Notícias de Educação - 10/dez/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Sala de aula

As pesquisas na área de educação que foram destaque em 2019

Rabiscar melhora o aprendizado? Prêmio por frequentar aula funciona? Meninos e meninas processam os números da mesma maneira? Veja como pesquisadores responderam essas e outras perguntas

Porvir

Projetos

Projeto Astronomia sobre Rodas leva ciência a estudantes do DF

Uma van com galáxias, planetas e estrelas roda pelas ruas do Distrito Federal para levar a ciência e o conhecimento a estudantes de todas as idades. É o projeto Astronomia sobre Rodas, idealizado pelo professor de Física Demetrius Leão e colocado em prática, há quase dois anos, pelo Sesc de Taguatinga Norte, região administrativa da capital federal. A van é o carro utilizado para transportar uma cúpula inflável e o planetário digital até escolas da região central do DF e cidades do Entorno.

EBC

Gestão

Governo apostará em educação e no social para diminuir desigualdade

Após a divulgação dos dados do Relatório de Desenvolvimento Humano feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nesta segunda-feira (9/12), o governo brasileiro, representado pela secretaria executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini, reconheceu as desigualdades expostas no documento e disse que o Brasil estará voltado para corrigi-las. A secretária afirmou que acredita que a educação seja a saída e ainda disse que o governo estuda uma reformulação nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Correio Braziliense

Damares abre canal para professores denunciarem pais ausentes

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, abriu o canal Disque 100 para que professores denunciem pais que não acompanham a vida escolar dos filhos. Segundo informações da coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo , a medida deve ser implantada no próximo ano.

iG

Profissionais da Educação

'Nunca tivemos uma educação tão boa', diz diretor da USP

Dirigente da Faculdade de Educação diz que universalização do ensino é o que explica mau desempenho dos alunos em exames, não a formação dos professores
O Folha na Sala desta terça (10) traz a resposta do diretor da Faculdade de Educação da USP, Marcos Garcia Neira, às críticas de que a má formação de professores está comprometendo o desempenho dos alunos brasileiros, um dos argumentos de quem apoia as mudanças propostas pelo Conselho Nacional de Educação à formação continuada de professores.

Folha de São Paulo

Inclusão

Estudantes com bolsa de estudo se esforçam mais, mostra comparativo

A oportunidade de estudar com uma bolsa de estudo em 2020 faz muitos estudantes reforçarem a aprendizagem para conseguir o benefício. Uma pesquisa realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que analisou a nota de mais de um milhão de universitários brasileiros no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), mostrou que estudantes com bolsa de estudo tiveram nota mais alta do que os não beneficiados.

Estado de Minas

Leis e políticas

Ministério da Educação estabelece diretrizes para Ensino Médio em tempo integral

A Portaria com as novas diretrizes está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 9.
Segundo o texto, o programa tem como objetivo apoiar a ampliação da oferta de educação de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal, por meio da transferência de recursos às secretarias estaduais e distrital de educação que participarem do programa e o desenvolverem de acordo com as diretrizes.

Uol

Câmara aprova projeto que autoriza uso do Fust para banda larga nas escolas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (9), o projeto de lei (PL 1481/07, do Senado) que permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a ampliação da banda larga em escolas públicas. Devido às mudanças, a proposta retorna ao Senado para nova votação.

Câmara

AL: Aprovado projeto que cria Bonificação por Resultados na Educação

Com 22 deputados presentes nas duas sessões desta segunda-feira, 9, o plenário da Casa discutiu e votou duas propostas de emenda à Constituição, três indicações e seis projetos de lei, dentre eles, o projeto de lei ordinária nº 223/2019, de autoria governamental, que dispõe sobre a criação da bonificação por resultados, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc). A matéria foi aprovada em primeiro turno.

Alagoas 24 Horas

Estatística, pesquisas e estudos

Com educação estagnada, Brasil perde uma posição no ranking do IDH da ONU

O Brasil caiu uma posição no ranking de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que mede o bem-estar da população considerando indicadores de saúde, escolaridade e renda. Segundo dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( Pnud ), o país passou da 78ª posição em 2017 para a 79ª no ano passado.

O Globo

Desigualdade faz País perder 23 posições no ranking do IDH

Terra

Mais feminina, pós cresce 74% no País

Praticamente dois em cada três alunos que frequentam especializações de nível superior no Brasil são mulheres (62,3%). Do total, 84,9% estão empregados - e 11% tem mais de um emprego. É o que mostra a pesquisa Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, um levantamento inédito elaborado pelo Semesp e divulgado na sexta-feira sobre o cenário dos cursos de pós-graduação lato sensu nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Terra

EAD

‘Qualquer profissão que dispensar a educação digital está fadada ao fracasso’

Ex-secretário nacional de Educação à Distância, entre 2005 e 2006, Ronaldo Mota defende que qualquer profissão deve necessariamente ter pelo menos uma parte da formação através de plataformas do que ele chama de educação digital. Segundo ele, é "um crime" formar médicos, professores ou advogados sem essas habilidades.

O Globo

Opinião

Por uma avaliação qualitativa e humanista da educação básica

Rankings produzem distorções nas práticas pedagógicas
A instituição e a divulgação de rankings na área da educação, em diferentes escalas, introduziu ao debate público indicadores pretensamente objetivos para a avaliação de políticas e sistemas educacionais, ou mesmo de escolas e universidades individualmente.

Folha de São Paulo

Menos dinheiro para universidade pública e mais para a educação básica

O que mais chamou a atenção nesta última avaliação foi a discrepância entre os dois ensinos
Na última semana saiu o resultado do último PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). A discrepância do resultado entre as escolas particulares e públicas traz algumas reflexões. A primeira é a necessidade de investir com qualidade no ensino de base. Se a criança ou o adolescente tiver deficiências em matemática, português e inglês, provavelmente terá dificuldades de ter uma boa formação universitária e ter salários maiores no futuro.

InfoMoney

Ensino Superior

Prática mesmo antes de se formar: voluntariado ajuda o mundo e o currículo

O voluntariado pode ser um bom aliado na hora de construir uma carreira profissional para qualquer um. "O trabalho voluntário é sempre bem-vindo no currículo, tanto para quem tem experiência profissional e está trabalhando, quanto para quem não tem tanta experiência", afirma a gerente de recrutamento da consultoria Robert Half, Maria Eduarda Silveira. Isso porque, segundo a recrutadora, a dedicação a uma causa demonstra resiliência e influencia o fator comportamental nos processos seletivos.

Uol

Eventos

Olimpíada de Matemática: alunos de escola técnica se destacam

Ao todo, estudantes das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) conquistaram 56 medalhas por representantes de 36 unidades na 15ª edição da competição

R7

MEC entrevista Olavo de Carvalho por "resgate histórico"

A produtora conservadora Brasil Paralelo, surgida em 2016, conseguiu emplacar uma de suas séries na TV Escola, canal de propriedade do Ministério da Educação (MEC). Dividida em cinco episódios, "Brasil: a última cruzada" trata da chegada dos portugueses e dá voz a defensores da monarquia.
No site da produtora, a série, lançada na internet em 2017, é definida como "o maior resgate histórico já produzido no País". No Twitter da TV Escola, está a informação de que a Brasil Paralelo cedeu a série para que o canal a exibisse.

Terra

Polêmicas

Ministro da Educação tenta asfixiar o movimento estudantil do Brasil

O ministro Abraham Weintraub é o símbolo do estilo Bolsonaro de governar: muita bravata, pouca ação. Sua patente dificuldade em gerenciar a educação contrasta com a capacidade de xingar os desafetos e perseguir quem é considerado persona non grata em Brasília. A grande medida de Weintraub até o momento foi o lançamento das carteiras digitais de estudantes, uma tentativa de asfixiar financeiramente a UNE e a Ubes, responsáveis por organizar os mais relevantes protestos do País nos últimos cinco anos e até então únicas administradoras da emissão dos documentos.

Carta Capital