O futuro de jovens pobres

A educação, independentemente do perfil do aluno, já é um problema de difícil solução. Nos debatemos há anos para conseguir dinheiro, formar bem os professores, ter boa gestão, metas claras, currículo, avaliação. Mais complicado ainda para qualquer país é melhorar a educação oferecidas aos adolescentes da camada pobre da população.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Em crise financeira, UFBA reduz uso de ar-condicionado, telefone e elevador

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) determinou nesta semana novas medidas de redução de custo operacional, na tentativa de manter os câmpus em funcionamento. A situação está relacionada ao bloqueio de verbas feito pelo governo federal. Hoje, cerca de R$ 53 milhões estão retidos, valor equivalente a quatro meses de funcionamento da instituição. As medidas de ajuste para conter gastos têm sido frequente em várias universidades.

O Estado de São Paulo

Por que as maiores universidades não estão bem no ranking de governança do TCU

As universidades públicas brasileiras comprovam que muito dinheiro não tem relação com boa gestão. O Índice Geral de Governança e Gestão (IGG) produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mediu o desempenho de 498 instituições governamentais, incluindo todas as universidades públicas. Entre as instituições de ensino superior, 86% têm nota abaixo de 5, numa escala de 0 a 10.

Gazeta do Povo

Governo libera recursos para pagamento de 80 mil bolsas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou na sexta-feira, 27, que o pagamento de outubro das 80 mil bolsas de pós-graduação, referente ao mês de setembro está assegurado. De acordo com o órgão, o Ministério da Economia liberou parte dos recursos que estavam contingenciados.

MSN

65 mil brasileiros se aventuram para cursar Medicina em países vizinhos

Internacionalmente conhecida por integrar um dos principais corredores de tráfico da América do Sul, a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero vem passando por uma transformação nos últimos dois anos.
Não que a atividade criminosa tenha cessado. A diferença é que se somaram ao cotidiano, marcado por seguranças armados em cada esquina e crimes bárbaros, milhares de brasileiros vindos de diferentes regiões em busca de um sonho: o diploma de Medicina.

MSN

Eventos

UNESCO lança na Assembleia Geral da ONU iniciativa em prol do futuro da educação

Durante o evento de alto nível na Assembleia Geral da ONU, na quarta-feira (25) em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou a iniciativa “Futuros da Educação”, cujo objetivo é repensar como o conhecimento e o aprendizado podem contribuir para o bem comum da humanidade.

ONU

MEC e Capes lançam programa Ciência 10, voltado para professores do ensino fundamental do 6º ao 9º ano

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) divulgaram nesta sexta-feira (27), em Brasília, o lançamento dos editais para seleção de professores que queiram participar do Programa Ciência 10, voltado para professores de escolas públicas que dão aula do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A expectativa é que 400 mil alunos da rede pública sejam beneficiado pela formação destes professores.

G1