Notícias de Educação - 03/dez/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Pisa

Pisa: alunos brasileiros 'estacionam' em leitura, ciências e matemática e sofrem mais com bullying e solidão

Os estudantes brasileiros pontuaram 413 em leitura, 384 em matemática e 404 em ciências — respectivamente, três, cinco e dois pontos acima do exame anterior, realizado em 2015. O relatório da OCDE enxerga isso como mudanças pouco significativas estatisticamente e não necessariamente indicativas de uma tendência de alta.
Para além da performance no exame, chama a atenção também a percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. Quase um terço (29%) dos brasileiros que participaram do Pisa afirmaram terem sido alvo de bullying ao menos algumas vezes por mês (contra 23% na média da OCDE).

BBC

3 em 10 alunos brasileiros dizem sofrer bullying 'algumas vezes ao mês', mostra Pisa

O Estado de São Paulo

Pisa: Brasil melhora em prova mundial, mas 4 em 10 alunos não aprendem o básico

O Estado de São Paulo

Apenas 2% dos alunos brasileiros estão acima da média no Pisa

R7

Alunos de elite do Brasil têm performance pior em leitura do que pobres de outros países

Folha de São Paulo

Estudantes brasileiros continuam entre os piores no Pisa 2018

Gazeta do Povo

Prova expõe década de estagnação no ensino no Brasil; China passa a liderar

Folha de São Paulo

Em 2018, Brasil subiu nos três índices do Pisa pela 1ª vez em 9 anos

MSN

Brasil está estagnado há dez anos no nível básico de leitura e compreensão de textos, aponta Pisa 2018

G1

Pisa 2018: dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática

G1

Argentina tem os piores desempenhos da América do Sul no Pisa 2018

G1

Weintraub erra previsão: Brasil não é último do Pisa na América Latina

O Estado de São Paulo

O que é o Pisa e por que o Brasil vai tão mal

Folha de São Paulo

Pisa cobra interpretação e a capacidade de dizer 'não há resposta'

Folha de São Paulo

Entenda o que é o Pisa, principal avaliação de estudantes do mundo

Terra

Sala de aula

Escolas particulares veem YouTube como aliado, se houver qualidade

Professores dizem estar abertos para entender o que atrai os estudantes aos vídeos na internet; alguns se arriscam como edutubers
Professores de escolas particulares disseram não ver rivalidade entre o trabalho em sala de aula e os vídeos com conteúdo escolar do YouTube. Para os educadores, se o formato consegue atrair o interesse dos jovens pelo conhecimento, ele pode ser um bom aliado desde que haja um acompanhamento e certificação da qualidade do material.

Terra

Aprendizado “self-service” é uma das tendências globais da educação, diz estudo

Pesquisa com 11 mil pessoas de 19 países mostra como a população está aprendendo e quais as tendências da educação para o futuro
Usar a internet, mais especificamente o YouTube, para estudar para o vestibular ou para complementar as informações da aula antes de uma prova já não são nenhuma novidade.
Mas a plataforma de compartilhamento de vídeos também está sendo usada para reforçar o aprendizado e a qualificação de profissionais altamente técnicos, como médicos cirurgiões.

Consumidor Moderno

Gestão

MEC está 'escondido atrás da cortina da ideologia’, diz especialista

A um mês do final do ano, os diagnósticos sobre a gestão do Ministério da Educação (MEC) durante o governo de Jair Bolsonaro não são animadores. Na semana passada, veio a público o relatório da Comissão Externa de Acompanhamento do MEC, conduzida pela Câmara, com 52 recomendações ao Poder Executivo. A análise de uma das principais especialistas em educação do país , a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz , é semelhante. Para Cruz, Abraham Weintraub usa o MEC para motivações políticas pessoais e sua passagem pela pasta já é considerada pior que a de seu antecessor, Ricardo Vélez Rodríguez, que ficou no cargo de janeiro a abril.

O Globo

Profissionais da Educação

Greve dos professores suspende atividades em parte das escolas da rede pública de ensino do Paraná

Uma paralisação de professores e servidores da rede estadual de ensino do Paraná, iniciada nesta segunda-feira (2), suspendeu atividades em parte das escolas públicas do estado.

G1

Secretaria de Educação do RS projeta compensar aulas perdidas em janeiro de 2020

A greve do magistério no Rio Grande do Sul completa 15 dias nesta segunda-feira e por enquanto não há expectativa de ser encerrada. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), das 2,5 mil escolas da rede, 410 estão sem aulas. O Cpers/Sindicato, entidade que representa os professores, aponta que o número é ainda maior, chegando a 770 estabelecimentos.

Zero Hora

Leis e políticas

Projeto torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento em escolas públicas

AO objetivo da medida é reforçar a segurança dos alunos e professores das escolas públicas.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

GDF mantém há 8 meses docentes com diplomas cancelados pelo MEC

Ao menos 60 servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal continuam nos cargos de professores e orientadores educacionais sem diploma válido de pedagogia pelo Ministério da Educação. O grupo teve os registros cancelados pela pasta porque se graduaram em instituições que não tinham permissão para emitir o certificado.

Metrópoles

Outras do dia

A universidade falsa criada pelo governo dos EUA para atrair estudantes estrangeiros e deportá-los

A Universidade de Farmington se apresentou como uma instiuição nova, rigorosa e seleta, mas global. Tinha uma presença ativa nas redes sociais e, como afirmava em seu site, o objetivo era "proporcionar a estudantes de todo o mundo uma experiência educacional única".
Na verdade, a Universidade de Farmington havia sido criada por agentes secretos em uma operação do Serviço de Controle e Imigração Aduaneira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) para prender e deportar estrangeiros que já haviam entrado no país com vistos de estudante e permaneciam ilegalmente.

BBC