Notícias de Educação - 08/nov/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

Itália será o primeiro país a tornar obrigatório ensino sobre mudança do clima

No próximo ano letivo, as mudanças climáticas se tornarão um tema obrigatório em todas as escolas públicas da Itália. A decisão fará do país europeu o primeiro do mundo a adotar essa medida, segundo a nova legislação anunciada pelo Ministério da Educação italiano.

MSN

Projetos

Professor cria álbum com alunos para ensinar educação ambiental em Santa Rita do Passa Quatro

Os estudantes são os próprios personagens das figurinhas, que são distribuídas de acordo com o desempenho deles nas atividades da escola e do projeto.
Alunos da Emef Caic Laura Suriani Barbui, em Santa Rita do Passa Quatro (SP) estão usando um material didático inusitado: um álbum, no qual as figurinhas são os próprios alunos. A publicação tem a preservação do meio ambiente como tema principal, mas tem ajudado a desenvolver conteúdos em várias disciplinas.

G1

Gestão

Integração entre faculdades e escolas ajuda aluno a decidir futuro profissional

A possibilidade de as faculdades abrirem as portas para receber estudantes da educação básica deve impactar não só no aprendizado de crianças e adolescentes, mas também no futuro profissional desses jovens. O acesso facilitado às instalações, como laboratórios, visa a apresentar a rotina de algumas carreiras, além de explorar habilidades e aptidões. Com o contato direto, a expectativa é a de que a escolha da graduação seja mais assertiva.

Hoje em Dia

Profissionais da Educação

Conselho Nacional de Educação aprova formação de professor de 4 anos e foco na prática

O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou nesta quinta-feira (7) novas diretrizes para a formação de professores que ampliam a duração dos cursos e estabelecem maior foco em atividades práticas.
Parte dos cursos deverá ser conectada à Base Nacional Comum Curricular, documento que prevê o que os alunos da educação básica devem aprender. Essa disposição, no entanto, é criticada por especialistas, assim como a ausência de um olhar mais cuidadoso para os cursos a distância.

Folha de São Paulo

O futuro da profissão de professor em debate no Brasil

Em um bate-papo pela internet, promovido pelo Todos Pela Educação, foram discutidas a formação e a valorização docente
(...) ela também faz parte da Rede Conectando Saberes. No último dia 30, ela participou do debate online O Futuro da Profissão Professor, organizado pelo Todos Pela Educação ao lado de Alexsandro Santos, doutor em Educação, Professor e coordenador do curso de Pedagogia da Feduc (Faculdade do Educador) e Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais do Todos, responsável pela mediação da conversa.

O Estado de São Paulo

Greve na educação: reajuste e mudanças na carreira sustentam impasse em BH

O primeiro dia de greve dos professores da educação infantil e do ensino fundamental de Belo Horizonte foi marcado por informações conflitantes no que diz respeito à adesão ao movimento. Enquanto a Prefeitura de BH sustenta que a paralisação se limitou a 3% das instituições, o sindicato da categoria, que declarou greve por tempo indeterminado, argumenta que houve 80% de paralisação dos profissionais. A entidade, no entanto, não informa quantas instituições aderiram.

Estado de Minas

Inclusão

Professor pula corda com aluno cadeirante no colo e vídeo viraliza na internet

Heitor Magalhães, de sete anos, estuda em uma escola pública de Taubaté (SP), mas nunca brincava durante as aulas de Educação Física da maneira que gostaria, até que um novo professor mudou essa realidade no começo deste ano. Cadeirante e com algumas dificuldades para se movimentar, o menino fez um pedido que surpreendeu João Hoffmann, de 25 anos, que começou a lecionar no Sítio I, desde fevereiro. “Tio, queria muito pular corda. Você pode pular comigo?", esse foi o desejo irrecusável do garoto que o professor atendeu prontamente.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Educação aprova regime escolar especial para alunos enfermos e mães lactantes

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (6), Projeto de Lei 5982/16, que estabelece regime escolar especial, nos ensinos básico e superior, para o atendimento de alunos em tratamento de saúde; mães lactantes; e pais e mães estudantes, cujos filhos tenham até três anos de idade.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Política partidária

Governo de São Paulo orienta que escolas sejam pintadas das cores do PSDB

O governo do estado de São Paulo orientou que 2,1 mil das cinco mil escolas estaduais de São Paulo tivessem 40% de suas fachadas pintadas de azul e amarelo, as cores do PSDB , partido do governador João Doria. A medida faz parte do “Programa Escola Mais Bonita”. Professores pedem que o Ministério Público investigue a recomendação.

iG

Estatística, pesquisas e estudos

24% dos municípios não avançaram em índice de qualidade da educação

Criado em 2015 para ir além dos indicadores oficiais de aprendizagem dentro da sala de aula, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2019 mostra que, de 4.909 municípios avaliados, 1.191, ou 24% do total, não conseguiram avançar em relação ao patamar em que estavam nas edições anteriores.

G1

No Brasil, meninos têm mais chance de repetir de ano do que meninas

Meninos têm probabilidade maior de repetir de ano, no Brasil, em comparação com meninas. Para ser mais preciso, a chance de um garoto reprovar é 64% maior do que uma menina.
Em 2018, de acordo com o trabalho, 2,6 milhões de estudantes foram reprovados – o que corresponde a 11,3% do total de alunos e a 6,9% das alunas.

Desafios da Educação

Avaliação

Inep prepara mais de 5 mil avaliadores para corrigir as redações

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 teve 3,9 milhões de participantes no seu primeiro dia, em 3 de novembro. Isso representa quase 4 milhões de redações que deverão ser corrigidas. E agora? Como é feita essa correção? O processo de correção da redação do Enem é um questionamento recorrente dos participantes do exame.

Inep

Mitos do Enem: Posso chutar as questões? Vou saber a nota com o gabarito?

Consigo saber se fui bem quando sair o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019? É possível que pessoas que acertaram o mesmo número de questões tenham desempenhos diferentes na prova? Essas e outras dúvidas são comuns para quem está participando do exame nacional, que desde 2009 é usado como critério para o ingresso em diversas universidades públicas e privadas.

Uol

Não houve 'desinformação', diz Bolsonaro sobre Enem

O presidente Jair Bolsonaro elogiou nesta quinta-feira, 7, em transmissão ao vivo pelo Facebook, o ministro da Educação Abraham Weintraub pela aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu no último domingo, 3. "Parabéns ao MEC e ao ministro Abraham Weintraub", afirmou. "Não houve desinformação nas questões de múltipla escolha."

Terra

Ensino Superior

'Errei na forma de abordar os reitores', diz secretário do MEC sobre o Future-se

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, disse nesta quinta-feira, 7, que "errou na forma de abordar os reitores" para propor a adesão ao Future-se, programa criado pelo MEC para uma nova forma de financiamento das universidades federais do País. Desde que foi apresentado em julho, o plano vem sendo alvo de uma série de críticas e já foi rejeitado pela maioria das instituições.

Terra

Investigação aponta gastos irregulares e exorbitantes nas universidades paulistas

Pagamento de diárias nacionais e internacionais "exorbitantes", salários acima do teto constitucional, viagens de funcionários que desrespeitam a legislação, honorários concedidos indevidamente e falta de transparência nas situações citadas acima.
Esses são os principais apontamentos apresentados no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da gestão das universidades públicas de São Paulo.

Gazeta do Povo

Policiais e jurídicas

Adolescente atira contra colegas em escola pública no Vale do Jequitinhonha

Um adolescente de 17 anos entrou armado em uma escola estadual em Ponto de Marambaia, distrito rural de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, e atirou contra dois colegas na manhã desta quinta-feira (7). De acordo com a Polícia Militar, o jovem entrou na escola com uma garrucha, um facão e um simulacro de arma de fogo, causando pânico na instituição de ensino no momento em que os estudantes viram o colega armado.

Hoje em Dia

Após ataque de aluno, escola do Vale do Jequitinhonha tem aulas suspensas nesta quinta

Hoje em Dia

Autor de ataque em escola disse que queria amedrontar meninas que não quiseram namorar com ele

Hoje em Dia