Notícias de Educação - 01/nov/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Como o ensino de inglês pode abraçar a metodologia de projetos

Menos genérico e mais personalizado. Menos foco em teoria e mais integração da gramática e dos tempos verbais com projetos mão na massa e multimídia. Sempre que possível, em grupos. Assim como as outras áreas do currículo escolar, o ensino de idiomas também passa por uma transformação para se aproximar dos interesses do estudante.

Porvir

É possível existir uma metodologia de ensino perfeita?

Uma das questões que são centros de atenção no ambiente educacional é a metodologia de ensino ideal. Professores lidam diariamente com diferentes alunos, habilidades distintas e dificuldades das mais variadas em sala de aula. Um dos grandes impasses está em processar toda essa diversidade de forma a obter resultados satisfatórios tanto em nível individual quanto de forma coletiva.

MSN

Projetos

Alunos de escolas particular e pública se unem para criar jornal

Eles moram na mesma cidade, estudam no mesmo bairro, mas vivem realidades completamente diferentes. Distantes pouco mais de um quilômetro no Real Parque, zona sul de São Paulo, os alunos das escolas Avenues, que tem uma das mais caras mensalidades da capital, e da Escola José Alcântara Machado Filho, da rede municipal, se juntaram para escrever um jornal com notícias sobre as suas realidades.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Relatores na Câmara e no Senado unem esforços pela aprovação de Fundeb permanente

Os relatores na Câmara e no Senado de propostas que tornam o Fundeb permanente estão construindo um texto em conjunto, para que a matéria possa caminhar mais rapidamente nas duas Casas. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação é a principal fonte de financiamento do ensino básico no Brasil, mas tem data para acabar: 31 de dezembro de 2020.

Câmara

Política partidária

Escola Sem Partido divulga fotos de menores para criticar suposta lavagem cerebral

"Lavagem cerebral concluída com sucesso", diz um tuíte do Escola Sem Partido publicado na segunda-feira (28). "Alunos transformados em militantes das pautas da esquerda —desarmamento, ambientalismo, causa LGBT."
À legenda somam-se fotos de estudantes, a maioria deles adolescentes, do Colégio Anchieta, instituição privada em Nova Friburgo (RJ) que pertence à Rede Jesuíta de Educação.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Unicef: 3,5 milhões de alunos reprovaram ou abandonaram estudos no Brasil

Só em 2018, 3,5 milhões de alunos de escolas públicas municipais e estaduais no Brasil foram reprovados ou abandonaram os estudos —número que representa cerca de 7% das matrículas no país. É o que mostra um estudo divulgado hoje pela Unicef e pelo Instituto Claro, que tem como base os dados do Censo Escolar 2018.

Uol

Meninos têm chance 64% maior de repetir de ano do que meninas, diz estudo

Folha de São Paulo

Número de alunos negros reprovados nas escolas do Brasil é duas vezes maior que o de brancos, diz Unicef

G1

Pesquisa mostra que 22% não estão na idade adequada para a série

R7

Os cursos superiores a distância que mais ganham alunos no Brasil

Pedagogia é o cursosuperior a distância que recebe mais novos alunos no Brasil, segundo levantamento divulgado nesta semana pelo site Quero Bolsa, com base no Censo Superior de Educação.
Na educaçãoa distância (EAD), o número de alunos em cursos superiores passou de 2 milhões e a modalidade de ensino representa hoje 24,3% do total de matrículas de graduação, que segundo o censo superior de Educação, é de 8.450.755.

MSN

Conheça as faculdades mais empreendedoras do Brasil

Na última semana, foi divulgado o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019, realizado pela Brasil Júnior - Confederação das Empresas Juniores Brasileiras que representa quase mil empresas juniores e mais de 20 mil estudantes. Nesta edição, foram classificadas 123 universidades de todos os estados brasileiros.

Estado de Minas

Opinião

Gestão da educação para melhorar a aprendizagem

Ainda há muito desperdício de recursos no Brasil
É comum se dizer que não falta dinheiro para a educação, e sim gestão. De fato, o zelo pelo bom uso de recursos ainda é insuficiente no Brasil e ainda há muito desperdício. Mas o que torna a educação mais cara é a importância de, num país com baixa atratividade da carreira docente, contar com salários mais adequados para atrair mais talento para a profissão.

Folha de São Paulo

Ideias criativas para tornar a aprendizagem mais atrativa

É fato que as escolas necessitam de mais recursos e investimentos para tornar o espaço e a aprendizagem mais atrativa. E de que maneira cada educador pode tornar o seu ambiente de aprendizagem mais atrativo?
Com uma dose de criatividade, é possível tornar o ambiente mais interativo aos estudantes. A tecnologia viabiliza novas formas de aprendizagem, sendo necessário sua desmitificação, que vai além do uso de equipamentos e conectividade e passa por metodologias ativas como sala de aula invertida e aulas desplugadas.

Uol

 

 

Voltar ao calendário