Notícias de Educação - 29/out/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Estudantes dizem que aula expositiva é a melhor metodologia, mas cientistas discordam

Estudo revela que estudantes preferem estratégias de aprendizagem que demandam menos esforço – como aulas tradicionais. Veja dicas para convencê-los de que assumir um papel ativo vale a pena

Porvir

Método fônico é o mais eficaz para alfabetizar, afirmam cientistas

O método fônico é, de longe, o sistema mais eficaz para alfabetizar. Essa foi uma das conclusões tiradas por pesquisadores e cientistas que participaram da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), organizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Gazeta do Povo

'Começar pelo exercício mais fácil' e outros erros comuns que os alunos fazem nas provas e nos estudos, segundo a ciência

Nem sempre nossas estratégias usadas em provas têm embasamento científico ou são eficazes para o aprendizado
Será que essas estratégias realmente nos fazem aprender ou nos sair melhor nas provas? Um livro de dois pesquisadores americanos e um britânico especializados em neurociência desmistifica algumas táticas de estudo e dá sugestões com embasamento científico para estudar e ir bem nas provas.

MSN

Gestão

Mais gastos em educação têm impacto significativo no desempenho?

As evidências mostram que só recursos não garantem o desempenho. Isso vale tanto para os municípios que gastam muito quanto para os que gastam pouco.
A literatura internacional oferece alguns elementos que ajudam a entender a questão.
Esses estudos nos dizem que o impacto dos recursos não é contínuo – a partir de um determinado valor, o montante de recursos deixa de ter impacto. Ou seja, há limites para o que o dinheiro pode comprar. E, na comparação entre os vários países, mesmo controlando pelo poder de compra do dinheiro, é possível observar discrepâncias, como, por exemplo, países com resultados superiores ao que seria de se esperar em função dos gastos. Mas a tendência de associação positiva é clara e indiscutível. Mas disso não se pode concluir que basta gastar mais para que os resultados melhorem.

Veja

Investir em educação dá alto retorno, diz economista

Ajudar crianças e adolescentes a desenvolver competências estratégicas é um desafio para pais, escolas e indústria. Mas cada real investido na educação dos estudantes tem retorno dez vezes maior, segundo estudos internacionais. Os dados foram apresentados pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, em encontro realizado pela Fiesc

NSC Total

Leis e políticas

Maia diz que debate do Fundeb trava se não for para o mundo real

Presidente da Câmara reclama de lobby de professores na discussão de projeto
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta segunda-feira (28) que ou a discussão do Fundeb (fundo de financiamento da educação básica) no Congresso vai para o mundo real ou vai travar e ficará para o ano que vem.

Folha de São Paulo

Avaliação

Revisões, pré-testes e mais: entenda como são elaboradas as questões do Enem

A prova de redação é a única prova subjetiva. As demais quatro provas terão 45 questões de múltipla escolha cada. Essas questões foram escolhidas a partir do BNI.
Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência , guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep.
Finalmente, os itens são pré-testados em aplicações feitas em escolas. O processo é sigiloso e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem. Com a aplicação, avalia-se a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão. Os itens aprovados passam a compor o BNI, que fica disponível para aplicações futuras do Enem.

iG

Polêmicas

Segundo deputada, ministro da educação quer dar nome de torturador à biblioteca

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, pretende barrar recursos destinados ao Campus Avaré do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), caso a instituição não mude o nome da recém-inaugurada biblioteca, chamada de Linda Bimbi, em homenagem à educadora italiana, pelo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado pela Justiça brasileira pela prática de tortura durante a ditadura militar. O portal Biblioo noticiou que a denúncia foi feita pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) no último dia 22 no plenário da Câmara dos Deputados, sem especificar onde as declarações teriam se dado. Inaugurada no último mês de setembro, a Biblioteca Linda Bimbi foi erguida a partir de recursos de uma emenda parlamentar destinados ao Instituto pela própria Luiza Erundina, juntamente com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Pubishnews

Escola de concursos ensina técnicas de tortura e exalta homicídio

“Joguei uma granada de som e luz em uma cela para duas pessoas, com 16 pessoas, e estourei alguns ouvidos”. “Fiz tortura e posso dizer: funciona, eles falam rapinho”. “Se você mata o traveco, com pinto, não é feminicídio”. Essas frases e outras que instigam à tortura e diversos tipos de violência foram ditas por professores da AlfaCon, um dos maiores cursos de preparação para concursos da Polícia Militar.

Gazeta do Povo

Outras do dia

A universidade que ensina a colonizar o espaço

Desde 2018, a Colorado Scholl of Mining, número 94 na lista Forbes das Melhores Universidades dos EUA, oferece formação em pesquisa espacial, uma área que não para de crescer. Segundo o Morgan Stanley, pesquisas na área da indústria espacial vão gerar uma receita de US$ 1 trilhão em 2040.

MSN

 

 

Voltar ao calendário