Notícias de Educação - 18/out/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Escolas que não focam no Enem mostram que educação alternativa é possível

Indo contra a maioria, escolas tiram Enem e vestibulares do foco principal e desenvolvem competências sociais que, além de tudo, ajudam nos exames
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) e dos vestibulares, escolas de todo o Brasil estão completamente focadas no desempenho de seus alunos nos exames. O esforço para essas provas geralmente começa no primeiro ano do ensino médio – ou até antes –, no entanto, há instituições subvertendo a lógica em busca de melhores resultados a longo prazo.

iG

Aprender na prática: integração a novos espaços de ensino ajuda a desenvolver autonomia do aluno

Desenvolver a independência do aluno da educação básica em um espaço universitário é uma experiência estimulante e diferenciada. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre caminho para flexibilizar a grade, permitindo um aprendizado ainda mais interdisciplinar. De olho nas possibilidades, uma novidade é a utilização de laboratórios de faculdades entre as práticas de ensino das escolas de nível básico.

Hoje em Dia

De 70 adolescentes grávidas a zero: como a educação sexual mudou a realidade de uma escola na Colômbia

Quando em 2010 o professor Luis Miguel Bermúdez chegou à escola Gerardo Paredes, em um bairro problemático de Bogotá (Colômbia), o panorama era desolador. Em média 70 adolescentes, ignorantes no que se referia ao sexo, viam todos os anos seu futuro travado por uma gravidez não desejada, fruto muitas vezes de uma relação violenta. De modo que Bermúdez, que se doutorou com uma tese sobre o assunto, colocou mãos à obra e em 2014 mudou o programa do colégio. Hoje o finalista do Global Teacher Prize 2017 (prêmio ao melhor professor do mundo) se orgulha de que as meninas educadas nesse formato não são mães, ainda que recebam gestantes que temem ser estigmatizadas em suas escolas. O cenário não é o mais favorável. Não em Suba Rincón, onde existem quadrilhas, tráfico de drogas, pobreza extrema e violência intrafamiliar. E em toda Colômbia, onde algumas farmácias negam aos jovens os anticoncepcionais.

El País

Projetos

Pesquisa busca crianças e adolescentes para entender seus hábitos na internet

Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectas e que a internet é muito importante em seu dia a dia, seja nos estudos ou em suas relações pessoais. Isso imediatamente leva à reflexões sobre os efeitos positivos e negativos desses usos e interações. O que será que as próprias crianças e adolescentes têm a nos dizer sobre esse contexto? O quanto se sentem seguros nesse ambiente? E como, junto com elas, podemos transformar a internet em uma aliada ao seu desenvolvimento? Pensando nisso, foi criado o projeto Consulta Brasil

Porvir

Gestão

Comunidade escolar da rede pública do DF escolherá diretores e vices

Alunos e pedagogos das escolas públicas do Distrito Federal conhecerão nos próximos dias os candidatos a ocupar os cargos de direção e vice-direção das instituições. As chapas podem ser formadas até a próxima segunda-feira, compostas por dois servidores, do magistério público ou de assistência à educação, sendo que pelo menos um deles tenha mais de três anos de efetivo exercício em sala de aula. As votações serão realizadas em 27 de novembro, e os escolhidos vão assumir as posições em janeiro de 2020.

Correio Braziliense

Inclusão

Quando brinquedos ajudam no processo de inclusão social

Os modelos da Barbie estão entre os brinquedos inclusivos que chegaram ao mercado neste ano. Os gibis também se atualizaram, com lançamento de revistas da Turma da Mônica com personagem autista e outro diagnosticado com epilepsia. A distrofia muscular de Duchenne também foi abordada pelos quadrinhos. A Lego desenvolveu peças em braille e lançou para ser utilizado em escolas por crianças cegas ou com baixa visão.

R7

Universidade baiana aprova cotas para ciganos e travestis

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, anunciou a criação de cotas para ciganos, candidatos com deficiência e transexuais, travestis ou transgêneros. O ingresso valerá a partir do segundo semestre de 2020 e será para três sobrevagas por curso.

Brasil Escola

Leis e políticas

Educação aprova reserva de vagas ociosas para idosos em universidades

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (16) proposta que reserva aos idosos entre 5% e 20% das vagas não preenchidas em instituições de ensino superior.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Nutricionistas e pediatras pedem aprovação de projeto que proíbe refrigerante em escolas

Nutricionistas, pediatras e organizações não governamentais fizeram apelo para que a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica públicas e privadas (PL 1755/07). Apresentado pelo deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) há 12 anos, a proposta já foi analisada pelas comissões e aguarda votação pelo Plenário.

Câmara

Justiça condena estado do RJ a rever projeto de reorganização da educação

Por entender que as medidas tomadas pelo governo fluminense prejudicaram o acesso à educação, a 14ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro condenou o estado a rever o processo de reorganização das escolas que, na gestão de Luiz Fernando Pezão (MDB), resultou no fechamento de unidades, turmas e turnos, reduzindo a oferta de vagas no ano letivo de 2019.

Consultor Jurídico

Avaliação

Saeb: começa avaliação de estudantes da educação básica

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) começa a aplicar as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nesta segunda-feira (21). Os estudantes do ensino infantil ao médio de todo o Brasil farão os exames até o dia 1º de novembro.

R7

Cartilha de Redação do Enem 2019: veja 6 dicas do Inep

A pouco menos de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo o Brasil se preparam para a prova que possibilita ingresso em instituições públicas e particulares de ensino superior. Para ajudar na preparação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 10 a Cartilha de Redação do Enem 2019, com instruções para ir bem na fase escrita da prova.

O Estado de São Paulo

Em projeto-piloto, Enem 2020 será digital para 50 mil inscritos

Folha de São Paulo

Novas tecnologias de estudo para o Enem incluem ajuda de robô por celular

Folha de São Paulo

Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem

MEC

Quem fizer redação de esquerda no Enem não deve ser prejudicado, diz presidente do Inep

Folha de São Paulo

Inep firma convênio com 42ª instituição portuguesa para uso de notas do Enem

Inep

EAD

Proposta sobre ensino domiciliar avança no Senado após travar na Câmara

Apontada como uma das prioridades do governo de Jair Bolsonaro, a regulação do ensino domiciliar tenta avançar no Senado após paralisação do tema na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (15), foi feita uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 490/2017, proposto pelo líder do governo na Casa, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Huffpost

Opinião

Educação Integral: Mais tempo na escola, mais oportunidades

Quantas horas o estudante deve ficar na escola? A jornada diária de até 5 horas, realidade em boa parte das redes brasileiras de ensino, é suficiente para formar o jovem do Ensino Médio na sua integralidade e prepará-lo para o futuro? A fórmula não é mágica e os desafios são inúmeros. Mas compartilho com vocês neste espaço um pouco da experiência positiva de Pernambuco e a aposta que há onze anos o estado vem fazendo no desenvolvimento de um Ensino Integral, público e de qualidade.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC anuncia remanejo no orçamento e libera R$ 1,1 bilhão para federais

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou hoje uma realocação de recursos no orçamento da pasta e a liberação de R$ 1,1 bilhão para universidades e institutos federais. O valor corresponde ao que permanecia congelado para essas instituições.

Uol

MEC admite que não havia "gordura" no orçamento das federais, diz Andifes

Ao anunciar a liberação de todo o orçamento que estava bloqueado para universidades e institutos federais, o MEC (Ministério da Educação) reconhece que não havia "gordura" no orçamento dessas instituições para o ano de 2019. É o que diz João Carlos Salles, reitor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

Uol

MEC reformula proposta do Future-se e diz que lançará nova consulta pública até o dia 28

Três meses após o lançamento da proposta do Future-se, o Ministério da Educação (MEC) reformulou o documento inicial e passou a divulgar, nesta semana, uma nova versão da proposta. Ao G1, a pasta confirmou a versão reformulada na tarde desta quarta-feira (16), ressaltando que ela ainda está recebendo contribuições e análise técnica, e afirmou que pretende submeter o documento em uma nova consulta pública até o dia 28 de outubro.

G1

Eventos

Comissão vai debater relação entre aprendizagem e infraestrutura das escolas

A comissão externa que acompanha o Ministério da Educação realiza audiência pública na terça-feira (22) para debater o "Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Qualidade da Infraestrutura das Escolas." A deputada Luisa Canziani (PTB-PR) é a autora do requerimento para realização da audiência.

Câmara

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (21) a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promoverá eventos em todo o Brasil com o objetivo de dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa. A ideia é popularizar esse tipo de conhecimento, muitas vezes restrito a acadêmicos, para os cidadãos, especialmente os mais jovens.

R7

Policiais e jurídicas

SP: Gestão Covas identifica irregularidades em 120 creches e desvios de R$ 10 mi

Prefeitura anuncia mudanças em regras para unidades em meio a investigação da máfia das creches
A gestão Bruno Covas (PSDB) identificou irregularidades em cerca de 120 creches conveniadas e possíveis desvios de quase R$ 10 milhões. As unidades, administradas por 35 organizações sociais, podem acabar descredenciadas ao final do processo.

Folha de São Paulo

Covas aponta irregularidade em 116 creches de SP e vê desvio de R$ 10 milhões

O Estado de São Paulo

Gilmar Mendes suspende lei municipal que barrava ensino de gênero

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nessa sexta-feira (18) uma liminar (decisão provisória) para suspender dois artigos de uma lei municipal que proibe o ensino sobre diversidade de gênero e orientação sexual nas escolas.

Hoje em Dia

Dez anos após vazamento do Enem, nenhum envolvido em roubo foi preso

Em 2009, no meio do otimista segundo mandato do presidente Lula (PT), 4,1 milhões de candidatos haviam se inscrito para a primeira edição do novo Enem: a partir dali, a nota do exame criado em 1998 para avaliar o ensino médio valeria como vestibular unificado para universidades federais. Mas tinha um furto no meio caminho. Em 1º de outubro daquele ano, a dois dias do início das provas, o Enem vazou e a aplicação foi cancelada.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Projeto de lei na Polônia trata educação sexual como pedofilia

Proposta apresentada pelo governo nacional-conservador visa proibir a educação sexual em escolas e criminalizar "a promoção da atividade sexual para menores de idades". Professores podem pegar até cinco anos de prisão.

DW

 

 

Voltar ao calendário